Homicídios aumentaram nos Estados Unidos em 2020, revela FBI

© Reuters O número de homicídios nos EUA aumentou quase 30 por cento em 2020, o maior aumento registado em apenas um ano no país. Embora desde 1960 não haja um aumento tão elevado de assassinatos, a ocorrência de crimes graves diminuiu no ano passado.

De acordo com os dados oficiais do Departamento Federal de Investigação (FBI na sigla em inglês), divulgados na segunda-feira, em 2020 registaram-se 21.570 homicídios em diversas cidades norte-americanas. Comparativamente a 2019, houve mais 4.901 assassinatos nos Estados Unidos em apenas um ano, ou seja, mais 30 por cento do que no ano anterior.

Não havia um aumento tão acentuado desde a década de 1960, quando começaram a ser recolhidos e analisados os dados oficiais de criminalidade no país. Foi registado em várias cidades norte-americanas.

Segundo os primeiros números oficiais e consolidados a partir de dados de cerca de 16 mil das 18 mil agências de segurança no país, o aumento dos homicídios, particularmente marcado a partir de junho de 2020, abrange todo o território dos EUA, apesar de a Louisiana se manter no topo dos Estados com mais assassinatos.

Os especialistas em criminalidade referem que este aumento significativo coincidiu aproximadamente com os 18 meses da pandemia da Covid-19. A taxa de homicídios continuou, aliás, a aumentar em 2021, embora o ritmo tenha diminuído nos últimos meses, com o alívio das restrições.

Já a taxa de crimes violentos – que inclui assassinatos, agressão, roubo e violação – aumentou cerca de cinco por cento no ano passado, apesar de os crimes contra a propriedade continuarem a diminuir, registando-se uma queda de oito por cento em relação a 2019.

Crimes aumentaram percentualmente em cidades menos populosas

Como explicou ao New York Times o consultor Jeff Asher, embora seja o maior aumento das últimas seis décadas, a taxa de homicídios ainda está abaixo dos picos históricos da década de 1990. Contudo, o especialista em criminalidade referiu que os números de 2020 mostram que o problema se tornou muito mais generalizado.

“Nos anos 1990, Nova Iorque e Los Angeles eram palco de 13,5 por cento de todos os assassinatos a nível nacional. No ano passado, registavam menos de quatro por cento”, disse. “Portanto, agora está muito mais disperso do que nos anos 90”.

Conforme revelam os últimos dados do FBI, os homicídios aumentaram mais em termos percentuais em cidades com populações entre as dez mil e as 25 mil pessoas do que em cidades com cerca de um milhão de habitantes.

“Subiu mais de 30 por cento em ambos, mas foi um pouco pior em termos percentuais em cidades mais pequenas”, confirmou Asher.

“Foi mau em todo o país”.

A maioria dos crimes violentos registados no ano passado envolveu o uso de armas de fogo, tendo sido cometidos quase 77 por cento dos assassinatos com algum tipo de arma. O número de crimes com armas de fogo tem aumentado nos últimos anos, mas foi a primeira vez que ultrapassou os 75 por cento.

Pandemia aumentou criminalidade?

O relatório do FBI não explora o que poderá ter proporcionado o aumento ou a diminuição de vários crimes. Mas os especialistas consideram que há vários fatores que contribuem para as variações anuais, e a crise provocada pela Covid-19 e as consequências do assassinato de George Floyd provavelmente são algumas das causas para ter aumentado tanto a taxa de homicídios em 2020.

Embora o número de cerca de 21.500 pessoas assassinadas no ano passado ainda esteja abaixo do recorde estabelecido durante a violência do início da década de 1990, várias cidades, como Albuquerque, Des Moines, Indianápolis, Memphis, Milwaukee e Syracuse, registaram o maior número de homicídios de sempre, indica o relatório.

Não há uma explicação simples para o aumento acentuado, havendo vários fatores que podem estar a impulsionar a violência, incluindo a crise social e económica causado pela pandemia e um grande aumento da compra de armas.

“É uma tempestade perfeita”, afirmou Harold Medina, chefe do Departamento de Polícia de Albuquerque, apontando a Covid-19, a precipitação de protestos de justiça social e outros fatores que podem ter contribuído. “Não há apenas um fator que podemos apontar para explicar o que está a acontecer”.

De facto, a venda de armas disparou durante a pandemia, assim como os tiroteios.

Os homicídios em 2021 já aumentaram cerca de dez por cento em relação a 2020, em 87 cidades, acrescentou ainda Asher, que considera que a pandemia teve um papel significativo neste aumento, provocando “stress económico e social” e criando um clima de incerteza e mal-estar. Milhões de norte-americanos perderam o emprego, negócios e, em alguns casos, as casas por causa da pandemia. O sentimento generalizado de desespero ajudou a alimentar a fricção social e o crime. Além disso, muitas pessoas também enfrentaram traumas por perder familiares devido à infeção.

“As pessoas estão desesperadas e não têm muitas opções, então voltam-se para a violência como uma forma de resolver as coisas”, disse Enrique Cardiel, um organizador comunitário e profissional de saúde pública no bairro com o maior número de mortes em Albuquerque.

Ao mesmo tempo, os departamentos de polícia às vezes trabalhavam com um número reduzido de polícias disponíveis por causa das quarentenas durante a pandemia, o que limitava os serviços públicos, como aconselhamento de saúde mental, e agravava os problemas.

Toda a gente no país está a sofrer de uma pequena síndrome traumática pós-Covid e ninguém sabe o que vai acontecer”, explicou também Peter N. Winograd, professor emérito da Universidade do Novo México que trabalha como consultor para o Departamento da Polícia de Albuquerque.

Os protestos que eclodiram após o assassinato de George Floyd por um polícia, em Minneapolis, também foram um fator importante em 2020.

Por um lado os especialistas consideram que a polícia, sob intensa vigilância e estando desmoralizada, se desleixou em alguns aspetos na prevenção de crimes. Por outro lado, pode ter havido uma diminuição do respeito pela polícia que levou mais pessoas a tentar fazer justiça pelas próprias mãos.

“A desconfiança da polícia, a moral baixa entre os agentes, o facto de a polícia estar menos proativa” foram fatores que também contribuíram, continuou Winograd.

Há ainda outros fatores mais habituais, como a combinação de drogas, dinheiro e armas, que já há muito tempo é um dos motivos para mortes violentas entre jovens.

“Muitos destes casos são de pessoas afetadas pela pobreza e problemas de saúde mental e pelo vício de drogas, e que acabam a resolver muitas das disputas com armas de fogo”, disse Liz Thomson, que costumava supervisionar as investigações de homicídio para o Departamento de Polícia de Albuquerque.

Internet Explorer Channel Network
News Related

OTHER NEWS

Ferro Rodrigues evoca Aristides e alerta para fenómenos atuais de ódio racial

© TVI24 Ferro Rodrigues evoca Aristides e alerta para fenómenos atuais de ódio racial O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, evocou esta terça-feira o “ilustre português” Aristides ... Read more »

"Dragões" aterram em Idanha-a-Nova para filmagens de Game of Thrones

O spin-off estreia no próximo ano. © REPRODUÇÃO/TWETTER: House of The Dragon A produção da série de ficção Game of Thrones: House of the Dragon avança após a divulgação do ... Read more »

INSA lidera estudo europeu para avaliar impacto da pandemia no estado nutricional infantil

© Fornecido por Lusa Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge Lisboa, 19 out 2021 (Lusa) – O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) vai liderar um estudo ... Read more »

Piscina Natural: 10 Coisas que Deve Saber Sobre Ela

A piscina natural ou biológica é uma alternativa interessante à piscina tradicional. De facto, uma piscina tradicional acaba por tranquilizar com tantos tantos produtos necessários para manter a água limpa ... Read more »

Mundiais no Japão: Filipa Martins alcança feito inédito para a ginástica lusa

A ginasta tornou-se a primeira portuguesa a garantir presença numa final por aparelhos em Mundiais de ginástica artística © FABRICE COFFRINI A portuguesa Filipa Martins garantiu esta terça-feira presença nas ... Read more »

Ofertas até 7.000€. Honda Portugal promove mais um Honda Days

© Fornecido por Turbo.pt A Honda Portugal prepara-se para levar a cabo, já nos próximos dias, mais uma edição dos seus Honda Days, iniciativa durante a qual a marca japonesa ... Read more »

Mais de dez mil crianças foram mortas ou feridas durante o conflito no Iémen, diz a ONU

© TVI24 Mais de dez mil crianças foram mortas ou feridas durante o conflito no Iémen, diz a ONU Cerca de dez mil crianças foram mortas ou feridas durante a ... Read more »

Djokovic mantém tabu sobre vacina e Open da Austrália

Djokovic tem estado ausente da competição desde a derrota na final do Open dos EUA, diante do russo Daniil Medvedev, início de setembro. © USA Today Sports O líder da ... Read more »

Letónia vai adotar confinamento de quase um mês por aumento de infeções

A Letónia inicia, na quinta-feira, um confinamento de quase um mês, que incluirá recolher obrigatório, devido ao agravamento do número de infeções por covid-19 no país, onde a taxa de ... Read more »

Petit de saída do Belenenses SAD

Treinador já se despediu dos jogadores. © MIGUEL A. LOPES Petit vai abandonar o comando técnico do Belenenses SAD. Ao que o “Mercado Aberto” conseguiu apurar, o técnico falou com ... Read more »

"Epidemia da obesidade infantil" continua a aumentar na Europa

O responsável do Gabinete Europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) João Breda alertou hoje para o facto de a “epidemia da obesidade infantil” continuar a aumentar, considerando-a como “uma ... Read more »

Aristides de Sousa Mendes "mudou a história de Portugal e projetou Portugal no mundo"

© TVI24 Aristides de Sousa Mendes “mudou a história de Portugal e projetou Portugal no mundo” Aristides de Sousa Mendes “mudou a história de Portugal e projetou Portugal no mundo”, afirmou esta ... Read more »

Covid-19: Letónia vai adotar confinamento de quase um mês por aumento de infeções

© Fornecido por Lusa People protest against COVID-19 measures in Riga Helsínquia, 19 out 2021 (Lusa) – A Letónia inicia, na quinta-feira, um confinamento de quase um mês, que incluirá ... Read more »

William e Kate "reciclam" looks para chamar a atenção para as alterações climáticas

© TVI24 William e Kate “reciclam” looks para chamar a atenção para as alterações climáticas O Príncipe William e Kate Middleton presidiram a gala dos prémios Earthshot – um prémio ... Read more »

Piden "Plan B" ante auge de contagios en Gran Bretaña

© Proporcionado por Associated Press ARCHIVO – En esta imagen de archivo del 4 de octubre de 2021, gente viajando en el metro con mascarillas para combatir los contagios de ... Read more »

Pandemia já matou mais de 4,9 milhões de pessoas em todo o mundo

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.902.638 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência de notícias ... Read more »

Atenção: Cientistas procuram pessoas resistentes à Covid-19

É o seu caso? © Shutterstock É o seu caso? A comunidade científica está cada vez mais certa de que existem sinais genéticos claros que indicam uma menor predisposição para ... Read more »

Covid-19: Pandemia já matou mais de 4,9 milhões de pessoas em todo o mundo

© Fornecido por Lusa Relatives visit Covid-19 cemetary in Medan Paris, 19 out 2021 (Lusa) – A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.902.638 pessoas em todo o ... Read more »

Belenenses: Petit despediu-se do plantel e vai sair

© Maisfutebol Belenenses: Petit despediu-se do plantel e vai sair Petit anunciou na manhã desta terça-feira, ao plantel do Belenenses, a decisão de abandonar o projeto, sabe o Maisfutebol. O ... Read more »

HRW: Cuba respondió a protestas con abusos sistemáticos

MIAMI (AP) — La organización defensora de derechos humanos Human Rights Watch denunció el martes que el gobierno de Cuba respondió a las protestas callejeras de julio pasado con “detenciones ... Read more »

US coronavirus: Seniors are particularly vulnerable to Covid-19. So far, 1 in 7 have gotten a booster shot of vaccine

As the US tries to bring Covid-19 under control before a potential winter spike, health experts are encouraging vulnerable people to get a booster vaccine dose. So far, about 15% ... Read more »

Incentivos à compra de carros elétricos e bicicletas

Ambiente De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2022, o Governo vai manter no próximo ano os incentivos à compra de veículos de baixas emissões, 100% elétricos ... Read more »

Excesso de peso e obesidade infantil diminuem Portugal mas ainda atinge 30% das crianças

© Fornecido por Lusa PORTUGAL: MARCHA/OBESIDADE INFANTIL Lisboa, 19 out 2021 (Lusa) – As prevalências de excesso de peso e obesidade infantil baixaram em todas as regiões do país entre ... Read more »

Covid-19: Rússia bate recorde de mortes pela doença

Rússia tem o pior dia de mortes por covid-19 desde o início da pandemia, registando 1015 óbitos nas últimas 24 horas, além de reportar mais de 33.700 novas infeções, de ... Read more »

Marido de Ana Hickmann recorda início da luta contra o cancro

Alexandre Correa homenageou os médicos e lembrou a batalha que começou há um ano. © Instagram Alexandre Correa homenageou os médicos e lembrou a batalha que começou há um ano. ... Read more »

Concorrência brasileira aprova venda dos ativos de fibra ótica da Oi

© Swipe News, SA Oi logo stands at a shop forefront in Rio de Janeiro downtown, Brazil, Wednesday, Oct. 2nd, 2013. (Dado Galdieri) A venda de parte dos ativos de ... Read more »

Filha de Angelina Jolie brilha com vestido icónico da mãe

Ainda se lembra do look de Angelina Jolie nos Óscares de 2014? Angelina Jolie e os filhos na estreia de ‘Eternals’ Angelina Jolie na estreia de ‘Eternals’ Angelina Jolie na ... Read more »

João Lourenço diz que regresso de ex-PR angolano é bom para o partido e para o país - FT

Luanda, 19 out 2021 (Lusa) – O Presidente angolano, João Lourenço, pronunciou-se pela primeira vez sobre o regresso do seu antecessor, José Eduardo dos Santos, ao país, afirmando ser bom ... Read more »

França usa "blockchain" e moeda digital para comprar e vender dívida soberana em projeto piloto

Um consórcio de instituições financeiras, o banco central e a gestora pública de dívida francesa testaram a viabilidade de uma moeda digital nas transações de dívida, noticia o “Financial Times”. ... Read more »

Pedro Santos lidera top 10 dos portugueses no estrangeiro

© Maisfutebol Pedro Santos lidera top 10 dos portugueses no estrangeiro Pedro Santos esteve em destaque no fim de semana ao apontar um golo e fazer duas assistências na vitória ... Read more »

Moçambique/Dívidas: Credit Suisse à beira de acordo com Justiça dos EUA

© Fornecido por Lusa Credit Suisse general assembly Nova Iorque, 19 out 2021 (Lusa) – O banco Credit Suisse está à beira de um acordo com o governo dos Estados ... Read more »

"Tsunami de lava" e novo delta no horizonte do vulcão Cumbre Vieja

© EPA/MIGUEL CALERO Imagem do cone principal do vulcão registada a 17 de outubro Cumpre-se esta terça-feira, 19 de outubro, um mês sobre a erupção do vulcão na reserva natural ... Read more »

Resumo: Leandro prepara surpresa romântica a Mel

Leandro prepara surpresa romântica a Mel. © SIC *OS RESUMOS DOS EPISÓDIOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA Linda chega e conta a Romeu o que ... Read more »

Fiel à tradição

A cada semana, em parceria com o Recheio – Cash & Carry, o Boa Cama Boa Mesa sugere um restaurante, com selo de qualidade. © Boa Cama Boa Mesa A ... Read more »

Resumo: Tomás tenta obter a confissão de Carlota sobre a morte de Artur

Tomás tenta obter a confissão de Carlota sobre a morte de Artur. © SIC *OS RESUMOS DOS EPISÓDIOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA Guida diz ... Read more »

Príncipe Carlos teme pelo futuro do neto, George. O motivo

O príncipe de Gales voltou a chamar a atenção para o tema das alterações climáticas. © Getty Images O príncipe de Gales voltou a chamar a atenção para o tema ... Read more »

Produção na construção em Portugal teve o maior aumento da UE

© Swipe News, SA World of Wine, WOW, obras, construção Agosto foi sinónimo de quebras na construção, tanto na União Europeia (UE) como na Zona Euro. Mas Portugal, para além ... Read more »

"Um conto de fadas". Veja o vestido de noiva da filha de Bill Gates

Jennifer Gates deu o nó no passado fim de semana. © Instagram – Jennifer Gates Jennifer Gates deu o nó no passado fim de semana. A filha mais velha de ... Read more »

Salah 'estica a corda' e exige receber mais do que Cristiano Ronaldo

Internacional egípcio pretende receber mais de 470 mil euros por semana para renovar com o Liverpool. © Getty Images Internacional egípcio pretende receber mais de 470 mil euros por semana ... Read more »

Susana Rodrigues assume liderança de RH da Vanguard Properties Portugal

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online A Vanguard Properties Portugal contratou Susana Rodrigues para reforçar a sua equipa e assumir a área dos recursos humanos ... Read more »