OIM: “Migrações forçadas atingiram níveis sem precedentes”

oim: “migrações forçadas atingiram níveis sem precedentes”

OIM: “Migrações forçadas atingiram níveis sem precedentes”

Esta segunda-feira, a Organização Internacional para as Migrações lançou, pela primeira vez, um pedido de financiamento de 7,9 mil milhões de dólares para ajudar as populações deslocadas. “As migrações irregulares e forçadas atingiram níveis sem precedentes”, alertou Amy Pope, directora-geral da OIM.

O apelo de ajuda acontece num contexto financeiro difícil para todas as organizações humanitárias, confrontadas com o multiplicar de graves crises.

“As migrações irregulares e forçadas atingiram níveis sem precedentes e os desafios que enfrentamos são cada vez mais complexos”, sublinhou Amy Pope, a directora-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

De acordo com um comunicado da OIM, este financiamento permitirá ajudar cerca de 140 milhões de pessoas, incluindo pessoas deslocadas dentro das próprias fronteiras e as comunidades locais que as acolhem.

Os fundos solicitados pretendem ser divididos: 3,4 mil milhões de dólares estão destinados a “salvar vidas e proteger as pessoas deslocadas”; 2,7 mil milhões de dólares são para “trabalhar alternativas às deslocações, incluindo a redução de riscos e os impactos das mudanças climáticas”; 1,6 mil milhões de dólares para facilitar as vias regulares das migrações; e 163 milhões de dólares para obras de transformação da OIM “para fornecer serviços melhores e mais eficazes”.

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações, pelo menos 60.000 pessoas morreram ou desapareceram nos últimos nove anos nas rotas migratórias. A OIM alerta que “uma ajuda fragmentada e subfinanciada” é um perigo para os migrantes que se vêem apanhados nas redes de traficantes e passadores.

Numa altura em que o tema dos migrantes é alvo de polarizações políticas na perspectiva de eleições em diferentes países europeus, a OIM lembrou que “as migrações são uma pedra angular do desenvolvimento e da prosperidade mundial” e apontou que os 281 milhões de migrantes internacionais geram 9,4% do PIB mundial.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World