Mercosul e União Europeia: por que Macron travou acordo entre os blocos

mercosul e união europeia: por que macron travou acordo entre os blocos

Mercosul e União Europeia: por que Macron travou acordo entre os blocos

Em dezembro do ano passado, Emmanuel Macron, presidente da França, disse, na COP 28, ser contra o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, para ele “antiquado” e “mal remendado”.

Agora, pouco mais de um mês depois, Macron pediu à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que o bloco europeu desista das tratativas com o bloco sul-americano.

Para Oliver Stuenkel, professor de relações internacional da FGV-SP, “todo mundo concorda que é muito pouco provável que este acordo seja ratificado”.

“A princípio, a última janela de oportunidade para negociar esse acordo foi no ano passado, quando a Espanha tinha a presidência da União Europeia, e o Brasil a presidência do Mercosul. E, para muitos, aquilo era o último momento, porque vão acontecer eleições parlamentares do parlamento europeu e este ano provavelmente será um parlamento menos propenso a aceitar grandes acordos comerciais”, disse ele.

“Sem o apoio da França ou sem anuência da França, me parece muito pouco provável que este acordo que está sendo negociado há mais de 20 anos possa prosperar”, complementou Oliver em entrevista ao podcast O Assunto desta quarta-feira (31).

Um acordo entre Mercosul e União Europeia é negociado desde 1999. Em 2019, foi concluída a primeira etapa das conversas. Desde então, os termos passaram à fase de revisão, o que ainda não terminou. Além disso, exigências adicionais das partes têm adiado a conclusão.

“O que o Macron agora está fazendo é querendo encerrar esse assunto de uma vez por todas por motivos políticos internos. O acordo não é popular na França e mesmo com o fracasso das negociações, basicamente ele quer agora sinalizar para os eleitores que ele, de uma vez por todas, quer encerrar esse assunto.”

Os motivos do presidente francês, como explica Oliver, passam desde o momento de fragilidade dele no país, ao que ele pensa sobre a posição da Europa.

“O Macron está muito fragilizado, está numa fase em que dificilmente conseguirá implementar grandes reformas. […] O acordo não é popular entre os franceses. Há uma preocupação de que a ratificação poderia ameaçar a agricultura francesa, o que é verdade. A agricultura francesa não é competitiva, então isso seria uma péssima notícia para os agricultores que estão muito presentes no discurso ou no debate político francês.”

Oliver também aponta outra questão. Diferentemente da Alemanha, que ao longo das últimas décadas fez apostas no comércio internacional, Macron tem uma visão diferente para o continente.

“Ele acha que a Europa precisa ser mais independente, não pode depender de outros blocos. Ele pensa em futuras crises, numa outra pandemia, então ele sempre diz que a Europa não pode depender de ninguém, precisa ter um projeto autônomo.”

Ouça a íntegra do episódio aqui.

🔔 O g1 agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar

O que você precisa saber:

França: agricultores impõem ‘cerco’ a Paris em protesto

Protestos: pressionam por não acordo entre UE e Mercosul

Mercosul-UE: diplomatas avaliam que negociação segue

Lula: ‘se a gente não concluir, estamos sendo irrazoáveis’

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Neste episódio colaborou: Sarah Resende.

VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World