Sabe como vamos ter aos sítios certos na Internet?

windows, microsoft, sabe como vamos ter aos sítios certos na internet?

Os browsers e outras ferramentas de rede não utilizam nomes de domínio para encontrar a localização dos dados de que necessitam, utilizam endereços IP. No entanto, os endereços IP numéricos são difíceis de lembrar, razão pela qual precisamos de nomes de domínio como www.leak.pt para encontrarmos os sites que utilizamos. Dito isto vamos explicar-lhe como […]

Os browsers e outras ferramentas de rede não utilizam nomes de domínio para encontrar a localização dos dados de que necessitam, utilizam endereços IP. No entanto, os endereços IP numéricos são difíceis de lembrar, razão pela qual precisamos de nomes de domínio como www.leak.pt para encontrarmos os sites que utilizamos. Dito isto vamos explicar-lhe como vamos ter aos sítios certos na Internet.

Sabe como vamos ter aos sítios certos na Internet?

windows, microsoft, sabe como vamos ter aos sítios certos na internet?

jogar mais rápido online

O DNS (Domain Name System) é uma base de dados de endereços IP públicos e os nomes de domínio associados a cada endereço. Assim é utilizado para traduzir um nome de domínio de fácil utilização para um endereço IP de fácil utilização.

Normalmente, o servidor DNS a que os seus dispositivos se ligam por defeito é definido pelo seu fornecedor de serviços Internet (ISP). Mas só porque é o preferido pelo ISP, isso não significa que seja o melhor DNS para si.

Como funcionam os servidores DNS

Um servidor DNS é, na verdade, um conjunto de servidores que trabalham em conjunto. Quando escreve um nome de domínio num browser, esses dados vão para um servidor de resolução de DNS. O resolvedor interage com os outros servidores para encontrar o endereço IP associado ao domínio.

windows, microsoft, sabe como vamos ter aos sítios certos na internet?

internet

Quando o endereço IP é confirmado como correto, é enviado de volta para o servidor de origem como o endereço onde o browser pode encontrar os dados necessários para carregar o sítio Web. Surpreendentemente, este processo aparentemente complexo é normalmente concluído em escalas de tempo medidas em milissegundos.

Porquê mudar os servidores DNS?

Existem várias razões pelas quais os jogadores podem querer ou precisar de alterar o seu servidor DNS, mas as principais razões são a velocidade e a eficiência da pesquisa. Embora a alteração do servidor DNS não aumente a largura de banda nem acelere diretamente a sua ligação à Internet, pode afetar a eficiência com que os dados são transferidos.

Quando está a jogar online, os dados são enviados para trás e para a frente entre o seu computador e vários endereços IP. Para tal, os pedidos têm de passar por qualquer servidor DNS que o seu computador esteja atualmente configurado para utilizar. Quanto mais rápido e eficiente for o servidor DNS, mais rapidamente estes pedidos podem ser concluídos e melhor será a sua experiência de jogo online.

windows, microsoft, sabe como vamos ter aos sítios certos na internet?

jogar mais rápido online

O efeito exato que a alteração do seu servidor DNS terá no ping, nas taxas de perda de pacotes e noutras variáveis de jogo depende de vários fatores. Algo tão simples como a sua proximidade do centro de dados onde o servidor DNS está localizado pode fazer uma grande diferença.

Todos os servidores DNS listados aqui têm o potencial de melhorar a sua experiência de jogo online. Mas eles podem não funcionar igualmente bem para todos que os utilizam. Com isso em mente, vale a pena testar alguns ou mesmo todos eles para encontrar aquele que atende às suas necessidades.

Cloudflare

O Cloudflare DNS é um dos servidores mais conhecidos e mais utilizados no mundo. Tem a reputação de ser rápido e reativo, reportando uma velocidade de pesquisa média de 11ms. Isto pode ser quatro vezes mais rápido do que o servidor DNS padrão definido pelo seu ISP.

windows, microsoft, sabe como vamos ter aos sítios certos na internet?

servidor dns online

Os servidores utilizam protocolos de segurança DNSSEC que oferecem um elevado nível de proteção contra potenciais ataques enquanto joga. Para maior tranquilidade, a Cloudflare elimina os registos de dados após 24 horas, para que não tenha de se preocupar com a recolha e utilização dos seus dados de navegação. Pode experimentar o DNS primário utilizando o endereço IP 1.1.1.1 e em 1.0.0.1 o DNS secundário.

DNS público do Google

O servidor DNS público da Google promete acelerar a sua navegação, fornecer segurança extra através da encriptação DNS sobre TLS (DoT) ou DNS sobre HTTPS (DoH) e impedir redireccionamentos de domínios inexistentes. A infraestrutura mundial da Google significa que a ligação ao DNS pode se transferir automaticamente para o centro de dados mais próximo de si para obter as melhores velocidades quando está a jogar os seus jogos favoritos.

windows, microsoft, sabe como vamos ter aos sítios certos na internet?

verificação de palavras-passe da Google, servidor dns online

A Google fornece um DNS primário e secundário para IPv4 e também tem opções para IPv6 se precisar de utilizar o protocolo mais recente. Pode ligar-se ao DNS público do Google utilizando o endereço IP 8.8.8.8 para o servidor principal, e 8.8.4.4 para o servidor secundário.

OpenDNS

É improvável que a versão gratuita do OpenDNS, que faz parte da Cisco Systems Inc., seja tão rápida como os servidores DNS da Google ou da Cloudflare, mas vale a pena considerá-la. O OpenDNS apresenta um tempo de atividade de 100%, pelo que não terá de se preocupar com endereços IP inacessíveis ou falhas de domínio. Isto torna-o uma escolha fiável para jogos.

Entretanto também lhe oferece várias opções de filtragem quando não joga, permitindo-lhe bloquear sites individuais (ou categorias inteiras de sites) e impedir que sites de phishing conhecidos se carreguem no seu PC. Pode experimentar o servidor OpenDNS gratuito em 208.67.222.222 para o servidor principal e 208.67.220.220

para o servidor secundário.

Como alterar o servidor DNS no Windows

Assim pode alterar o servidor DNS que o seu PC Windows utiliza a partir das definições principais do sistema.

windows, microsoft, sabe como vamos ter aos sítios certos na internet?

servidor dns online

Assim no Windows 11, abra Definições > Rede e Internet > Wi-Fi > Propriedades [SSID]. Clique no botão “Editar” junto a “Atribuição de servidor DNS” e altere a definição DHCP automático para “Manual”.

Active o IPv4 utilizando o interrutor de alternância e introduza o endereço do novo servidor DNS em DNS preferido. Entretanto se o novo DNS suportar encriptação, active a opção “DNS over HTTPS” para segurança extra. Repita o processo para o DNS alternativo e, em seguida, clique em Guardar.

Entretanto as novas definições ficam logo aplicadas. Caso contrário, reinicie o computador e volte a verificar a nova ligação.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World