Centenas de pessoas manifestam-se no Níger a pedir saída de soldados americanos

Centenas de pessoas manifestaram-se hoje na cidade de Agadez, no norte do Níger, para exigir a partida dos soldados norte-americanos que aí têm uma base, algo que os EUA já aceitaram

centenas de pessoas manifestam-se no níger a pedir saída de soldados americanos

Bandeiras do Níger e da Rússia, numa manifestação junto à embaixada de França, de apoio à junta militar, em Niamey

Os manifestantes reuniram-se a pedido de um grupo de 24 associações da sociedade civil que apoiam o regime militar que chegou ao poder através de um golpe de Estado em 26 de julho de 2023. As bandeiras do Burkina Faso, do Mali, do Níger e da Rússia eram visíveis na manifestação, disse a agência AFP. Uma grande faixa colocada pelos manifestantes dizia: “Estamos em Agadez, não em Washington, exército americano sai”.

“A nossa mensagem é clara: soldados americanos, façam as malas e vão para casa”, disse à AFP Issouf Emoud, líder do Movimento M62 em Agadez, que tinha organizado manifestações para exigir a partida dos soldados franceses.

Os EUA aceitaram retirar do Níger cerca de mil soldados, anunciaram vários responsáveis norte-americanos, depois de o regime militar de Niamey ter denunciado um acordo de cooperação.

O segundo comandante da diplomacia norte-americana, Kurt Campbell, aceitou o pedido das autoridades do Níger, durante um encontro em Washington com o primeiro-ministro, Ali Mahamane Lamine Zeine, disseram na sexta-feira à agência de notícias AFP responsáveis norte-americanos que pediram para não serem identificados.

O acordo prevê a ida de uma delegação norte-americana ao Níger nos próximos dias para acertar os pormenores da retirada. A televisão pública nigeriana já tinha anunciado essa deslocação na sexta-feira. Os EUA suspenderam a maior parte da cooperação, incluindo a militar, com o Níger depois do golpe de Estado que derrubou o Presidente eleito Mohamed Bazum, em 26 de julho.

Em março, o Níger denunciou o acordo de cooperação militar assinado com os EUA em 2012, alegando que este tinha sido “imposto unilateralmente” por Washington.

Os mil soldados norte-americanos presentes no Níger estão envolvidos na luta contra o extremismo islâmico no Sahel e têm uma importante base de drones em Agadez (norte).

Assim que chegou ao poder, o novo regime militar exigiu a partida dos soldados da antiga potência colonial francesa e aproximou-se da Rússia, tal como os vizinhos Mali e Burkina Faso, igualmente governados por militares. Em meados de janeiro, a Rússia anunciou que tinha concordado “em intensificar” a cooperação militar com o Níger.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World