Ex-Sporting atira: "Se te embebedas não faz mal. Se pintas as unhas..."

Lateral espanhol falou sobre a masculinidade tóxica no futebol.

Héctor Bellerín, antigo jogador do Sporting, concedeu nos últimos dias uma entrevista à BBC. E o foco da conversa não foi apenas o futebol, mas também o que acontece fora dele.

O lateral espanhol mostrou-se muito preocupado com a constante pressão feita sobre os jogadores, considerando que se está a tornar elitista.

“É muito engraçado, porque só dizem aos futebolistas para se cingirem ao futebol quando falam ou fazem algo que não é demasiado masculino. Quando jogamos na PlayStation, conduzimos carros rápidos ou nos embebedamos, ninguém te diz nada. Mas quando Borja Iglesias pintou as unhas ou quando vou a um desfile de moda, por exemplo, já é um problema e questionam se isso não afeta o nosso futebol”, apontou.

“O futebol foca-se cada vez mais nas margens, em se pode gerar mais dinheiro e menos nas pessoas que o apoiam. É algo que a cada dia se torna mais elitista, estamos a perder um pouco a essência do que é realmente o futebol e de quem o faz. Ter o Mundial em três países diferentes torna mais difícil para os adeptos seguirem a sua nação. Estamos a perder um pouco da essência do que é verdadeiramente o futebol e de quem são as pessoas que realmente fazem o futebol, que são as pessoas que nos seguem e nos veem todos os fins-de-semana”, lamentou.

“Para mim, já passámos o tempo da sensibilização. É altura de fazer alguma coisa. Aqui em Espanha tivemos um antigo colega de equipa meu, Victor Camarasa, que precisou de se afastar do futebol por motivos de saúde mental: abriu um precedente. Aconteceu com Ricky Rubio no basquetebol. Aconteceu no ginásio. Aconteceu em todo o mundo. A vida que levamos, as pessoas desculpam-na com a quantidade de dinheiro que recebemos, mas viajamos muito, jogamos muitos jogos, somos agredidos em todos os jogos. Chego a casa com pancadas nas pernas, tive de ser operado, sofri concussões, tudo. As pessoas dizem ‘sim, mas tu ganhas muito dinheiro’. Sim, mas isso não quer dizer que não seja difícil”, afirmou ainda Héctor Bellerín.

O ex-Sporting destacou ainda a importância da sustentabilidade ambiental.

“Para mim, sempre foi algo muito importante. É algo que tive em conta em cada uma das decisões da minha vida. Fazer parte de um clube consciente de si mesmo, que tenta pôr em prática sistemas para os adeptos, os trabalhadores e também para os jogadores, de forma a terem um estilo de vida mais ecológico, é importante e uma inspiração. Às vezes, como consumidores, sentimo-nos muito culpados, mas também é o Estado e as grandes empresas que devem assumir a sua responsabilidade, porque são as que mais contaminam. Cada vez que votamos, temos uma grande oportunidade de assegurarmo-nos de que criamos um futuro mais sustentável. Em quase todos os países da Europa, poderíamos viajar de comboio. Com Arsène Wenger no Arsenal, íamos sempre de comboio para Manchester ou Liverpool, é uma opção mais simples e limpa”, finalizou.

Leia Também: Problema à vista? Ingleses garantem que Liverpool vai entrevistar Amorim

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World