Procuradora-geral da República diz que Ministério Público deve ser imune a "pressões e ingerências"

A procuradora-geral da República (PGR) afirmou esta quinta-feira que, “não obstante as investidas e os ataques”, cabe ao Ministério Público (MP) zelar pelo cumprimento da lei e estar imune a “quaisquer pressões ou ingerências, diretas ou indiretas”.

Na cerimónia de abertura do XIII Congresso do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), que decorre até 2 de março em Ponta Delgada, nos Açores, Lucília Gago fez várias alusões às críticas dirigidas à Operação Influencer e à operação na Madeira que “visam descredibilizar as investigações e quem as dirige”.

Imune a pressões ontem, como hoje e também no futuro

No início da sua intervenção, a procuradora-geral da República, referiu-se à “incomum fertilidade de significantes eventos recentes – geradora de turbilhões de comentários, interrogações e interpelações – confunde alguns, atordoa outros, acentua o ruído e propicia a desesperança”. ###1554135###

“Somos confrontados e fustigados pelo novel questionamento sobre a adequação dos meios empregues e sobre os “timings” das diligências, disse a PGR, afirmando que se pretendeu culpar a procuradora-geral da República e o Ministério Público como “os principais responsáveis das páginas mais negras da realidade judiciária” que hoje se vive. ###1554139### Também o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), Adão Carvalho, defendeu que “autonomia e responsabilidade são a pedra de toque de um Ministério Público (MP) moderno, independente, isento de ingerências políticas, próprio de um verdadeiro Estado de direito democrático” e acusou os partidos e políticos em campanha de estarem a tentar criar obstáculos ao que ainda funciona na justiça, questionando a necessidade de alterações à lei tendo por base casos (mediáticos) isolados.

“A ideia que fica é que não querem resolver os problemas da justiça, querem é criar entraves àquilo que ainda vai funcionando. Não apresentam uma política para a justiça, mas uma política para a não justiça”, criticou Adão Carvalho.

Autonomia do MP dependente de autonomia financeira

Na intervenção que fez no Congresso, a procuradora-geral da República frisou que a Justiça exige um “crescente reforço de meios, modernização e reafirmação, seja pela sua maior prontidão, seja pela substância dos resultados alcançados”.

Acrescentando ainda a necessidade de ser consagrada autonomia financeira ao Ministério Público uma vez que “só a autonomia financeira permitirá também garantir a efetiva autonomia do MP relativamente aos demais poderes do Estado” e que “só ela proporcionará a afetação de recursos necessários” para combater eficazmente a criminalidade, “particularmente a mais grave, a mais censurável e violenta”.

Uma posição defendida também por Adão Carvalho que afirmou que “a sobrevivência do Estado de direito exige um MP independente, com magistrados autónomos e responsáveis. A independência exige uma maior autonomia financeira do MP e o investimento em recursos e meios. Mudar as leis não basta”.

Na sua intervenção, Lucília Gago realçou que a sua presença no evento, consagrado este ano ao tema “Ministério Público em Evolução: Atualidade, Proximidade, Iniciativa”, representa “um claro sinal de proximidade e de solidariedade para com os magistrados e de esperançosa aposta num auspicioso futuro para o MP e para Justiça”.  Até sábado serão discutidas as condições de trabalho dos magistrados, apresentado um estudo sobre “burnout” entre os profissionais, a proximidade dos cidadãos e o acesso à justiça, e ainda o uso da inteligência artificial.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World