Melhor cerveja sem glúten: qual foi o critério dos especialistas?

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Encontrar cervejas sem glúten no mercado é uma tarefa um tanto difícil, visto que a indústria ainda não está totalmente preparada para atender ao público que tem intolerância (isto é, o público celíaco, que corresponde a 1% da população mundial, conforme aponta a OMS). Ainda assim, consumidores dessa versão da bebida têm acesso a uma pequena variedade de marcas, e para saber quais delas oferecem a melhor experiência o Paladar elaborou mais um teste.

Para essa edição, os especialistas Natanael Bertholo, curador de cervejas e dono de bar; Yumi Shimada, co-fundadora da Japas Cervejaria; Luís Celso Junior, jornalista e sommelier; e Kathia Zanatta, mestre cervejeira e sommelière, provaram às cegas amostras de seis selos diferentes.

As cervejas livres de glúten foram avaliadas em sete aspectos: aroma, persistência da espuma, retrogosto, carbonatação, sabor, aparência e facilidade para ser consumida (critério que leva o termo drinkability), e o resultado foi organizado em um ranking.

O primeiro lugar foi ocupado pela marca gaúcha Farrapos, que oferece uma Pilsen muito saborosa, bem encorpada, de amargor equilibrado, com boa carbonatação e aroma equilibrado de lúpulo e cereal. A lista com as demais colocações e avaliações pode ser conferida na matéria ‘Qual é a melhor cerveja sem glúten do mercado?’, por Danielle Nagase, disponível aqui.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World