História de ‘fujões’ da guerra enquanto Grã-Bretanha pode considerar recrutamento obrigatório novamente.

história de ‘fujões’ da guerra enquanto grã-bretanha pode considerar recrutamento obrigatório novamente.

História de ‘fujões’ da guerra enquanto Grã-Bretanha pode considerar recrutamento obrigatório novamente.

A ameaça da Terceira Guerra Mundial está mais iminente do que nunca (Imagem: Getty/Reuters). Para muitos patriotas ao redor do mundo, a ideia de lutar para proteger seu país durante a guerra e tempos difíceis é motivo de grande orgulho.

Aqui no Reino Unido, celebramos o Domingo da Lembrança e o Dia do Armistício todos os anos, e muitos têm grande respeito por nossos veteranos da Segunda Guerra Mundial e de outros conflitos mais recentes.

O assunto é abordado no entretenimento, desde filmes como “O Jogo da Imitação” e “O Resgate do Soldado Ryan” até inúmeros documentários explorando a guerra e o testemunho de veteranos e sobreviventes de campos de concentração.

Mas pouco se fala sobre a verdade desconfortável sobre o recrutamento forçado: dezenas de milhares não queriam ser obrigados a lutar.

Uma discussão renovada sobre a iminente ameaça da Terceira Guerra Mundial veio à tona depois que um alto general britânico alertou que o recrutamento poderia ser reintroduzido porque nosso exército está atualmente “muito pequeno” caso nos envolvêssemos na guerra contra a Rússia.

Enquanto a Letônia introduziu o recrutamento para homens entre 18 e 27 anos na semana passada por medo de uma invasão russa, jatos da OTAN foram acionados várias vezes nas últimas semanas, pois mísseis russos pareciam estar voando perigosamente perto da Polônia.

Por volta de 60.000 pessoas eram objetores de consciência durante a Segunda Guerra Mundial – mas alguns acabaram em funções não combatentes (Imagem: Keystone-France/Gamma-Keystone via Getty Images).

As tensões estão aumentando nos países da OTAN que compartilham fronteira com a Rússia e a Ucrânia (Imagem: Então qual é a história da objeção de consciência – também conhecida como evasão do serviço militar obrigatório – e quais seriam as consequências do recrutamento na Grã-Bretanha do século XXI?

Objetores de consciência durante a Segunda Guerra Mundial

No dia em que a Grã-Bretanha declarou guerra à Alemanha – 3 de setembro de 1939 – o parlamento imediatamente aprovou a Lei do Serviço Nacional (Forças Armadas). Isso impôs o recrutamento obrigatório para todos os homens com idade entre 18 e 41 anos se registrarem para o serviço.

Aqueles que eram considerados inaptos para o serviço por motivos médicos, assim como pessoas em setores-chave como agricultura e medicina, foram isentas. Em dezembro de 1941, todas as mulheres solteiras e viúvas sem filhos passaram a ser convocadas, e a idade de recrutamento para homens aumentou para 51 anos.

Um tema recorrente em dramas de guerra inclui menores de 18 anos que tentam mentir sobre sua idade ou histórico médico para se alistar mais cedo e servir seu país o mais rápido possível – mas essa não foi uma experiência universal.

Na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial, pouco menos de 60.000 homens foram classificados como “objetores de consciência”. Se eles se recusassem a se juntar, teriam que comparecer perante um tribunal para argumentar seus motivos, e se o caso deles não fosse rejeitado, eles recebiam empregos não combatentes.

Jem Duducu, historiador e apresentador do podcast “Histórias Condensadas”, diz que a maioria dos objetores de consciência no Reino Unido eram Quakers (Imagem: Jem Duducu).

Sir Winston Churchill liderou o Reino Unido à vitória durante a Segunda Guerra Mundial (Imagem: PA). Ele explicou: ‘Há um mal-entendido sobre por que essas pessoas se opuseram e o que aconteceu com elas em seguida. Ao analisar os dados mais de perto, a grande maioria das pessoas que se opuseram não o fizeram por uma perspectiva política, mas religiosa. A maioria dessas pessoas eram Quakers, que são pacifistas por religião, e portanto sentiam que não podiam pegar em armas contra o inimigo, enquanto aderiam aos princípios de sua fé. Isso não quer dizer que eles não acreditavam na causa.’

Talvez o mais famoso objetor de consciência da Segunda Guerra Mundial seja um americano que se recusou a lutar por motivos religiosos. ‘Desmond Doss é o único objetor de consciência na história militar americana a receber a Medalha de Honra, a mais alta condecoração militar por bravura, equivalente à Cruz de Victoria’, acrescentou Jem. ‘Doss foi levado a um tribunal militar pelo fato de estar alistado na infantaria e ainda assim se recusar a segurar um rifle. Eventualmente, concordaram que ele poderia servir nas forças armadas como um médico de combate no teatro do Pacífico da Segunda Guerra Mundial. Sua história foi recontada no filme Hacksaw Ridge. ‘O ponto que podemos tirar disso é que nem todos, por uma variedade de motivos, se sentem confortáveis em matar outras pessoas. Mas isso não deve ser confundido com falta de patriotismo. A guerra na Ucrânia ainda é vista como essencial no país. Com mais de 10 milhões de pessoas restantes, ainda há dezenas de milhões de pessoas no país e, embora não estejam lutando na linha de frente, podem ajudar à sua maneira, construindo drones, dirigindo ambulâncias ou trabalhando no corpo de bombeiros. A Ucrânia sabe que está lutando por sua sobrevivência e a população acredita na causa, o mesmo não pode ser dito da Rússia.’

Esses países já têm serviço militar obrigatório (Imagem: Getty Images/iStockphoto/ Apesar das preocupações levantadas pelo General Sir Patrick Sanders no mês passado, o governo insiste em manter o recrutamento para nosso exército voluntário.

Comparar o poder de fogo da Grã-Bretanha com o da Rússia, por exemplo, pode ser desanimador – mas é bom saber que se entrarmos em guerra com a Rússia, teremos o resto da OTAN ao nosso lado.

O Relógio do Juízo Final tem permanecido assustadoramente próximo da meia-noite este ano, e nosso ministro da defesa diz que advertências sombrias da Rússia, ataques de mísseis no Oriente Médio e dificuldades na China significam que as relações internacionais entraram em uma ‘nova era’.

Mas, embora certamente haja muitas pessoas que se inscreveriam com prazer se o governo do Reino Unido reintroduzisse o serviço militar obrigatório, há muitos que se oporiam.

A União do Compromisso pela Paz é um grupo de campanha pacifista que organiza o Dia Internacional dos Objetores de Consciência todo dia 15 de maio.

Eles pedem a lembrança de todas as vítimas da guerra, rejeitam o militarismo, como o Dia das Forças Armadas, e distribuem papoulas brancas, que são vistas como um compromisso com a paz.

Criticando a possibilidade de reintrodução do serviço militar obrigatório, um porta-voz da União do Compromisso pela Paz disse:

Donald Trump recentemente fez comentários críticos em relação à OTAN (Imagem: Mario Tama/Getty Images)

Vladimir Putin está causando medo de uma terceira guerra mundial na Rússia (Imagem: Alexander KAZAKOV/POOL/AFP). O serviço militar obrigatório é uma violação de nossas liberdades básicas e direitos humanos, e deve ser resistido a todo custo. Mesmo que seja uma possibilidade remota no Reino Unido, instamos as pessoas a desafiar a própria ideia de serviço militar obrigatório, para garantir que nunca tenhamos que enfrentá-lo novamente.

O fato de o serviço militar obrigatório ter sido levantado reflete o aumento do militarismo agressivo na política do Reino Unido, com aumento dos gastos militares, tensões crescentes com a Rússia e os recentes ataques ao Iêmen. O grupo acrescentou que a questão também aponta para o aumento do militarismo cotidiano no Reino Unido, com celebrações militares, recrutamento e influência se tornando cada vez mais visíveis na sociedade britânica.

“A objeção de consciência ao serviço militar obrigatório é um direito humano fundamental”, disse o porta-voz. “Nós nos solidarizamos com todos aqueles ao redor do mundo – em Israel, Rússia, Ucrânia e em outros lugares – que estão presos ou forçados a fugir de seus países de origem por se recusarem a ingressar nas forças armadas. No Reino Unido, houve uma oposição em massa ao serviço militar obrigatório durante as duas guerras mundiais, com muitos milhares se recusando a lutar. É vital que lembremos da luta deles.

Caso o serviço militar obrigatório seja reintroduzido no Reino Unido, o governo deve esperar uma resistência generalizada. Encorajamos a objeção de consciência em massa e ações diretas não violentas para se opor ao serviço militar obrigatório. É vital que o direito à objeção de consciência seja respeitado, juntamente com todos os direitos humanos. Todos devem ter o direito de se recusar a matar e participar de guerras.

De acordo com a fonte metro.co.uk

O conteúdo História de ‘fujões’ da guerra enquanto Grã-Bretanha pode considerar recrutamento obrigatório novamente. aparece primeiro em FoFoca.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World