Ninguém queria dirigir esse filme: 8 diretores recusaram a proposta, mas ele acabou se tornando um dos filmes mais famosos da história

Em 2022, completaram-se 50 anos de seu lançamento, mas ele continua e continuará sendo, provavelmente até o fim dos tempos, um elemento permanente na lista dos filmes mais célebres da história do cinema. Dirigido por Francis Ford Coppola como uma adaptação do romance homônimo de Mario Puzo, O Poderoso Chefão (1972) não é apenas um ícone absoluto do cinema de gângsteres, mas também um dos maiores filmes já feitos e sua influência na indústria cinematográfica é absolutamente imensurável até hoje.

No entanto, embora a Paramount Pictures tenha percebido rapidamente que precisava obter os direitos de adaptação da obra de Puzo, encontrar um diretor disposto a ficar atrás das câmeras para o ambicioso projeto tornou-se uma tarefa quase impossível.

É difícil de acreditar hoje, sabendo o que O Poderoso Chefão significou para a carreira de Coppola e o lugar que ocupa na história, mas no início da década de 1970 não um, não dois, mas oito diretores disseram ‘não’ à proposta da produtora para dirigir o filme.

ninguém queria dirigir esse filme: 8 diretores recusaram a proposta, mas ele acabou se tornando um dos filmes mais famosos da história

O romance de Puzo foi publicado em 1969 e se tornaria um best-seller, mas a Paramount já o havia notado antes mesmo de sua publicação e ofereceu ao autor 12.500 dólares em 1967, valor que subiria para 80.000 se, uma vez terminado, eles dessem sinal verde para a produção de um filme. O que, como todos sabemos, acabou acontecendo.

De fato, em 1970, o projeto estava oficialmente em andamento, mas a primeira tarefa do produtor Robert Evans foi encontrar o diretor perfeito. Ele provavelmente não imaginava tantas recusas, mas a recusa de Sergio Leone em ficar atrás das câmeras foi apenas o primeiro dos “nãos” que ele receberia durante o processo.

O diretor italiano parecia perfeito para o trabalho, em parte por causa de sua nacionalidade e em parte porque a Paramount já havia trabalhado com ele em seu filme anterior, mas o cineasta tinha em mente outro filme sobre a máfia, Era uma Vez na América, que foi considerado um fracasso.

Depois de Leone, Peter Bogdanovich, Peter Yates, Richard Brooks, Arthur Penn, Franklin J. Schaffner, Costa-Gavras e Otto Preminger também recusaram O Poderoso Chefão por motivos diferentes.

Finalmente, a Paramount Pictures procurou Francis Ford Coppola, que era descendente de italianos e atendia a esse requisito, mas também era uma contratação financeiramente muito viável (ele recebeu pouco mais de 100.000 dólares pelo trabalho), pois ainda não era o cineasta que conhecemos hoje.

Na época, o cineasta tinha 31 anos e havia dirigido seus primeiros longas-metragens, mas, apesar de sua juventude, ele tinha muita certeza sobre o que queria. De fato, ele foi tão claro que também sabia que não queria dirigir O Poderoso Chefão.

“Metade do livro é sobre uma mulher que tem um problema ginecológico e o cara que vai operá-la faz amor com ela. Achei isso muito sórdido e queria ser um artista”, confessou Francis Ford Coppola em uma entrevista no programa Howard Stern em 2009, de acordo com declarações publicadas na revista Far Out.

Alguns filmes da máfia já haviam sido feitos antes e foram um grande fracasso. Por isso, todos os grandes diretores os rejeitaram. Finalmente, eles decidiram fazer o filme com um orçamento muito baixo. E eu também era roteirista, então eles acharam que conseguiriam uma reescrita gratuita de mim.

Como explicou, ele não gostou da proposta inicial, mas outro colega o fez pensar em como poderia usar o dinheiro para seus projetos futuros: “Achei o roteiro muito bobo. Não queria fazê-lo porque tinha escrito o roteiro do filme A Conversação e estava tentando obter financiamento para ele. Foi George Lucas quem disse que eu deveria fazer o filme porque precisávamos de dinheiro”.

Por fim, como ele havia previsto, Coppola teve que reescrever o roteiro de O Poderoso Chefão, embora o processo de produção do filme não tenha sido fácil e ele tenha tido vários problemas com a produtora.

“Havia rumores de que eu estava sendo demitido toda semana. Eles não gostavam do meu elenco porque eu estava trazendo novos atores dos quais ninguém tinha ouvido falar. O estúdio queria contratar alguém como Robert Redford para interpretar Michael Corleone.”

Em retrospecto, todos sabemos que Francis Ford Coppola, mantendo-se fiel às suas ideias sobre o que O Poderoso Chefão deveria ser, estava fazendo um filme que entraria para a história. E assim foi: após o sucesso comercial e de crítica, o filme ganhou três Oscars, incluindo Melhor Filme, gerou duas continuações e consagrou a carreira de Coppola, que nunca se arrependeu de ter dito sim ao projeto.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World