Conheça o primeiro brasileiro curador da Bienal de Veneza

conheça o primeiro brasileiro curador da bienal de veneza

A 60ª edição da maior exposição de arte do mundo teve início neste sábado (20) em Veneza, Itália, marcando pela primeira vez a presença de um brasileiro como curador. Adriano Pedrosa, curador-chefe do Museu de Arte de São Paulo (Masp), é também o primeiro latino-americano a liderar a Bienal de Arte.

Conhecida como as “Olimpíadas do mundo da arte”, a Bienal é um dos principais eventos do calendário artístico internacional. A edição deste ano, intitulada ” Foreigners Everywhere” (Estrangeiros em toda parte), apresenta pavilhões de 90 países, estendendo-se de 20 de abril a 24 de novembro.

Adriano Pedrosa selecionou 331 artistas com diversidade geográfica e de gênero, muitos dos quais nunca tinham participado de uma exposição internacional. A artista ítalo-brasileira Ana Maria Maiolino e a turca radicada em Paris, Nil Yalter, receberam o prêmio Leão de Ouro e trata-se da primeira participação de ambas na Bienal de Arte.

O curador defende a ideia de que trazê-los para as novas gerações e para países que não os conhecem é uma atitude contemporânea e, para muitos, um ato político. Entre os brasileiros selecionados estão Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Cândido Portinari. Pintores africanos, árabes e mexicanos como Frida Kahlo e Diego Rivera também marcam presença.

O brasileiro de 58 anos tem sido considerado um ponto de virada sombrio e até melancólico por alguns críticos. Esta é a primeira Bienal de Veneza nos últimos anos que apresenta mais artistas mortos do que vivos. A edição de 2022 incluía 95 artistas falecidos, representando 44% dos participantes, o que foi considerado “impressionante”. Este ano, a proporção de artistas mortos na exposição é de 55%.

Além disso, a escolha do título é uma provocação, reforçada pela pauta anti-imigração da Europa e de outros países. O curador decidiu expandir o conceito. “Pego essa imagem do estrangeiro e a desdobro em queer, forasteiro e indígena”, disse Pedrosa em entrevista ao jornal O Globo.

Leia também:

Essa movimentação artística de celebrar o imigrante vem de antes. Em 2018, sua exposição “Histórias Afro-Atlânticas” no MASP discutiu a diáspora africana e temas relacionados. Pedrosa inspirou outros curadores ao redor do mundo, incluindo Max Hollein, diretor do Museu Metropolitano de Arte de Nova York (Met), que iniciou uma série de exposições interculturais em 2020. Hollein disse que foi inspirado por Pedrosa e reconheceu que, nos últimos cinco ou seis anos, ele abordou questões importantes.

Adriano teve seus primeiros passos reconhecidos na cena artística durante sua participação na SP-Arte, uma feira de arte local, onde dirigiu programas artísticos de 2011 a 2014. Sua trajetória como diretor artístico do Masp teve início no mesmo ano. Ele é reconhecido por sua contribuição para ampliar a compreensão da arte brasileira, destacando histórias e artistas menos conhecidos.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World