Ataque dos rebeldes Huthis do Iémen obriga tripulação a abandonar navio

ataque dos rebeldes huthis do iémen obriga tripulação a abandonar navio

YAHYA ARHAB/EPA

Saná, 19 fev 2024 (Lusa) – Os Huthis lançaram um ataque com mísseis que obrigou a tripulação a abandonar um navio que viajava no estreito que liga o golfo de Aden ao mar Vermelho, disse hoje o exército do Reino Unido.

Um navio com bandeira do Belize relatou ter sofrido danos, no estreito de Bab el-Mandeb, na sequência de “uma explosão nas proximidades do navio”, referiu a agência britânica de segurança marítima UKMTO.

De acordo com a UKMTO, sob a tutela do exército britânico, o incidente ocorreu cerca das 20:00 de domingo (17:00 de domingo em Lisboa), a cerca de 64 quilómetros a sul da cidade de Moka.

“As autoridades militares relatam que a tripulação abandonou o navio”, disse o UKMTO. “O navio está fundeado e toda a tripulação está segura,” acrescentou.

Os rebeldes Huthis do Iémen reivindicaram o ataque com vários mísseis ao navio Rubymar, dizendo que a embarcação “corre agora o risco de se afundar” no golfo de Aden.

O porta-voz militar dos Huthis disse que “o navio sofreu danos catastróficos e parou completamente”. “Durante a operação, garantimos que a tripulação do navio saísse com segurança”, acrescentou Yahya Saree.

A Ambrey, uma empresa de segurança especializada no transporte marítimo, disse que o navio, registado no Reino Unido e operado por uma empresa do Líbano, estava a caminho da Bulgária depois de deixar Khorfakkan, nos Emirados Árabes Unidos, parcialmente carregado.

O ataque ao Rubymar aconteceu depois das Forças Armadas dos EUA terem anunciado, no domingo, que realizaram novos ataques, no sábado, contra mísseis, um ‘drone’ e um submarino dos Huthi, apoiados pelo Irão.

De acordo com um comunicado divulgado pelo comando militar norte-americano, foram lançados “com sucesso cinco ataques de autodefesa contra três sistemas móveis de mísseis antinavio, um submarino autónomo e um ‘drone’ naval de superfície”.

“Esta é a primeira vez que o Exército deteta o uso de um submarino autónomo pelos Huthis, desde que os ataques começaram, em 23 de outubro”, acrescentou o comando militar dos EUA.

Em outubro, os Huthis começaram a atacar navios que consideram ligados a Israel, alegando estar a tentar apoiar os palestinianos na Faixa de Gaza, alvo de uma ofensiva militar israelita em retaliação contra um ataque do movimento islamita Hamas.

Em retaliação, as forças dos EUA, em colaboração com o Reino Unido, iniciaram ataques contra os Huthis, em diferentes regiões do Iémen controladas por este movimento, algo que levou os rebeldes a estenderam as ações a navios destes dois países.

VQ (RJP/PCR) // EJ

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World