Parlamentares da Geórgia dão 1.º passo para adoção de lei controversa

O Parlamento georgiano adotou hoje em primeira leitura um projeto de lei polémico sobre a “influência estrangeira” no país, comparado pela oposição à legislação russa sobre “agentes estrangeiros”, e que está na origem de grandes manifestações na Geórgia.

Numa votação boicotada pela oposição, o partido no poder, Sonho Georgiano, obteve 83 votos a favor e nenhum contra ao texto.

Agora, devem seguir-se duas outras leituras, num processo que poderá levar semanas, especialmente porque a presidente da Geórgia, Salome Zurabishvili, pró-europeia e em conflito com o Executivo, pode vetar a lei.

Porém, os deputados próximos do poder têm maioria suficiente para aprovar a lei em última instância.

Caso o texto seja aprovado, as organizações que recebam mais de 20% do seu financiamento do estrangeiro serão obrigadas a registar-se como “organizações que defendem os interesses de uma potência estrangeira”, sob pena de multas.

Segundo os manifestantes, esta legislação é repressiva e pode ameaçar a aproximação da Geórgia com a União Europeia (UE).

A UE apelou ao abandono do texto, dizendo que vai contra o programa de reformas que este país caucasiano deve empreender para progredir no caminho da adesão ao bloco europeu.

Milhares de pessoas manifestaram-se contra o texto na segunda-feira e terça-feira em Tbilissi, aumentando o receio de violência nesta antiga república soviética, poucos meses antes das eleições legislativas marcadas para outubro.

Na terça-feira à noite, milhares de manifestantes gritaram “não à lei russa!”.

O texto é comparado à lei russa sobre “agentes estrangeiros” utilizada pelo Kremlin durante anos para perseguir vozes dissidentes, organizações não-governamentais (ONG) e meios de comunicação independentes.

O Governo georgiano garante que visa apenas mais transparência no financiamento das organizações.

Na segunda-feira, deputados do Governo e da oposição envolveram-se numa briga durante uma discussão na Câmara dos Deputados.

Uma primeira versão deste projeto de lei foi abandonada em março de 2023, após enormes manifestações que foram dispersas pela polícia com gás lacrimogéneo e canhões de água.

Leia Também: Polícia da Geórgia dispersa manifestação contra a chamada “lei russa”

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World