Descobrimos o vinho português mais caro e não é aquele que pensas

descobrimos o vinho português mais caro e não é aquele que pensas

Pico

“O Último Czar do século XX” fecha um dos ciclos mais importantes da Czar Wines. É uma homenagem ao mentor José Duarte Garcia, um dos últimos vindimados por ele, em 1999, e também o último a ser comercializado com vindimas feitas no século passado.

Com garrafas especiais gravadas a ouro, esta produção limitada é lançada a par com o “Czar 2014”. São dois vinhos de colheita tardia e completamente naturais, sem nenhum tipo de adição. São puros sumos de uva fermentada, que atingem um mínimo de 18º, e que respeitam a forma como os Czares foram produzidos até aos dias de hoje.

Sem garantias de produção, sujeita às intempéries próprias da Ilha do Pico, a única certeza é a incerteza, e se, por vezes, existe produção em dois anos consecutivos, a Czar pode estar cinco anos sem vinhos, como sucedeu nesta última década.

A marca celebra assim a sua história e a escassa probabilidade de nos Açores, na pequena Ilha do Pico, se fazer um vinho não fortificado único no mundo, a partir de vinhas centenárias na Criação Velha.

“O último Czar do século XX”, vindimado em 1999, é o vinho preferido de José Duarte Garcia que, por ser o que mais gostava, não o quis adicionar ao lote e guardou-o para beber com a família e amigos. Passados quase 25 anos após a sua colheita, os irmãos uniram-se e decidiram comercializar o restante vinho desta barrica, em homenagem ao pai, a celebrar o que chamam de “bodas de prata”. Este vinho vai ser engarrafado em 86 garrafas especiais de cristal Vista Alegre, com gravação a ouro de 21,3K.

descobrimos o vinho português mais caro e não é aquele que pensas

Fotografia: Czar Wines

“Após as pragas que atingiram as vinhas do Pico, principalmente a filoxera em 1872, o então famoso vinho passado do Pico desapareceu. Vinho que durante séculos passou pelas mesas de reis, Papas, imperadores e czares. Em seu lugar, aparece o que passou a ser conhecido como o Verdelho do Pico. Fruto da teimosia do meu pai, desde os anos 60 que deu continuidade ao que também chamava vinho verdelho, embora fosse elaborado da mesma forma que o vinho passado, nos seus tempos mais áureos. E este Czar 1999 tem a particularidade de ter sido produzido desta forma mais rústica. Hoje em dia, a única diferença em relação à produção de há 500 anos atrás é que agora faço a decantação a frio e depois faço o resto da fermentação em borras limpas, retirando uma quantidade mínima de borras, mas que podem mudar os aromas do vinho”, relata Fortunato Garcia, filho de José Duarte Garcia.

“O último Czar do século XX” estará disponível a €7.500 ou a €6.500 em pré-compra, ultrapassando o preço do Barca Velha, considerado o vinho português mais célebre desde a sua criação, em 1952, e aquele que concedeu a prestigiante reputação à Casa Ferreirinha. Cada garrafa produzida pela Vista Alegre pode ser personalizada, gravada com a inscrição do nome escolhido pelo comprador, com a exclusividade de ser apenas possível uma por nome.

Este processo exige que a gravação seja efetuada antes do ouro ser cozido, para se firmar no cristal. Um luxo que apenas está acessível às pré-compras efetuadas até ao primeiro trimestre de 2024. Posteriormente, as gravações poderão ser elaboradas, mas sem o preenchimento deste metal precioso.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World