Indústria dos casamentos vive lua-de-mel depois da pandemia

Asia's Tech News Daily

© Swipe News, SA casamento, boda, cerimónia, igreja Em 2020, devido à pandemia, o dia de sonho transformou-se num pesadelo e a indústria dos casamentos ficou totalmente paralisada, sem perspetivas de retomar e com prejuízos avultados. Passados 18 meses, os empresários do setor dizem que os portugueses “voltaram a ganhar confiança para casar” e há quem fale mesmo numa que “retoma galopante”. O cluster está a viver uma lua-de-mel após períodos conturbados.

Depois do Governo dar luz verde à realização dos casamentos, os telefones que não tocaram durante meses voltaram a ouvir-se com pedidos de reagendamento. A passadeira vermelha voltou a ser estendida e as agendas começaram a ficar lotadas porque o desejo de casar era maior do que o medo provocado pela pandemia. A indústria começou a ver a luz ao fundo do túnel e a época alta foi um sucesso, com o número de casamentos a duplicar este ano, mesmo ficando ainda aquém dos valores pré-pandemia.

Depois de sofrer uma quebra de 95% no volume de negócios, a Quinta do Roseiral, na Ericeira, já tem cerca de 60 casamentos agendados para o próximo ano. “Houve um boom na procura. Temos a agenda bastante preenchida e a perspetiva é boa. No entanto, temos de ter em conta que adiámos casamentos deste ano para o próximo”, realça a proprietária, Ana Batalha.

A líder da Quinta do Roseiral destaca que “já existe uma grande procura e, de repente, toda a gente começou a remarcar casamentos”. Ana Batalha brinca e diz que “foi como cair em cima uma bomba atómica”. “As pessoas perceberam que a pandemia não vai passar e decidiram avançar com o casamento”, adianta.

Apesar de fazer um balanço positivo, a proprietária da Quinta do Roseiral conta que, com o aumento da procura, “os preços dos fornecedores ficaram mais caros”. “Estamos a assistir a um aumento de tudo: ingredientes, energia, flores, mão-de-obra”. Apesar deste aumento, a Quinta do Roseiral não aumentou os preços, que rondam os 125 euros por pessoa.

O vestido de noiva é outro ponto alto nos preparativos. O estilista Gio Rodrigues conta ao ECO que estão a assistir a uma “retoma galopante” e que “nunca [fez] tantos vestidos de noiva em cima da hora como este ano”. Se do lado das noivas não tem mãos a medir e teve de recusar pedidos, do lado dos noivos a procura duplicou, quando comparado com os anos anteriores à pandemia.

“Estamos a assistir a uma retoma galopante e já começámos com essa retoma neste verão. Tenho noivas que querem casar para o próximo ano e já não conseguem porque as quintas estão lotadas”, conta o estilista, que é uma referência na moda e já vestiu famosos como Cláudia Jacques, Cuca Roseta, Ângelo Rodrigues, Luciana Abreu, Marina Monteiro, entre muitos outros.

 

A equipa de Gio Rodrigues já está a fazer vestidos para setembro do próximo ano. O estilista produz, em média, 150 vestidos de noiva por ano. Apesar da “retoma galopante”, diz que ainda não conseguiu chegar aos níveis de faturação que tinha antes da pandemia. Mas queixa-se da falta de capacidade e tempo: “Tivemos de recusar muitos clientes porque foi tudo muito em cima da hora”.

No dia do enlace, o fotógrafo e o videógrafo são essenciais para registar essas memórias para a posteridade. Na empresa de produção de vídeo NativeBirds, localizada em Vila Nova de Gaia,a retoma já é uma realidade, mas ainda está a filmar casamentos que foram adiados no ano passado devido à pandemia de Covid-19.

© Fornecido por ECO – Economia Online

© Fornecido por ECO – Economia Online

© Fornecido por ECO – Economia Online

© Fornecido por ECO – Economia Online

“Este ano, a nível de volume de trabalho já foi normal e correspondeu a um ano pré-pandemia. No entanto, em 2022 ainda estamos a fazer trabalho de 2020, vamos ganhar dinheiro que já devia ter sido ganho o ano passado. Os casamentos funcionam, maioritariamente, aos fins de semana e as datas são contadas. Se tivermos as datas preenchidas com casamentos de 2020, ficamos com menos abertura para aceitar novos trabalhos”, constata Edgar Félix, cofundador da Native Birds Films.

Em 2020 filmaram apenas dois casamentos. Este ano foram 25 e a agenda para o próximo ano está cheia. Já têm agendados 20 casamentos, embora metade seja de eventos adiados no ano passado. Edgar Félix considera que “os noivos ganharam confiança para voltar a casar”, o que é positivo para o negócio. Num ano normal faz entre 25 a 30 casamentos. Na Native Birds, o serviço de vídeo pode começar nos 1.800 euros.

Além da quinta e do vestido, o cabelo e a maquilhagem é outro serviço obrigatório para as noivas. Ao contrário da Quinta do Roseiral e da Native Birds Films, no salão Make Up N´ Hair, em Braga, a retoma ainda não está a ser sentida em larga escala. A proprietária, Ana Paula Antunes, teve uma “procura repentina” até outubro, mas ainda “não está a ser aquela procura a 100%, como era habitual”. Apesar de ter algumas reservas, só a partir de janeiro e fevereiro é que a o negócio “voltará à normalidade”.

Os noivos também estão cada vez mais vaidosos e não descartam um penteado especial. Na icónica barbearia Bigorna, no centro do Porto, estão a “voltar em força” e na época alta atendeu entre dez a 15 clientes destes por mês. Carlos Silva, conta que estão a ter uma procura no segmento dos casamentos igual a 2019. “Além dos noivos, temos muita procura dos amigos e familiares do noivo”, sublinha o proprietário.

“Os noivos de hoje em dia são muito vaidosos e não dispensam esse cuidado. A grande maioria faz a marcação antecipada, pensa bem no look que quer para o casamento. São muito preocupado com a sua imagem”, aponta Carlos Silva.

É neste contexto de retoma que regressa a Exponoivos, a maior feira de casamentos, em Lisboa e em Matosinhos. O evento arranca na capital este sábado, no Parque das Nações, e segue para a Exponor nos dias 30 e 31 de outubro. Do espaço para a festa até às flores e animação, vão estar presentes no evento cerca de 300 expositores, inseridos em 40 subsetores. É o caso da Quinta do Roseiral ou da Agência Viagens a La Carte. Nos dois fins de semana, a organização espera 50 mil visitantes.

O embaixador da Exponoivos, António Brito, conta ao ECO que “depois da angústia vivida pela indústria dos casamentos e pelos noivos, passados 18 meses de paragem absoluta, o cluster está a retomar”. António Brito está confiante com a edição da Exponoivos e adianta que existe “um grande interesse” por parte das empresas em participar na feira e uma “grande certeza que a retoma está de volta”.

Seguindo o mote #lovemustgoon, o embaixador da Exponoivos calcula que entre 60% a 70% dos casamentos não se realizaram em 2020 e muitos também não aconteceram este ano. “Em 2022 vai existir uma enorme procura porque vai acumular todos os casamentos que foram adiados”, perspetiva.

António Brito destaca que a indústria dos casamentos movimentou cerca de 900 milhões de euros em 2019. “Estamos a falar de cerca de 35 mil casamentos por ano e, em média, um casamento para 100 pessoas custa cerca de 25 mil euros”, resume o embaixador da Exponoivos. No ano de pandemia houve menos de 15 mil casamentos.

Agências otimistas. Maldivas é o destino

As viagens ficaram suspensas devido à pandemia e as agências sofreram um impacto brutal com todas as restrições e lockdowns. A Agência Viagens a La Carte, localizada em Tavira, não escapou à crise que assombrou vários setores de atividade. Depois de registar no ano passado uma quebra de 90% no volume de negócios, os dias felizes estão de volta à agência.

Sofia Santos, proprietária da Agência Viagens a La Carte, diz ao ECO que este ano já houve bastantes luas-de-mel e, quando comparado com 2019, a “diferença não é significativa”. A proprietária indica que “os noivos estavam desejados de conseguir dar esse passo na vida e voltar a viajar”. E já tem várias marcações para 2022.

© Swipe News, SA Indústria dos casamentos vive lua-de-mel depois da pandemia

Maldivas e Bayahíbe, na República Dominicana, são os destinos mais procurados pelos casados de fresco. Depois de quase dois anos limitados, os noivos abriram os cordões à bolsa e até “alterarem os destinos de lua-de-mel para locais mais dispendiosos“. Uma lua-de-mel nas Maldivas, em regime de tudo incluído, pode custar, em média, 2.000 euros por pessoa. Para Byahibe, os preços variam entre 1.000 e 1.500 euros.

]]>

Internet Explorer Channel Network
Asia's Tech News Daily
News Related

OTHER NEWS

Intervenção no ex-BESA em Angola penaliza Portugal

Fundo de Resolução ficaria com eventuais ganhos do Banco Económico no caso de o Novo Banco recuperar acima da imparidade. Regulador angolano dificultou. Caso ganha contornos diplomáticos © Expresso Luís ... Read more »

Madeira administrou 4.578 primeiras doses da vacina na última semana

A Madeira administrou, em cerca de uma semana, 14.461 vacinas contra a covid-19, das quais 4.578 dizem respeito a primeiras doses, anunciou hoje o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos. ... Read more »

The Virgil Abloh effect – how the first black designer at Louis Vuitton changed the fashion industry

Virgil Abloh effect – Getty Images There was no mistaking a Virgil Abloh catwalk show. The designer, who has tragically passed away aged 41-years old after a private battle with ... Read more »

Bayer Leverkusen vence RB Leipzig e assume o terceiro lugar no Campeonato Alemão

A 13ª rodada do Campeonato Alemão terminou neste domingo com uma vitória por 3 a 1 do Bayer Leverkusen sobre o RB Leipzig na Red Bull Arena. Em boa fase, ... Read more »

'Manifest' Fans Are Rejoicing After Hearing This Major Season 4 News

Photo credit: NBC Manifest season 4 is officially underway, and fans couldn't be more thrilled. Months after NBC canceled the plane mystery drama and Netflix revived the series following weeks ... Read more »

Kristin Cavallari responds to mom shaming over not showing her kids' faces in photos: 'I don't remember asking for anyone's opinion'

Kristin Cavallari responded to critics calling her out over the way she poses with her kids on social media. (Photo: Tibrina Hobson/Getty Images) Like many celebrity moms, Kristin Cavallari avoids ... Read more »

Isaltino Morais testa positivo para a Covid-19

Estado de saúde do autarca “não inspira cuidados especiais”. Informação foi revelada, este domingo, pela Câmara Municipal de Oeiras. © GlobalImagens Estado de saúde do autarca “não inspira cuidados especiais”. ... Read more »

«Covid mexeu connosco mas conseguimos implementar o nosso futebol»

© Maisfutebol «Covid mexeu connosco mas conseguimos implementar o nosso futebol» Declarações de Pedro Trigueira, jogador do Tondela, na flash à Sport tv após a derrota por 2-0 em Alvalade: ... Read more »

"Ninguém traz Cristiano Ronaldo de volta para se sentar no banco"

Roy Keane assume, ainda assim, que o português “nunca iria fazer com que o Manchester United voltasse a conquistar títulos”. © Getty Images Roy Keane assume, ainda assim, que o ... Read more »

Designer Virgil Abloh Has Died Following a Private Battle With Cancer

Photo credit: Christian Vierig – Getty Images Virgil Abloh, the founder and CEO of Off-White and the men’s artistic director of Louis Vuitton, has died following a private battle with ... Read more »

Legislativas: PR rejeita irresponsabilidade na dissolução da AR com agravamento da pandemia (C/ÁUDIO E VÍDEO)

*** Serviços áudio e vídeo disponíveis em www.lusa.pt *** *** André Campos Ferrão, enviado da agência Lusa *** Luanda, 28 nov 2021 (Lusa) – O Presidente da República rejeitou hoje ... Read more »

Morreu o diretor criativo da Louis Vuitton, Virgil Abloh

Virgil Abloh, de 41 anos, lutava contra um cancro há vários anos. © Getty Images Virgil Abloh, de 41 anos, lutava contra um cancro há vários anos. O diretor criativo ... Read more »

As duas pessoas (improváveis) com quem a rainha mais fala ao telemóvel

Trata-se de uma das filhas, a princesa Ana e… o seu manager de corridas de cavalos. © Getty Images Trata-se de uma das filhas, a princesa Ana e… o seu ... Read more »

Belenenses SAD dá pormenores sobre as horas antes do jogo e reforça que o adiamento estava "na esfera de responsabilidade da Liga"

Num esclarecimento em que dá mais informações sobre os acontecimentos de sábado, a Belenenses SAD refere que chegou a ter apenas seis jogadores disponíveis para o jogo com o Benfica ... Read more »

Belenenses SAD aponta o dedo à Liga por conta do duelo com o Benfica

Azuis entendem que a Liga devia ter adiado o jogo frente às águias. © Getty Images Azuis entendem que a Liga devia ter adiado o jogo frente às águias. O ... Read more »

Covid-19: Madeira regista hoje mais uma morte associada à doença e 72 novos casos

© Fornecido por Lusa Zimbabwe hit by the Delta variant Funchal, Madeira, 28 nov 2021 (Lusa) – A Madeira registou hoje uma morte associada à covid-19, elevando para 101 o ... Read more »

Madeira regista hoje mais uma morte associada à doença e 72 novos casos

A Madeira registou hoje uma morte associada à covid-19, elevando para 101 o número de óbitos, e 72 novos casos de infeção, anunciou a Direção Regional da Saúde (DRS). © ... Read more »

Covid-19: Ministros da Saúde do G7 reúnem de emergência para analisar Ómicron

© Fornecido por Lusa West End Theatres Reopen Amid Covid Strain Londres, 28 nov 2021 (Lusa) – O Governo britânico, que detém a presidência rotativa do G7, anunciou hoje que ... Read more »

Ministros da Saúde do G7 reúnem de emergência para analisar Omicron

O Governo britânico, que detém a presidência rotativa do G7, anunciou hoje que vai convocar uma “reunião de emergência” dos ministros da Saúde do grupo para lidar com a questão ... Read more »

Busy Philipps says she's received 'horrible DMs' since revealing her child is nonbinary: 'But who cares?'

Busy Philipps, 42, shared some of the lessons she’s learned in the last year since her eldest child, 13-year-old Birdie, has come out as nonbinary. (Photo: Simon Russell/Getty Images for ... Read more »

Covid-19: DGS demarca-se de episódio ocorrido no jogo Belenenses SAD-Benfica

© Fornecido por Lusa Belenenses SAD vs Benfica Redação, 28 nov 2021 (Lusa) – A Direção-Geral da Saúde (DGS) demarcou-se hoje do episódio ocorrido no jogo Belenenses SAD-Benfica, interrompido aos ... Read more »

Dissolução da AR? Houve "uma responsabilidade" em resolver a crise

O Presidente da República rejeitou hoje qualquer irresponsabilidade em avançar com a dissolução do parlamento face ao agravamento da pandemia de covid-19 nas últimas semanas, considerando que o que era ... Read more »

Entre a glória europeia e o dérbi, o leão vai mantendo o sorriso

O Sporting chegou à 11.ª vitória seguida, ao bater (2-0) o Tondela, com golos de Sarabia e Paulinho. A equipa de Amorim fez uma primeira parte cinzenta, mas entrou no ... Read more »

PR rejeita irresponsabilidade na dissolução da AR com agravamento da pandemia

© Fornecido por Lusa Visita do PR Marcelo Rebelo de Sousa a Angola Luanda, 28 nov 2021 (Lusa) – O Presidente da República rejeitou hoje qualquer irresponsabilidade em avançar com ... Read more »

África do Sul pede levantamento imediato de restrições de viagens

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, apelou hoje ao levantamento “imediato e urgente” das restrições de viagens a partir da África Austral impostas por vários países, após a deteção de uma ... Read more »

Covid-19: PR pede “serenidade, cabeça fria e bom senso” ao falar da variante "Omicron" (C/ÁUDIO E VÍDEO)

*** Serviços áudio e vídeo disponíveis em www.lusa.pt *** *** André Campos Ferrão, enviado da agência Lusa *** Luanda, 28 nov 2021 (Lusa) – O Presidente da República pediu hoje ... Read more »

Covid-19: Mais de 200 mil vacinas administradas no fim de semana - DGS

Redação, 28 nov 2021 (Lusa) – Mais de 146 mil doses de vacinas contra a covid-19 e aproximadamente 55.100 vacinas contra a gripe foram administradas nos últimos dois dias, segundo ... Read more »

Covid-19: Mais de 200 mil vacinas administradas no fim de semana

© Fornecido por Lusa Vacinação contra a covid-19 e gripe na Amadora Redação, 28 nov 2021 (Lusa) – Mais de 146 mil doses de vacinas contra a covid-19 e aproximadamente ... Read more »

Think Future: de Castelo Branco à Amazon com seguros por 1 hora até 365 dias

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online Paixão pela inovação, experiência em gestão de serviços e competências de engenharia são elementos biográficos dos co-fundadores Duarte Abreu ... Read more »

Sambal chicken, cucumber and coconut salad

Eatwell Vegetable tarts 4 Oct, 2021 11:04 PMQuick Read Vegetable tarts are perfect for picnics Eatwell Fresh, fast picnic recipes 4 Oct, 2021 08:32 PMQuick Read Simple, delicious, seasonal and ... Read more »

Fashion designer Virgil Abloh dies at 41 after privately battling 'rare, aggressive form of cancer' for 2 years

Virgil Abloh, pictured here in July 2021, was diagnosed with cancer in 2019. (Photo: Edward Berthelot/Getty Images) Fashion designer Virgil Abloh has died at age 41 after a long, private ... Read more »

Belenenses: SAD culpa Liga que respondeu a email por whatsapp

© Maisfutebol Belenenses: SAD culpa Liga que respondeu a email por whatsapp A SAD do Belenenses emitiu um comunicado nesta noite a dar a versão dos factos ocorridos no sábado ... Read more »

Holly Willoughby shows off cozy tartan PJs as new dog refuses to have a Sunday lie in

Holly Willoughby recently introduced a new dog into her family. (Getty Images) She may be no stranger to early starts as a co-host on This Morning – but even Holly ... Read more »

Covid-19: Marcelo pede “serenidade, cabeça fria e bom senso” ao falar da variante Omicron

“Vamos esperar para ver”, apelou o Presidente da República, em Angola, lembrando que a maioria das variantes anteriormente detetadas “não teve a gravidade que se esperava” © AMPE ROGÉRIO O ... Read more »

Nova variante da covid-19: OMS pede para fronteiras se manterem abertas, Presidente da África do Sul diz que país está a ser discriminado

Segundo a OMS, “é crucial que os países que são transparentes com os seus dados sejam apoiados”, uma vez que “é o único meio” de assegurar que “dados importantes” são ... Read more »

Atenção, FC Porto: At. Madrid ainda sem Félix goleia no terreno do Cadiz

© Maisfutebol Atenção, FC Porto: At. Madrid ainda sem Félix goleia no terreno do Cadiz O At. Madrid foi até ao terreno do Cadiz golear por 4-1 e pode agarrar ... Read more »

Sporting-Tondela, 2-0 (resultado final)

© Maisfutebol Sporting-Tondela, 2-0 (resultado final) O Sporting venceu o Tondela neste domingo por 2-0, em jogo da 12.ª jornada da Liga. Os leões chegaram à vantagem graças a um golo ... Read more »

Restaurantes. O sabor da tenacidade, (a)provado no Apego

Ir além do óbvio, cruzar ingredientes e provocar emoções é a identidade do discreto Apego, no Porto © RUI DUARTE SILVA Aurora Goy Barbosa está só na sua cozinha, a ... Read more »

O onze do FC Porto para receber o Vitória

As opções de Sérgio Conceição para a recepção à equipa de Guimarães © Eurasia Sport Images Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Mbemba, Zaidu; Uribe, Sérgio ... Read more »

Covid-19: PR pede “serenidade, cabeça fria e bom senso” ao falar da variante "Omicron"

© Fornecido por Lusa Visita do PR Marcelo Rebelo de Sousa a Angola Luanda, 28 nov 2021 (Lusa) – O Presidente da República pediu hoje “serenidade, cabeça fria e bom ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic