Haddad defende diversificar produção agrícola nos estados após impacto sobre arroz do RS

BRASÍLIA, DF E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O próximo Plano Safra conterá mecanismos para diversificar a produção pelos estados. A medida foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), no contexto da tragédia no Rio Grande do Sul, estado que produz cerca de 70% do arroz brasileiro.

Para lidar com os possíveis impactos das enchentes no preço do arroz, o presidente Lula (PT) determinou a importação de 1 milhão de toneladas de arroz.

“Ao invés de um estado produzir só arroz, ele vai ampliar cardápio de cultura. Se todos ampliarem um pouco, sairão da monocultura”, disse Haddad no programa Bom Dia Ministro, da TV Brasil, emissora pública de televisão.

“O Brasil é tão grande que, se acontecer problema em um estado, a produção dos outros compensa. Isso será feito respeitando solo, clima, mas alguma diversificação vamos ter que induzir”, continuou.

Ele lembrou que no ano passado, o Rio Grande do Sul enfrentou uma seca, o que também atrapalhou a cultura do arroz. Diante da escassez e do aumento de preços, foi estudada a importação do alimento, mas como o preço internacional estava maior, o resultado seria um aumento maior do preço.

O mercado e especialistas dizem que é cedo para mensurar a pressão inflacionária da tragédia. O cereal segue cotação internacional, e seu preço atualmente está em patamar reduzido.

Mesmo assim, com a perspectiva de perda de parte da produção gaúcha, o governo fará um leilão internacional. Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, os vendedores deverão ser de países do Mercosul. Caberá à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) a realização da compra.

De acordo como Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz), 82,9% das lavouras já foram colhidas. Restam em torno de 150 mil hectares. A região central do estado é a que apresenta menor percentual de área colhida, com 62%, restando cerca de 45 mil hectares. Essa é a região mais afetada pelas enchentes.

Houve também perda de parte da produção que ainda está no campo. Segundo o ministro Carlos Fávaro, há armazéns e silos que foram atingidos pela água. O ministro também citou problemas de logística para escoar a produção local.

No programa o ministro elencou outras medidas da pasta para o Rio Grande do Sul. Nessa terça-feira (7), a Fazenda encaminhou para a Casa Civil uma proposta para a dívida do estado. Ela será levada nesta quarta (8) ao presidente Lula e será anunciada até esta quinta (9).

A ideia da Fazenda é suspender o pagamento da dívida pelo estado. A equipe econômica também avalia a possibilidade de reduzir ou suspender os encargos da dívida (juros), para evitar que o governo estadual retome os pagamentos devendo um valor ainda maior à União.

Outro projeto encaminhado pela Fazenda, prosseguiu Haddad, trata de linhas de crédito subsidiado para a região. Nesse caso, explicou Haddad, “serão medidas de crédito para atender uma gama de interesses prejudicados pelas chuvas no RS”.

DIVERSIFICAÇÃO PRECISA SER VANTAJOSA PARA PRODUTOR, DIZEM ESPECIALISTAS

Hoje, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins são responsáveis pela maior parte da produção, lembra Alcido Elenor Wander, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão.

“O que levou a esse cenário é o fato de o RS ter uma condição mais favorável para o arroz, e o mercado fez essa concentração. É necessário ter incentivos para que o plantio seja interessante para produtores de outros estados”, diz.

Ele cita opções, como oferta de seguro agrícola diferenciado para as culturas alimentares e de melhores condições de juros para esses produtores. Wander acrescenta que não adianta induzir a produção em regiões sem aptidão agrícola.

No caso do arroz para irrigação por inundação, as principais áreas hoje são de RS, SC e TO, mas há opções de áreas irrigadas por aspersão em diferentes estados, como SP, PR, MT, MG e no oeste da BA, diz.

“Se as compras governamentais forem feitas em outras estados para incentivar, tem formar de influenciar essas desconcentrações. É necessário ver até que ponto temos os recursos para fazer a indução, tem um custo para ser contemplados no Orçamento.”

Para o consultor Carlos Cogo, da Cogo Inteligência em Agronegócio, com sede no Rio Grande do Sul, no entanto, o governo não deve interferir na intenção de plantio do produtor.

O produtor decide de acordo com a rentabilidade, e pode destinar uma parte da área para o arroz, mas conforme essas culturas se tornam menos atrativas há uma migração para outras de mais rentabilidade, afirma.

“Quanto menos isso depender da ação do Estado para viabilizar, melhor. Acredito que o governo irá criar benefícios diferenciados, crédito de custeio, taxas de juros diferentes ou uma cobertura de seguro maior para determinadas culturas.”

Ele avalia que a chance de sucesso de uma indução por parte do governo funcionar é baixa. “Como estratégia, diluir o risco pode ser interessante. Pode ser que um produtor, pontualmente, ache isso uma boa ideia, mas acredito que a maior parte não vai dar bola.”

Segundo o consultor, o problema do arroz no Rio Grande do Sul é pontual e não é o caso de criar políticas agrícolas baseadas em momentos de crise.

OTHER NEWS

10 minutes ago

Jack Grealish leads Manchester City title celebrations as players party night away

10 minutes ago

2 cheap ASX 200 shares I'd buy in May

11 minutes ago

Virgil van Dijk will not lose focus at Liverpool despite nearing end of contract

11 minutes ago

Infected blood scandal - latest: Report into worst NHS disaster could lead to prosecutions, says minister

11 minutes ago

Final moment of Iran's President Ebrahim Raisi before helicopter crash

11 minutes ago

Jokic gives a new lesson after being eliminated against Minnesota: The best team won

11 minutes ago

Dali being refloated weeks after collapse of Key Bridge, a milestone in reopening access to the Port of Baltimore. Here's what happens next

11 minutes ago

'Possessed' nun's 17th-century 'letter from the devil' has finally been deciphered

11 minutes ago

Fact check: New Yorker article about Lucy Letby is not available in the UK for legal reasons

11 minutes ago

DWP forcing 134,000 people to repay £250million in overpaid benefits

11 minutes ago

Down 13%, is BP’s share price one of the best bargains in the FTSE 100?

12 minutes ago

ICC chief prosecutor says he is seeking arrest warrants for Israeli Prime Minister and Hamas leaders, among others

12 minutes ago

Independent UN experts urge Yemen’s Houthis to free detained Baha'i followers

12 minutes ago

What a blast to work at NASA. Space agency is sky-high again in latest survey of federal employees

13 minutes ago

For $60, you can get a Costco 1-Year Gold Star Membership and a $20 Digital Costco Shop Card*

13 minutes ago

Part of downtown Houston now an 'exclusion zone' because of extent of damage from Thursday's storms

15 minutes ago

Music legend Frank Ifield dies as tributes paid to iconic singer who was household name in UK

15 minutes ago

‘No sign of life’ at crash site of helicopter carrying Iran’s president, state TV says

15 minutes ago

Anthony Edwards brags about his Game 7 defense on Jamal Murray: "I had Jamal in handcuffs"

15 minutes ago

Rape centre boss was behind 'heresy hunt' of female employee with 'gender critical' beliefs, tribunal rules

15 minutes ago

DWP finds 63,000 benefit claimants breaking rules in bank account monitoring trial

15 minutes ago

The Constitutional Court rules Zuma cannot have a seat in Parliament

15 minutes ago

Kerry Katona admits she feels 'unsupported' by fiancé Ryan Mahoney after undergoing a nose job as she moves in with her mother Sue

15 minutes ago

STI ends almost flat as market faces reality check

15 minutes ago

Local shire takes legal action against pensioner living in a bus on land he owns

15 minutes ago

Troye Sivan wants to work with Ariana Grande again and again

15 minutes ago

Hard-Fi make comeback with new single Don't Go Making Plans and announce EP and tour

15 minutes ago

People could have gender transition signed off by single GP under Labour plans

15 minutes ago

Protesters block New Caledonia roads as French police pour in

15 minutes ago

Ohio State heavy favorites for four-star RB, add multiple official visits in June

15 minutes ago

No inquest held into death of Radio 2 broadcaster Steve Wright

17 minutes ago

Crews work to refloat and move ship that caused deadly Baltimore bridge collapse

20 minutes ago

Fresh heartache for cancer-stricken King Charles: How monarch will be feeling renewed 'agony, disbelief and wretched numbness' after former IRA commander confesses to murdering his beloved great-uncle Dickie

20 minutes ago

Emma Lovell stabbing death: Lee Lovell opens up about wife's death at their North Lakes home and the two words that changed family's lives forever

20 minutes ago

I was 'brokefished' by my friend for £400 - can I salvage our relationship? Money psychotherapist VICKY REYNAL replies

20 minutes ago

Think like a fund manager and back FTSE 250 bargains - the shares experts are picking

20 minutes ago

I was 'brokefished' by my friend for £400 - can I salvage our relationship? Money psychotherapist VICKY REYNAL replies

20 minutes ago

Burglar hurled stolen mobile phones at police from the top of 60ft high roof during nine-hour standoff that brought town centre to a standstill, court hears

20 minutes ago

Britain's 30 most desirable villages: From the millionaires' haven deep in Leicestershire to the most expensive street in Wales. Property experts take their pick. So does yours make the list?

20 minutes ago

Urgent warning to Britons over an impending invasion of Asian hornets: Experts warn the UK will be hit with record numbers this summer - here's how to spot the terrifying pest

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch