Imposto de Renda 2024: veja erros mais comuns e dicas para não cair na malha fina

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 começa nesta sexta-feira, 15, e vai até 31 de maio. O programa já disponível para download no site da Receita Federal.

A Receita espera receber neste ano 43 milhões de declarações neste ano. No ano passado, 1,3 milhão de declarações (3% do total) caíram na malha fina. Veja a seguir os erros mais comuns e as dicas para que a sua declaração não seja retida.

+ Imposto de Renda 2024: veja passo a passo para fazer a declaração

+ Quando a restituição será paga? Veja calendário

A malha fina é a expressão popular de “malha fiscal do Imposto de Renda”. Quando uma declaração de IR cai na malha fina, significa que a Receita encontrou alguma inconsistência nos dados. Isso pode ser gerado por vários motivos, como erro no preenchimento, suspeita de fraude ou rendimento incompatível com a movimentação financeira. do contribuinte.

A avaliação é feita por meio de supercomputadores, que efetuam o cruzamento de vários dados dos declarantes. As informações enviadas são confrontadas com outros dados do sistema da Receita, fornecidos por instituições como bancos, operadoras de planos de saúde, construtoras e administradoras de crédito. Informações inconsistentes podem ser interpretadas como sonegação fiscal.

A primeira consequência ao ter a declaração retida pelo Fisco é não receber a restituição. Se for apenas um erro de preenchimento, o contribuinte pode fazer uma declaração retificadora online. Em alguns casos, a Receita pode solicitar a apresentação de alguns documentos.

Se o contribuinte não fizer nada para corrigir a declaração, é gerada uma multa de 75% sobre o valor do imposto devido. A penalidade pode ser maior se a Receita concluir que houve omissão intencional de informações. O CPF do contribuinte também poderá ser colocado no Cadin, o banco de dados de dívida ativa, que registra o nome das pessoas com débitos em órgãos federais.

Veja dicas para não cair na malha fina

Segundo a professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Janaína Barboza Ramos, entre os erros mais comuns cometidos pelos contribuintes, estão as deduções erradas, a omissão de rendimentos, as diferenças entre o imposto declarado pelo contribuinte e o informado pela fonte pagadora, as despesas médicas/odontológicas não confirmadas, além da não inclusão da renda de dependentes.

“É muito importante o contribuinte ser sempre o mais transparente possível na declaração para que não haja necessidade de correção. Verifique corretamente todos os gastos e se, realmente, ele é aceito como dedução na declaração”, comenta.

O especialista em tributos e impostos da Macro Contabilidade e Consultoria, Wesley Santiago, orienta as nove dicas abaixo para não cair na malha fina. Confira:

  1. Utilize a função de declaração pré-preenchida: é altamente recomendável utilizar a função da declaração pré-preenchida, pois constará as informações que a Receita Federal tem acesso ajudando a eliminar erros de interpretação e lançamentos manuais. Contudo, antes de transmitir sua declaração, verifique cuidadosamente todas as informações, até mesmo as advindas da pré-preenchida. Certifique-se de que todos os valores estejam corretos e idênticos aos dos informes de rendimentos.
  1. Informe todos os rendimentos: certifique-se de que todos os seus rendimentos estejam devidamente declarados. Isso inclui salários, aposentadorias, aluguéis, pensões, ganhos com investimentos, entre outros. Se houver rendimentos de múltiplas fontes, confira se todos foram incluídos na declaração, pois um dos principais motivos de malha fina é a omissão de rendimentos.
  1. Atenção aos bens e direitos: verifique se todos os seus bens e direitos foram corretamente informados na declaração. Isso inclui imóveis, veículos, investimentos, contas bancárias, entre outros. Certifique-se de informar o valor correto de aquisição e eventuais alterações patrimoniais, inclusive em conformidade com contratos, recibos de transferências e escrituras.
  1. Despesas médicas precisam ter comprovação: se você possui despesas médicas a deduzir, verifique se todos os recibos estão corretamente inseridos na declaração. Certifique-se de que os valores declarados correspondam aos recibos e que não haja duplicidade de lançamentos.
  1. Despesas educacionais: caso você tenha despesas com educação, como mensalidades escolares ou cursos, verifique se esses gastos estão corretamente declarados e se você possui os comprovantes necessários para comprovar tais despesas, caso solicitado pela Receita.
  1. Pensão Alimentícia: se você paga pensão alimentícia, certifique-se de informar corretamente esses valores na declaração. Além disso, tenha em mãos os documentos que comprovem esses pagamentos, caso seja necessário.
  1. Doações: se você realizou doações para instituições de caridade ou projetos incentivados, verifique se esses valores estão corretamente declarados na sua declaração. Tenha em mãos os comprovantes das doações para apresentar à Receita, se necessário.
  1. Cuidado com  erros de digitação: isso pode gerar divergências e chamar a atenção da Receita. Certifique-se de que todos os dados inseridos na declaração estejam corretos e correspondam aos seus documentos.
  1. Mantenha a documentação organizada: tenha todos os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda organizados e facilmente acessíveis. Isso inclui informes de rendimentos, recibos médicos, comprovantes de despesas, entre outros.

Como saber se caí na malha fina?

Na maioria dos casos, a Receita Federal envia cartas aos contribuintes cuja declaração ficou retida na malha fiscal. A correspondência alerta para informações divergentes ou inconsistências de valores e solicita a correção da declaração.

Entretanto, muitos contribuintes só ficam sabendo que estão em pendência com o Fisco ao perceber que a restituição não foi depositada na conta. Para evitar ser surpreendido, é importante acompanhar a situação da declaração no site da Receita Federal. Para isso, siga os passos abaixo:

• Acesse o portal e-CAC e faça o cadastro.

• Depois de ter feito o login, clique em “Meu Imposto de Renda”.

• Acesse o item “Processamento” e depois “Pendências de Malha”.

O post Imposto de Renda 2024: veja erros mais comuns e dicas para não cair na malha fina apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

OTHER NEWS

27 minutes ago

Biden’s cease-fire plan tightens political squeeze for Netanyahu in Israel

27 minutes ago

America's tech battle with China is about to get ugly

27 minutes ago

This is the state where house values are rising fastest - and it has realtors worried

27 minutes ago

Costco makes huge change, shares news on membership fee increase

27 minutes ago

Windows Is Getting the sudo Command: Heres What It Is and How to Use It

27 minutes ago

Country on edge as security cluster ministers send strong message to Zuma's MK party

27 minutes ago

Up and down Sunday for Blitzboks in Grand Finale in Madrid

27 minutes ago

How to Build a Monthly Passive-Income Portfolio in Retirement With Just $7,000

27 minutes ago

Bayern Munich 'hold talks with Bruno Fernandes' agent' over a summer more for the Man United captain with his Old Trafford future in limbo... and another European giant is showing interest

27 minutes ago

Heartbroken husband of Jean Huang who died from a botched boob job opens up on his anguish

27 minutes ago

Rupert Murdoch, 93, marries fifth wife biologist Elena Zhukova, 67, at news tycoon's Los Angeles vineyard wedding

27 minutes ago

Video: Infuriating moment eco-activist defaces Monet painting in Paris' famed Orsay museum by sticking image depicting a fiery apocalypse over the top of it - as climate change protester is detained

30 minutes ago

Denis Villeneuve says he’s ‘disappointed’ Dune 2 is still the biggest film of 2024

35 minutes ago

Welcome to Frankenmuth, the bizarre 'German' city that could swing the US election

35 minutes ago

How can you keep your home cool as temperatures start to rise? Energy CEO offers his top tips

35 minutes ago

Katie Price shares sweet moment son Harvey delights the crowd by dancing on stage with her during podcast tour

35 minutes ago

Kylie Jenner and Timothee Chalamet are still together but loved ones fear he doesn't prioritize her - as insiders reveal the REAL reason she 'can't walk away'

36 minutes ago

Valtteri Bottas makes one contract demand very clear to three interested F1 teams

36 minutes ago

The One Actor Who Left Blue Bloods Star Tom Selleck 'Starstruck'

36 minutes ago

Water begins to flow again in downtown Atlanta after outage that began Friday

36 minutes ago

Age-group results show Singapore squash moving in right direction, association says

36 minutes ago

Tsitsipas beats Arnaldi to reach French Open quarter-finals

36 minutes ago

American shoppers are tired. These companies are benefiting

36 minutes ago

When It Comes to the Economy, There’s ‘A Lot to Be Optimistic About’

36 minutes ago

United Airlines Grounds Boeing 737 MAX 8 For Deep Cleaning After Passengers Report Feeling Ill Onboard

36 minutes ago

Blake Cashman, Ivan Pace Jr., ranked as top linebackers by PFF

36 minutes ago

Gingrich says Trump stronger after conviction: This ‘may backfire on the left’

36 minutes ago

Three days of rain in B.C. could usurp monthly average

39 minutes ago

Dallas nonprofit on a mission to positively impact young lives through basketball

40 minutes ago

Jimbo shares her favourite Canadian drag designers

40 minutes ago

4 Best Frugal Road Trips in the Pacific Northwest in 2024

40 minutes ago

Novak Djokovic wants 'party' after equalling Roger Federer record at French Open

40 minutes ago

Doctor goes viral after finding mystery goldfish in garden and keeping as pet

40 minutes ago

Pilot engaged as partner proposes in airport after first passenger flight

40 minutes ago

Who will bounce back for the Bucs in 2024?

40 minutes ago

'Will shave off head if Modi becomes PM for third time', says AAP's Somnath Bharti dismissing exit polls

40 minutes ago

Centre to continue to extend full support to states affected by Cyclone Remal: PM

40 minutes ago

Video: Donald Trump raises his fist and salutes raucous UFC 302 crowd as they chant 'f*** Joe Biden' - while Jets QB Aaron Rodgers does his best to hide his face!

40 minutes ago

I was fit and healthy and about to turn 33 when I was diagnosed with an 'old person's cancer' despite no family history. This is my message to all young Australians

48 minutes ago

Heartbroken husband of Jean Huang who died from a botched boob job opens up on his anguish