Nomeação de opositor causa estranheza em Moçambique

Analistas moçambicanos estão divididos quanto ao significado da nomeação de figuras da oposição para cargos executivos. Em ano eleitoral, a ativista Mirna Chitsungo acredita que isso pode enfraquecer a oposição.

nomeação de opositor causa estranheza em moçambique

Parlamento em Maputo

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, nomeou na quarta-feira (18.01) o deputado da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) Eduardo Namburete para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique na Argélia.

É a segunda nomeação de Filipe Nyusi a um membro da oposição para a carreira diplomática. Em 2022, Raul Domingos, do Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento foi indicado para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da Santa Sé.

O analista político Gil Aníbal entende que essas nomeações de figuras da oposição são uma materialização do compromisso assumido por Filipe Nyusi aquando da sua tomada de posse para o primeiro mandato em 2015, segundo o qual “no seu coração cabiam a todos”.

“É por esta razão que o Presidente da República (…) vem nomeando quadros de partidos políticos que outrora eram vistos como inimigos, mas como estamos num processo de reconciliação nacional, esses quadros não são já inimigos, mas sim adversários políticos que têm qualidade para integrar a máquina de governação de altos dirigentes do Estado”, comentou em declarações à DW.

nomeação de opositor causa estranheza em moçambique

Fiipe Nyusi, Presidente de Moçambique

Mas há quem tenha um entendimento diferente. A ativista social Mirna Chitsungo congratula a indicação de Eduardo Namburete para o cargo governativo, mas estranha a coincidência com o ano eleitoral.

A também analista política entende que isso poderá enfraquecer a RENAMO num momento em que o maior partido da oposição está envolvido numa crise interna de escolha de novas lideranças internas.

“Há muitos que preferem dizer que é um processo inclusivo, entretanto, para mim, esse processo inclusivo não podia começar em períodos eleitorais, para mim é de se estranhar. O professor Eduardo Namburete é uma das figuras de renome dentro do partido”, opinou.

Para Gil Aníbal, a inclusão será um dos principais legados que o Presidente Filipe Nyusi poderá deixar.

“O Presidente da República está a demonstrar um espírito de liderança de um estadista de inclusão que luta pela reconciliação nacional. Para além de ser uma mensagem de sinalização de que o país está a caminhar para uma democratização plena e concisa, é uma mensagem que diz que todos os moçambicanos gozam dos mesmos direitos constitucionais”, conclui.

por:content_author: Delfim Anacleto

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World