Arménia acusa Azerbaijão de querer uma “guerra total” entre os dois países

arménia acusa azerbaijão de querer uma “guerra total” entre os dois países

DMITRY ASTAKHOV / SPUTNIK / GOVERNMENT PRESS SERVICE POOL/EPA

Erevan, 15 fev 2024 (Lusa) – O primeiro-ministro arménio, Nikol Pashinyan, acusou hoje o Azerbaijão de querer uma “guerra total” contra a Arménia, dois dias após novos confrontos que provocaram quatro mortos na fronteira entre os dois países.

“As nossas observações mostram que o Azerbaijão quer lançar ações militares em certas áreas da fronteira com a perspetiva de uma escalada militar, que se transformaria numa guerra total contra a Arménia”, declarou Pashinyan durante um conselho de ministros.

A Arménia e o Azerbaijão acusaram-se mutuamente na terça-feira dos confrontos ocorridos na fronteira perto de Nerkin Hand, no sudeste da Arménia, que provocou a morte de quatro soldados arménios, segundo Erevan.

“O Azerbaijão segue a política: ‘dê-me tudo o que quero através das negociações, caso contrário, tirarei tudo por meios militares’”, denunciou Nikol Pashinyan, acusando Baku de não querer manter a “estabilidade e a segurança” da região.

A tensão continua elevada entre os dois países, que há décadas têm numerosas disputas territoriais. Erevan suspeita que o Azerbaijão tem novas ambições desde a reconquista da região separatista de Nagorno-Karabakh, em setembro.

O Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, durante o seu discurso de posse – após a sua reeleição no início de fevereiro -, reiterou na quarta-feira que o seu país não tem planos de expansão.

“Não temos reivindicações territoriais contra a Arménia. E [os arménios] devem desistir das suas reivindicações. A chantagem irá custar-lhes caro”, disse Aliyev.

“Não haverá acordo de paz enquanto a Arménia não renunciar a essas reivindicações em relação ao Azerbaijão”, acrescentou o chefe de Estado azeri.

O líder do Azerbaijão, de 62 anos, está entusiasmado com a sua vitória militar contra os separatistas arménios de Nagorno-Karabakh, que pôs fim a três décadas de separatismo marcadas por duas grandes guerras.

Em setembro de 2023, o exército do Azerbaijão, graças a uma ofensiva relâmpago, assumiu o controlo total de Nagorno-Karabakh, obrigando dezenas de milhares de habitantes a fugir em direção à Arménia.

De acordo com Erevan, o Azerbaijão pode tentar controlar a região arménia de Siounik, com o objetivo de ligar o enclave azeri de Nakhchivan ao resto do Azerbaijão.

Perante este receio, a Arménia aderiu oficialmente no final de janeiro ao Tribunal Penal Internacional (TPI), que é uma instância internacional de justiça que julga crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

CSR // APN

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World