As origens de 6 raças de cachorros muito populares

Cachorros fazem parte do nosso cotidiano como seres integrados à família. Não à toa, os cães são chamados de melhores amigos do homem. Todavia, se conhecemos que sua ancestralidade está intimamente ligada à domesticação dos lobos, conhecemos pouco – ou quase nade – sobre suas origens.

A máxima vale tanto para as espécies mais antigas e tradicionais de cães, como para as mais recentes, fruto de cruzamento de raças selecionadas por conta de características específicas, como velocidade, inteligência e bravura. Convidamos você a mergulhar conosco na história desses cães.

1. Pastor alemão

as origens de 6 raças de cachorros muito populares

O pastor alemão, como o nome sugere, foi desenvolvido para cuidar de ovelhas. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

O criador do pastor alemão é conhecido: Max Emil Frederick von Stephanitz, um estudante de veterinária de Berlim que, no fim do século XIX, desejava criar uma raça perfeita para o pastoreio de ovelhas. Ele passou a observar diferentes raças, em busca de qual poderia oferecer as características exatas para sua finalidade.

Foi no cão da raça Horand von Grafrath que o estudante encontrou a inteligência e velocidade necessárias, incluindo-o como o modelo essencial para a reprodução dos cães de pastoreio a partir de então. Max mudou o nome da raça, que é considerada a origem dos pastores alemães, o primeiro de sua espécie.

2. Poodle

as origens de 6 raças de cachorros muito populares

O famoso poodle tem três tipos de tamanhos diferentes. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Muito popular nos anos 1990, o poodle é uma raça de cachorro conhecida por ser muito inteligente, cheia de vitalidade e muito bem-humorada. Guarda uma curiosidade, pois existem três variedades de tamanho, mas são considerados da mesma raça.

Sua história é um pouco nebulosa, o que dificulta determina sua ancestralidade. No entanto, acredita-se que seja descendente do cão d’água frisado (de origem alemã) ou do barbet (de origem francesa).

3. Golden retriever

as origens de 6 raças de cachorros muito populares

O golden retriever provavelmente surgiu na Escócia. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Amigáveis, ótimos caçadores e excelentes cães-guias, os golden retrievers são cachorros muito populares, especialmente em famílias com crianças. Ainda que sua origem seja incerta, sabe-se que surgiram na Escócia do século XIX, ainda que algumas teorias coloquem a raça como cruzamento de cachorros de circo romenos com cães de caça.

O consenso é que seu criador teria sido o Barão de Tweedmouth, político e homem de negócios, conhecido por ser um famoso criador de cães no Reino Unido durante o século XIX. A questão incerta é sobre quais raças teriam sido criadas até que ele chegasse no golden retriever.

4. Buldogue inglês

as origens de 6 raças de cachorros muito populares

O buldogue inglês foi citado até em obras de Shakespeare. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

O buldogue inglês (que no exterior são chamados apenas como buldogues) é uma raça de cachorro com história superior a 500 anos. Até mesmo na obra do escritor e dramaturgo William Shakespeare é possível encontrar referências à raça. Historicamente, teria sido um tipo de cão usado na lida com touros, na Inglaterra dos séculos XVI e XVII.

A teoria é de que tenha surgido a partir de uma combinação entre o mastim e o pug. No século XIX, os buldogues quase desapareceram quando a Inglaterra proibiu as touradas. A situação só se reverteu quando a raça foi adotada como uma espécie de estimação e não mais de cão de guarda.

5. Dachshund

as origens de 6 raças de cachorros muito populares

O buldogue inglês foi citado até em obras de Shakespeare. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Popularmente conhecido como “salsicha”, o dachshund é uma raça de cachorro cuja história remonta o século XV, ainda que a forma atual que vejamos por aí tenha se estabelecido apenas no século XVII.

De acordo com pesquisadores, a raça foi criada na Alemanha com o objetivo de servir na caça aos texugos, a partir de uma mistura de terriers, pointers e cães de caça. Ela é considerada uma das espécies caninas com maior expectativa de vida.

6. Labrador retriever

as origens de 6 raças de cachorros muito populares

O labrador foi desenvolvido no Canadá e tem excelentes habilidadesd e natação. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Um dos cachorros com maior habilidade em nado, o labrador retriever tem origem no século XVIII, no Canadá. A chegada de colonizadores à região teria levado a que cães d’água fossem cruzados com raças locais, resultando numa espécie chamada de Cão de Saint John.

Os filhotes desses teriam sido levados para a Inglaterra, onde novos cruzamentos resultaram no labrador retriever como o conhecemos hoje. Os Saint John resistiram até a década de 1980, quando foram extintos.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World