Transferências por DOC e TEC são encerradas definitivamente nesta quinta-feira

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

As instituições bancárias associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) encerram definitivamente o sistema de transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC) nesta quinta-feira, 29, após 39 anos de existência.

O encerramento da modalidade começou no dia 15 de janeiro deste ano, data limite de oferta do serviço de emissão e agendamento do DOC para pessoas físicas e jurídicas – a data máxima de agendamento do DOC era esta quinta, 29 de fevereiro, para que os bancos terminassem de processar os pagamentos e finalizassem o sistema. Além do DOC, também deixa de existir a Transferência Especial de Crédito (TEC).

    O DOC foi criado pelo Banco Central em 1985. Por meio dele, os clientes faziam transferências para outras contas bancárias, mas a operação só era efetivada no dia útil seguinte em operações feitas até às 21h59 daquele dia. Se o DOC fosse feito a partir das 22h, só caía na conta do beneficiário no segundo dia útil seguinte.

    Já a TEC foi criada pelo BC para que empresas pagassem salários e benefícios aos funcionários, mas também caiu em desuso. A TEC garantia a transferência de recursos até o final do mesmo dia.

    transferências por doc e tec são encerradas definitivamente nesta quinta-feira

    Foto:

    Nas duas modalidades, o valor máximo transacionado era de até R$ 4.999,99, que poderia ser agendado para beneficiar outra conta, inclusive de um banco diferente. Nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoas físicas.

    Mesmo antes do Pix, o DOC enfrentava a concorrência de um meio de transferência mais rápido: a Transferência Eletrônica Disponível (TED), que foi criada em 2002 e que permite que o envio de dinheiro seja efetivado no mesmo dia caso a operação aconteça até às 17h. A TED continuará existindo, e é um meio de pagamento popular para transferências de grandes valores.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World