PM iraquiano nos EUA para se encontrar com Biden no meio de tensões com Irão

pm iraquiano nos eua para se encontrar com biden no meio de tensões com irão

O primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, viajou hoje para Washington para se reunir na segunda-feira com o Presidente norte-americano, Joe Biden, num momento de tensão no Médio Oriente perante um possível ataque do Irão contra Israel.

“O primeiro-ministro, Mohamed Shia al Sudani, deixou a capital, Bagdade, com destino aos Estados Unidos, liderando uma delegação governamental e parlamentar, e representantes do setor privado, no início de uma visita oficial a convite do presidente americano, Joseph Biden”, indicou hoje o gabinete de al-Sudani num breve comunicado.

Em 22 de março, quando a visita foi anunciada, a Casa Branca, embora não tenha indicado os temas que serão abordados na reunião, afirmou que os dois líderes “reafirmarão o compromisso com o Acordo-Quadro Estratégico e aprofundarão a sua visão comum” de um Iraque “seguro, soberano e próspero, totalmente integrado na região”.

Os dois líderes manterão consultas sobre uma série de questões, como o diálogo em curso sobre a saída do Iraque da coligação internacional anti-jihadista liderada por Washington e “as reformas financeiras iraquianas em curso para promover o desenvolvimento económico e o progresso no sentido da independência energética e da modernização do Iraque”.

Segundo a Casa Branca, os Estados Unidos “querem que o Iraque reduza a sua dependência da energia do Irão”.

Al-Sudani, figura próxima do Irão, reiterou em diversas ocasiões a oferta de mediação entre Teerão e o mundo, posição que poderá ser de grande relevância neste momento para evitar um possível ataque do país persa contra Israel.

O Irão prometeu uma resposta contra Israel depois do bombardeamento israelita de 08 deste mês ao consulado iraniano em Damasco, onde residia o embaixador do Irão na Síria.

Por outro lado, o Iraque é frequentemente um campo de batalha para ataques dirigidos contra as forças dos Estados Unidos levados a cabo por milícias pró-Irão presentes em território iraquiano e sírio.

No Fórum de Davos, em janeiro passado, al-Sudani manifestou preocupação com a escalada da guerra na região e sublinhou que o Iraque “não deve ser um ponto de partida para atacar” os países vizinhos.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World