Chefe da PM de SP é eleito presidente do conselho de comandantes; posto era ocupado por PM da Bahia

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA – O comandante da Polícia Militar de São Paulo, coronel Cássio Araújo de Freitas, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais. O colegiado reúne os chefes das 27 polícias e tem assento no Conselho Nacional de Segurança Pública, chefiado pelo Ministério da Justiça.

A eleição, confirmada na última quarta-feira, 3, representou uma vitória do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do secretário de segurança pública, Guilherme Derrite. Outros dois comandantes tentaram se viabilizar, mas não reuniram apoio.

O coronel Cássio assume a função até então exercida pelo coronel Paulo Coutinho, comandante da Polícia Militar da Bahia, estado gerido pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

chefe da pm de sp é eleito presidente do conselho de comandantes; posto era ocupado por pm da bahia

O coronel Cássio Araújo de Freitas, comandante da PM de São Paulo Foto: div

“Vivemos um momento importante para a segurança pública e é importante que as instituições tenham representatividade. Teremos assento no Conselho de Segurança, onde são discutidos grandes assuntos. É importante para nós e para as polícias do Brasil. As pautas estão sendo construídas. Há um clima muito amistoso e republicano em todas as instituições. Segurança pública é um tema apartidário”, disse ao Estadão.

A vitória do coronel paulista se dá na esteira das críticas à PM de São Paulo por causa dos resultados da Operação Verão na Baixada Santista, encerrada oficialmente no dia 1º de abril. Durante os 105 dias em que policiais do interior e da capital foram deslocados para trabalhar na região, a polícia matou 56 pessoas – uma a cada dois dias.

Diante de acusações de que houve matança deliberada, Tarcísio de Freitas chegou a dizer que não está “nem aí”. Famílias dizem haver entre os mortos pessoas sem relação com o crime organizado e o governo diz investigar supostos excessos cometidos por policiais.

O comandante nega que a operação tenha influenciado positiva ou negativamente na escolha dele para a presidência do conselho.

“Não creio que tenha influenciado. Nas conversas, nem citei esse episódio. A operação tem uma finalidade objetiva, está dentro de um problema bem localizado. E quando se fala de políticas públicas em âmbito nacional não dá para fazer uma referência a uma ou duas operações, mas ao que vem dando certo com o passar dos anos”, comentou.

O contexto da ascensão do comandante de São Paulo foi visto como um revés por especialistas em segurança pública.

“É uma sinalização muito clara de que o modelo de São Paulo está sendo admirado por outras polícias brasileiras, infelizmente. O enfrentamento, o ‘mata lá, morre cá’ como o da Operação Verão, passa a ser referência para outros estados, como se fosse a melhor maneira de se combater a criminalidade. Esse paradigma é um erro grosseiro que comprovadamente não funciona”, afirmou Luis Flávio Sapori, sociólogo, professor da PUC-MG e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World