Intel tem prejuízo operacional de US$7 bi em unidade de fabricação de chips

intel tem prejuízo operacional de us$7 bi em unidade de fabricação de chips

Logo da Intel em conferência internacional em Pequim, China 28/11/2023 REUTERS/Florence Lo/Arquivo

(Reuters) – A Intel divulgou nesta terça-feira forte prejuízo operacional para seu negócio de fabricação de chips, um duro golpe para a empresa que busca recuperar a liderança tecnológica perdida nos últimos anos para a TSMC.

A Intel informou que a unidade de fabricação teve prejuízo operacional de 7 bilhões de dólares em 2023, maior que a perda operacional de 5,2 bilhões do ano anterior. A unidade registrou receita de 18,9 bilhões de dólares em 2023, queda de 31% em comparação com os 63,05 bilhões do ano anterior.

As ações da Intel caíam 4,3% após os documentos serem protocolados na SEC, orgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos.

Durante uma apresentação para investidores, o presidente-executivo da Intel, Pat Gelsinger, disse que 2024 será o ano dos piores prejuízos operacionais para o negócio de fabricação de chips da empresa — que prevê atingir o “break even” operacional por volta de 2027.

Gelsinger disse que o negócio de fundição foi prejudicado por decisões ruins, incluindo uma tomada anos atrás contra o uso de máquinas ultravioleta extrema (EUV) da empresa holandesa ASML. Embora essas máquinas possam custar mais de 150 milhões de dólares, elas possuem melhor custo-benefício do que ferramentas anteriores de fabricação de chips.

Parcialmente como resultado das más decisões, a Intel terceirizou cerca de 30% do número total de wafers de chips para fabricantes de contrato externo como a TSMC, disse Gelsinger. A empresa visa reduzir esse número para cerca de 20%.

A Intel agora passou a usar equipamentos EUV, que cobrirão cada vez mais as necessidades de produção à medida que máquinas mais antigas são descontinuadas.

“Na era pós-EUV, vemos que somos muito competitivos agora em preço, desempenho e retorno à liderança”, disse Gelsinger. “E na era pré-EUV nós carregávamos muitos custos e não éramos competitivos”.

A Intel planeja gastar 100 bilhões de dólares na construção ou expansão de fábricas de chips em quatro Estados dos EUA. Seu plano de recuperação de negócios depende de persuadir empresas externas a utilizar seus serviços de fabricação.

Como parte desse plano, a Intel disse a investidores que começará a reportar os resultados de suas operações de fabricação como uma unidade independente. A empresa vem investindo pesadamente para alcançar seus principais concorrentes na fabricação de chips, TSMC e Samsung.

(Reportagem de Priyanka.G em Bengaluru e Stephen Nellis e Max Cherney em San Francisco)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World