Putin acelerou a transição ecológica na UE, diz Ursula von der Leyen

putin acelerou a transição ecológica na ue, diz ursula von der leyen

“A nova economia de energia limpa tem a ver com interdependências”, disse Ursula von der Leyen

“Há dois anos, uma em cada cinco unidades de energia consumida na União Europeia provinha de combustíveis fósseis russos. Hoje, é uma em cada vinte”, disse Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, na terça-feira, durante uma sessão para comemorar o 50º aniversário da Agência Internacional de Energia (AIE).

“Obtivemos mais energia proveniente de fontes renováveis na União Europeia do que da Rússia. E no ano passado, pela primeira vez, produzimos mais eletricidade a partir do vento e do sol do que a partir do gás. Portanto, a tentativa de Putin de chantagear a nossa União falhou completamente. Pelo contrário, ele realmente impulsionou a transição ecológica”, acrescentou a presidente.

Antes de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, desencadear a invasão em larga escala da Ucrânia, em fevereiro de 2022, a UE era altamente dependente da importação de combustíveis fósseis russos, especialmente gás, que recebia a um preço baixo através de uma extensa rede de gasodutos.

Mas a guerra forçou os Estados-membros da União a cortar drasticamente os combustíveis russos do sistema energético, através de uma combinação de sanções (ao petróleo e ao carvão) e iniciativas nacionais (no gás) destinadas a privar o Kremlin de uma importante fonte de receitas.

Von der Leyen observou que, apesar dos esforços feitos na sequência da crise energética de 2022, o ritmo global da transição para um sistema ambientalmente mais sustentável  é “ainda muito lento” e instou os governos a aumentar a capacidade de produção de energia renovável, mobilizando quantidades “massivas” de investimento e a trabalhando em conjunto para garantir acesso a matérias-primas e promover a inovação.

“A velha economia dos combustíveis fósseis tem tudo a ver com dependências. A nova economia de energia limpa tem tudo a ver com interdependências”, disse Ursula von der Leyen.

Ainda chega muito gás russo à UE

De acordo com os últimos números fornecidos pela Comissão Europeia, a taxa de dependência da UE do gás russo caiu de 45% em 2021 para 15% em 2023.

O facto de alguns países europeus continuarem a comprar gás russo, quer através de gasodutos na Europa Central, quer através de terminais de GNL em França, Bélgica e Espanha, tem causado atritos persistentes entre os Estados-membros.

Alguns países querem que o bloco adopte uma proibição de importação juridicamente vinculativa, uma vez que tal foi feito ao nível do petróleo e do carvão russos.

Na segunda-feira, o governo austríaco admitiu que a taxa de dependência do país do gás russo aumentou: de 76% em novembro para 98% em dezembro de 2023, o valor mais elevado desde o início da invasão.

A ministra da Energia austríaca, Leonore Gewessler, atribuiu a situação a um contrato assinado entre a OMV, a principal empresa de energia da Áustria, e a Gazprom, o monopólio estatal da Rússia, que vigora até 2040.

“O mercado e as empresas de energia que dele fazem parte não estão a cumprir a sua responsabilidade de reduzir suficientemente a dependência do gás russo. A diversificação das nossas importações de gás está a avançar muito lentamente”, disse Gewessler.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World