Três sinais no seu corpo que sinalizam colesterol alto

três sinais no seu corpo que sinalizam colesterol alto

Fruta que ajuda a reduzir colesterol LDL

O colesterol é uma substância gordurosa essencial para o funcionamento do corpo, mas em excesso pode levar a problemas de saúde, especialmente relacionados ao sistema cardiovascular. Acontece que muitas vezes, a condição pode evoluir sem sinais e sintomas específicos. É por isso que é tão importante acompanhar os níveis de colesterol por exames.

Porém em alguns casos, é possível notar três sinais no corpo causados ​​por colesterol alto.

Créditos: iStock/Rasi Bhadramani

Geralmente, isso ocorre apenas se a pessoa tiver hipercolesterolemia familiar, o que significa que o colesterol alto foi herdado e não causado por fatores de estilo de vida.

Esses sinais podem aparecer nos dedos, joelhos, tornozelos ou olhos.

Xantoma de tendão

O xantoma de tendão é uma condição caracterizada pelo acúmulo de depósitos de lipídios (gorduras) sob a pele, especificamente nos tendões.

Esses depósitos aparecem como nódulos amarelados ou salientes e podem ocorrer em várias partes do corpo, mas são mais comuns nos tendões próximos às articulações, como nos dedos das mãos, nos joelhos ou no tendão de Aquiles na parte de trás do tornozelo.

Existem vários tipos de xantomas, e eles podem variar em tamanho e aparência. Os xantomas de tendão não costumam ser dolorosos, mas podem ser visíveis e sensíveis ao toque.

Xantelasmas

Os xantelasmas são pequenos depósitos de gordura que se acumulam sob a pele, geralmente nas pálpebras ao redor dos olhos. Esses depósitos aparecem como manchas amareladas ou esbranquiçadas e são um tipo específico de xantoma, que é uma formação de gordura na pele.

Os xantelasmas são compostos principalmente por lipídios, como o colesterol, e podem variar em tamanho. Eles geralmente não causam dor ou desconforto.

Arco corneano

Esta condição refere-se a um anel branco claro ao redor da parte colorida do olho, a íris. Está relacionada à presença de depósitos de lipídios (gorduras) e cálcio na periferia da córnea, formando um anel opaco e esbranquiçado.

A presença desse arco pode ser associada a fatores como envelhecimento, genética e, em alguns casos, a níveis elevados de colesterol no sangue.

Se notar algum destes sinais deve marcar uma consulta com o seu médico.

No entanto, a única maneira de ter certeza se os seus níveis de colesterol estão muito altos é fazendo o teste.

De onde vem o colesterol?

O colesterol é uma substância lipídica essencial para o funcionamento do corpo humano e está presente em todas as células. Ele desempenha papéis importantes na produção de hormônios, vitamina D e na formação de membranas celulares.

Essa substância vem de duas fontes. O fígado produz todo o colesterol que precisamos. O restante vem de alimentos de fonte animal, como carne, aves e laticínios.

Embora ter colesterol alto possa não causar problemas inicialmente, com o tempo pode aumentar o risco de uma série de problemas de saúde graves.

Isso ocorre porque o colesterol pode se acumular nas artérias, causando bloqueios, impedindo a passagem do sangue. Se a condição não for tratada, pode resultar em emergências médicas, como ataques cardíacos e derrames.

O controle do colesterol envolve várias abordagem, combinando mudanças na dieta, aumento da atividade física e, em alguns casos, medicação prescrita por um profissional de saúde.

Veja também: Estudo descobre fator que aumenta colesterol mesmo com dieta saudável

Veja também: Estes são os alimentos que ajudam a reduzir o colesterol ruim

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World