Polícia francesa não utiliza gerador a diesel para carregar o motor de carros elétricos

Um vídeo viral não prova que carros elétricos da polícia francesa são movidos por geradores a diesel, como sugerem publicações com mais de 20 mil interações nas redes sociais desde 4 de fevereiro de 2024. As imagens que embasam a alegação mostram um veículo elétrico da polícia municipal de Montpellier sendo abastecido por um gerador. Mas o aparelho em questão fornece energia apenas para computadores, rádios e telas transportados no veículo, que funciona como uma delegacia móvel. De acordo com a Renault, fabricante do automóvel, o gerador não abastece o motor dos carros, que são 100% elétricos. 

“Os carros elétricos da polícia francesa são alimentadas por geradores a diesel”, diz uma das publicações que circulam no X, no Instagram, no Facebook, no TikTok e no Kwai.

polícia francesa não utiliza gerador a diesel para carregar o motor de carros elétricos

Captura de tela feita em 21 de fevereiro de 2024 de uma publicação no X

O vídeo que acompanha as publicações mostra um automóvel parado enquanto é abastecido por um gerador. No carro, é possível identificar as inscrições, em francês: “Polícia Municipal”, “Veículo Elétrico” e “Montpellier”.

As publicações têm um tom crítico às práticas adotadas por diversos países no combate ao aquecimento global e a iniciativas como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que pretende reduzir as emissões de gases de efeito estufa do planeta.

Alguns comentários na publicação exemplificam isso: um usuário afirma que “essa agenda global seria cômica, se não fosse trágica!”, enquanto outro diz que “esse vídeo deveria ser o comercial da tal agenda 2030”.

Mas o carro elétrico da polícia francesa que aparece nas imagens não é movido por um gerador a diesel, como afirmam as postagens.

Gerador para outros equipamentos

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo viral levou a uma matéria, publicada em 2021 pela imprensa local, que permitiu confirmar que o automóvel é, de fato, o modelo utilizado pela polícia municipal de Montpellier, na França. A notícia informava que o município havia adquirido duas estações móveis 100% elétricas.

No site da polícia municipal foram encontradas mais informações sobre o automóvel, que funciona como uma delegacia móvel. Os chamados postos de comando móveis foram idealizados para ser um “instrumento de prevenção e proximidade” da polícia municipal e atender a população, tendo sido planejado também para atuar em eventos ou grandes manifestações no acolhimento ao público.

De acordo com a Prefeitura de Montpellier, os postos foram criados em 2016 e em 2021 passaram a ser elétricos.

Segundo a polícia, o veículo tem as funcionalidades de um posto de comando, com uma área de recepção ao público e equipamentos informáticos, de rádio e vídeo, que funcionam com energia elétrica a partir de uma tomada externa ou em modo autônomo, usando um gerador.

Mais informações sobre o carro foram encontradas em um documento do órgão destinado à imprensa, como desenhos da planta do veículo, que permitem ver as áreas internas mencionadas.

polícia francesa não utiliza gerador a diesel para carregar o motor de carros elétricos

Captura de tela feita em 26 de fevereiro de 2024 de desenhos da planta dos carros no documento da polícia municipal de Montpellier

Em publicações da polícia municipal de Montpellier nas redes sociais é possível ver, ainda, o símbolo da fabricante de carros Renault nos veículos elétricos.

Contatada pela AFP, a assessoria de imprensa da Renault na França informou que o modelo que aparece no vídeo é um Renault Master E-Tech, movido 100% a energia elétrica.

De acordo com a fabricante, trata-se de um veículo de emergência que conta com recursos para carregar os materiais eletrônicos que transporta, como computadores e telas, mas nunca o motor.

“Esta alimentação de emergência alimenta apenas os equipamentos eletrônicos do veículo (12V) e apenas quando o veículo está parado (em nenhum caso alimenta o motor)”, indica a nota enviada à AFP por e-mail pela assessoria de imprensa da Renault em 20 de fevereiro de 2024.

A fonte de alimentação, segundo a empresa, pode ser uma bateria reserva ou um gerador, ficando a critério do cliente. Além disso, a Renault informou que o vídeo mostra um gerador a gasolina, e não a diesel, como indicam os comentários. De fato, essa é a fonte de energia citada pelos fabricantes de geradores que se assemelham ao visto na gravação viral.

Procurada pelo Comprova, projeto de verificação colaborativa do qual o AFP Checamos faz parte, a Prefeitura de Montpellier não retornou o contato até o momento de publicação desta checagem.

França tem incentivado uso de veículos elétricos

A França tem planos de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 50% até 2030, em comparação com os níveis de 1990. Uma dessas iniciativas é diminuir o consumo de combustíveis fósseis na área do transporte, que representa mais de 30% das emissões.

Para isso, o governo francês tem criado incentivos para popularizar os carros elétricos. Assim, as frotas policiais também começaram a receber automóveis elétricos, como é o caso da Polícia Municipal de Montpellier, no sul da França.

A energia que abastece os veículos é proveniente, principalmente, de usinas nucleares. Segundo a Rede de Transmissão de Eletricidade (RTE), operadora do sistema de transmissão de eletricidade da França, 67% da energia elétrica do país vem dessa fonte.

Os automóveis do modelo Renault Master E-Tech 100% elétricos foram introduzidos no Brasil em 2022.

Esse texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas da AFP e do Estadão.

Referências

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World