Segunda fase de projeto para reduzir uso inapropriado de urgências avança terça-feira

segunda fase de projeto para reduzir uso inapropriado de urgências avança terça-feira

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Lisboa, 14 jan 2024 (Lusa) – A segunda fase do projeto-piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”, para reduzir a utilização inapropriada dos serviços de urgência, começa na próxima terça-feira, depois de uma avaliação “extremamente favorável” na primeira fase.

A primeira fase decorreu durante o segundo semestre de 2023, nos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, e a segunda fase, a iniciar na próxima terça-feira, dia 16, avança na Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

“A primeira fase deste novo modelo de organização, encaminhamento e referenciação de doentes decorreu durante o segundo semestre do ano anterior, tendo tido uma avaliação extremamente favorável”, refere, em comunicado, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

De acordo com a DE-SNS, durante o período de funcionamento da primeira fase do projeto-piloto, a partir de maio de 2023, “foram agendadas, pela Linha SNS 24, nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), cerca de 17.500 consultas, marcadas com data e hora (em menos de 24h)”.

Diz que, dessa forma, foi possível evitar “atendimentos não justificados em serviço de urgência hospitalar”, além de melhorar a qualidade da resposta, “assegurando sempre a segurança dos processos”.

“Foi possível ainda que, através da Linha de Saúde SNS 24, cerca de 7.000 utentes ficassem em autocuidados, do mesmo modo que a Medicina Geral e Familiar (CSP) procedeu ao agendamento direto de 265 consultas abertas hospitalares, em diferentes especialidades, bem como sessões de hospital de dia, para utentes com agudizações de doenças crónicas”, lê-se no comunicado.

Por outro lado, com a referenciação direta de doentes para o serviço de hospitalização domiciliária, evitou-se o recurso ao serviço de urgência, “cumprindo com o verdadeiro espírito das unidades locais de saúde recentemente criadas”.

A DE-SNS salienta que o objetivo desta mudança é que o doente, em caso de doença aguda, ligue sempre primeiro para a linha SNS24, “de forma a poder ser orientado para o local mais adequado à sua situação clínica, evitando deslocações e perda de tempo desnecessárias e sobrecarga do serviço de urgência”.

Desta forma, as urgências ficam mais disponíveis para as situações de doença grave.

Os concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde foram os escolhidos para a implementação deste projeto-piloto porque têm bons acessos rodoviários, com tempos curtos de deslocação, 99% da população te médico de família e os cuidados de saúde primários estão totalmente organizados em unidades de saúde familiar, tal como refere a portaria que define as condições de implementação da segunda fase do projeto.

SV // SF

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World