Detalhe na fala pode determinar risco de demência, segundo estudo

detalhe na fala pode determinar risco de demência, segundo estudo

velocidade-da-fala-risco-de-demência

Um estudo descobriu é possível ter pistas sobre o risco de alguém desenvolver demência observando sua fala.

A descoberta é de pesquisadores da Universidade de Toronto e do Centro Baycrest de Cuidados Geriátricos, no Canadá. Segundo eles, mudanças na velocidade geral da fala podem refletir alterações no cérebro.

Isso sugere que a velocidade da fala é um indicador mais importante da saúde do cérebro do que a dificuldade em encontrar palavras, o que parece ser uma parte normal do envelhecimento. Este é um dos primeiros estudos a analisar as diferenças na fala natural e na saúde do cérebro entre adultos saudáveis.

No entanto, as descobertas foram correlacionais e não causais, o que significa que pode não ser verdade que treinar para falar mais rápido melhore a saúde do cérebro.

Créditos: Daisy-Daisy/istock

Metodologia do estudo

O estudo foi publicado na revista Ageing, Neuropsychology and Cognition em agosto do ano passado.

Ao todo, 125 voluntários saudáveis ​​com idades entre 18 e 90 anos completaram três avaliações diferentes.

A primeira envolvia um jogo de nomeação de imagens, no qual eles tinham que responder a perguntas sobre imagens, ignorando palavras perturbadoras que ouviam através de fones de ouvido.

Por exemplo, ao olhar para a imagem de um esfregão, pode ser perguntado: “Termina em ‘p’?” enquanto ouvia a palavra “vassoura” como uma distração. Dessa forma, os pesquisadores puderam testar a capacidade dos participantes de reconhecer o que era a imagem e de lembrar seu nome.

Em outro teste, os pesquisadores gravaram os participantes enquanto descreviam duas imagens complexas por 60 segundos cada. Um software baseado em IA analisou o desempenho linguístico. Entre outras coisas, os pesquisadores examinaram a rapidez com que cada participante falava e o quanto fazia pausas.

N avaliação final, havia testes para determinar as capacidades mentais que tendem a diminuir com a idade e estão associadas ao risco de demência.

Estes incluíram avaliações para verificar a função executiva, que é a capacidade de gerir informações conflitantes, manter o foco e evitar distrações.

Muitas dessas habilidades pareciam piorar com a idade, incluindo a velocidade para achar palavras.

Descobertas

A equipe também descobriu que não era uma pausa para encontrar palavras que tinham a ligação mais forte com a saúde do cérebro, mas sim a velocidade da fala em torno das pausas.

Isto significa que, embora muitos idosos possam estar preocupados com a necessidade de fazer uma pausa para encontrar palavras certas, isso pode ser apenas uma parte normal do envelhecimento.

Mas desacelerar a fala normal, independentemente da pausa, pode ser um “indicador mais importante” de mudanças na saúde do cérebro, disseram os cientistas.

Espera-se que em estudos futuros a equipe de pesquisa conduza os mesmos testes com um grupo de participantes ao longo de vários anos, para examinar se a velocidade da fala é realmente preditiva da saúde cerebral dos indivíduos à medida que envelhecem.

Veja também: 7 parques aquáticos em São Paulo para se refrescar no calor!

Veja também: Este filme se tornou a adaptação de Shakespeare de maior bilheteria

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World