Emigrantes portugueses que regressam ganham mais e pagam menos IRS

emigrantes portugueses que regressam ganham mais e pagam menos irs

Emigrantes que regressam a Portugal descontam menos IRS

Em quatro anos, entre 2019 e 2022, os benefícios fiscais do programa Regressar atraíram a Portugal quase 4.000 emigrantes. Estes novos contribuintes ganham mais do dobro de um trabalhador que cá tenha permanecido, mas pagam uma taxa de IRS inferior à do trabalhador médio em Portugal.

Segundo o Expresso, que se apoia em dados do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI), do Ministério das Finanças, e do programa Regressar, cada um dos emigrantes regressados tem poupado entre 4.000 e 7.000 euros por ano no IRS. Os emigrantes que regressam a Portugal recebem uma média de 43.000 euros de salário anual e pagam 10,9% de IRS. Já a nível nacional, o IRS é de 13,6% para um rendimento médio por agregado de 16,6 mil euros.

O programa Regressar, recorde-se, foi lançado em 2019 para atrair a Portugal quem de cá saiu durante a Troika, tendo sido, entretanto, alargado até 2026 para quem tenha estado fora durante cinco ou mais anos.

Só em 2022, escreve a publicação, 1.425 pessoas inscreveram-se como residente fiscal. Ao todo, são cerca 4.000 os emigrantes que voltaram a fixar a residência fiscal no país, tendo passado a beneficiar de descontos sobre os rendimentos do trabalho.

A maioria dos beneficiários chega de Espanha, Reino Unido, EUA, Irlanda, Itália, França, Suíça, Angola e Alemanha. São sobretudo jovens e fixam-se no litoral do país.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World