Elon Musk investigado no Brasil por desinformação

elon musk investigado no brasil por desinformação

O CEO da Tesla, Elon Musk, deixa a Tesla Gigafactory para carros eléctricos após uma visita em Gruenheide, perto de Berlim, Alemanha, 13 de março de 2024

Um dos juízes do Supremo Tribunal Federal do Brasil incluiu Elon Musk, o proprietário da plataforma de redes sociais X (antigo Twitter), numa investigação em curso sobre desinformação.

No domingo, o juiz abriu uma investigação separada contra o bilionário por alegada obstrução.

Musk reagiu nas redes sociais, apelidando a decisão de “censura agressiva”.

Na sua decisão, o juiz Alexandre de Moraes salientou que Musk iniciou uma “campanha de desinformação” pública no sábado sobre as ações do tribunal superior.

O juiz salientou que Musk persistiu com esta campanha no dia seguinte, nomeadamente com declarações que sugeriam que a sua empresa de redes sociais X deixaria de aderir às diretivas do tribunal para bloquear determinadas contas.

“A conduta flagrante de obstrução à justiça brasileira, incitação ao crime, ameaça pública de desobediência às ordens judiciais e futura falta de cooperação da plataforma são factos que desrespeitam a soberania do Brasil”, escreveu Moraes.

A direita política do Brasil há muito que acusa Moraes de ter ultrapassado os seus limites para reprimir a liberdade de expressão e envolver-se em perseguição política.

Na investigação sobre as milícias digitais, deputados do círculo do ex-presidente Jair Bolsonaro foram presos e as casas dos seus apoiantes foram invadidas. O próprio Bolsonaro tornou-se alvo da investigação em 2021.

Os defensores de Moraes têm dito que as suas decisões, embora extraordinárias, são legalmente sólidas e necessárias para purgar as redes sociais de notícias falsas, bem como para extinguir ameaças à democracia brasileira, notoriamente sublinhadas pela revolta na capital do Brasil a 8 de janeiro de 2023 que se assemelhou à insurreição no Capitólio dos EUA.

No sábado, Musk, autodeclarado “defensor absoluto da liberdade de expressão”, escreveu no X que a plataforma iria bloquear as contas em causa, embora contestando judicialmente essas ordens sempre que possível, dizendo que o contrário provavelmente secaria a receita no Brasil e forçaria a empresa a fechar o seu escritório local.

Mais tarde, deu instruções aos utilizadores no Brasil para descarregarem uma VPN para manterem o acesso à X se esta fosse encerrada e escreveu que a X publicaria todas as exigências de Moraes, alegando que violam a legislação brasileira.

“Estas são as exigências mais draconianas de qualquer país na Terra!”, escreveu mais tarde.

Musk ainda não tinha publicado as exigências de Moraes até ao final do dia de domingo e as contas em causa continuavam bloqueadas.

A decisão de Moraes advertiu contra isso, dizendo que cada conta bloqueada que o X eventualmente reative implicará uma multa de 100.000 reais (€ 18.240) por dia, e que os responsáveis serão responsabilizados legalmente por desobedecer a uma ordem judicial.

O procurador-geral escreveu no sábado à noite que é urgente que o Brasil regule as redes sociais.

“Não podemos viver numa sociedade em que bilionários domiciliados no exterior têm o controle das redes sociais e se colocam em posição de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A paz social não é negociável”, escreveu Jorge Messias no X.

A Constituição brasileira foi redigida após a ditadura militar de 1964-1985 e contém uma longa lista de objetivos ambiciosos e proibições contra crimes específicos como o racismo e, mais recentemente, a homofobia. Mas a liberdade de expressão não é absoluta.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World