Quase metade das espécies migratórias do mundo está em declínio

amazon, quase metade das espécies migratórias do mundo está em declínio

Aves numa uma árvore em Belgrado, na Sérvia. (AP Photo/Darko Vojinovic)

De acordo com um novo relatório das Nações Unidas divulgado esta segunda-feira, cerca de 44% das espécies migratórias em todo o mundo estão a diminuir em termos de população e mais de um quinto das cerca de 1.200 espécies vigiadas pela ONU está ameaçado de extinção.

“Trata-se de espécies que se deslocam à volta do globo. Deslocam-se para se alimentarem e reproduzirem e também precisam de locais de paragem ao longo do caminho”, afirmou Kelly Malsch, autora principal do relatório divulgado numa conferência da ONU sobre a vida selvagem na cidade histórica de Samarcanda, no Uzbequistão.

A autora adianta que a perda de habitat ou outras ameaças em qualquer ponto da sua viagem pode levar à diminuição das populações.

O relatório baseou-se em dados existentes, incluindo informações da União Internacional para a Conservação da Natureza, que indica se uma espécie está em perigo de extinção.

Os participantes na reunião das Nações Unidas planeiam avaliar propostas de medidas de conservação e também a inclusão formal na lista de várias novas espécies em risco.

“A migração é essencial para algumas espécies. Se se cortar a migração, mata-se a espécie”, afirmou o ecologista Stuart Pimm, da Universidade de Duke, que não participou no relatório.

Já Susan Lieberman, vice-presidente de política internacional da organização sem fins lucrativos Wildlife Conservation Society, afirma que “um país sozinho não pode salvar nenhuma dessas espécies”.

Na reunião espera-se que oito governos da América do Sul, incluindo o Brasil, proponham conjuntamente a inclusão de duas espécies de bagres amazónicos em declínio na lista de espécies migratórias de interesse do tratado da ONU.

A bacia do rio Amazonas é o maior sistema de água doce do mundo. “Se a Amazónia estiver intacta, o peixe-gato irá prosperar: trata-se de proteger o habitat”, disse Lieberman.

Em 2022, os governos comprometeram-se a proteger 30% dos recursos terrestres e hídricos do planeta para conservação na Conferência da ONU sobre Biodiversidade em Montreal, no Canadá.

Quase todas (97%) as 58 espécies de peixes listadas estão ameaçadas de extinção, assim como alguns tubarões.

“O próprio fenómeno da migração está em perigo, porque existem barreiras e os habitats de que estes animais necessitam podem ficar sob pressão”, disse Amy Fraenkel, secretária executiva da Convenção, salientando que esta situação pode gerar outros problemas.

“São criaturas que, não só atuam como indicadores das alterações ambientais, mas também desempenham um papel na manutenção das funções dos complexos ecossistemas do nosso planeta e na garantia da sua resiliência”, salientou.

Estas espécies prestam numerosos serviços, como a polinização, a transferência de nutrientes de um ambiente para outro e a eliminação de pragas.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World