Há 75 anos nascia a lenda Ferrari, o mais encantador dos fracassos

the latest tech news, global tech news daily, tech news today, startups, usa tech, asia tech, china tech, eu tech, global tech, in-depth electronics reviews, 24h tech news, 24h tech news, top mobile apps, tech news daily, gaming hardware, big tech news, useful technology tips, expert interviews, reporting on the business of technology, venture capital funding, programing language

O italiano franco cortese, na primeira corrida da história ferrari, há exatamente 75 anos - reprodução

O italiano Franco Cortese, na primeira corrida da história da Ferrari, há exatamente 75 anos Imagem: Reprodução

the latest tech news, global tech news daily, tech news today, startups, usa tech, asia tech, china tech, eu tech, global tech, in-depth electronics reviews, 24h tech news, 24h tech news, top mobile apps, tech news daily, gaming hardware, big tech news, useful technology tips, expert interviews, reporting on the business of technology, venture capital funding, programing language

Conteúdo exclusivo para assinantes

“Um fracasso promissor”. Realismo e otimismo numa frase singela proferida há exatos 75 anos. Os reveses ficaram para trás. A promessa se cumpriu com trajetória brilhante, única.

Global Tech News Daily

Em 11 de maio de 1947 nascia a maior marca da história do automobilismo, a escuderia que mais rasgou e encantou circuitos mundo afora. Uma lenda. Há 75 anos surgia a Ferrari.

“Um fracasso promissor”, definiu Enzo Ferrari, quando Franco Cortese abandonou o GP de Piacenza a duas voltas do fim, com problema numa bomba de combustível. Até então ele liderava a prova, que abria a temporada italiana de corridas — a Fórmula 1 só surgiria três anos depois, unindo equipes de vários países e algumas das principais provas do mundo.

Global Tech News Daily

Era um início. Mas também um fim. Aos 50 anos, ele deixava de trabalhar para os outros e iniciava o sonho de uma escuderia própria, com seu nome e sua marca: o Cavallino Rampante.

De origem humilde, Ferrari recebeu apenas a educação básica, lutou na 1ª Guerra Mundial e precisou encontrar uma forma de sobreviver quando o pai e o irmão morreram, em 1916, vítimas da gripe. Sua salvação foi o automobilismo, com o qual se encantou ainda criança. Bateu na porta da Fiat, foi rejeitado, mas nos anos seguintes correu por CMN e Alfa Romeo.

há 75 anos nascia a lenda ferrari, o mais encantador dos fracassos

O jovem Enzo Ferrari, que teve relativo sucesso como piloto nos anos 20 Imagem: Reprodução

Teve relativo sucesso, venceu provas nos anos 20, mas nunca lidou bem ao ver colegas morrendo nas pistas. A decisão de abandonar o volante veio em 1932, quando seu filho, Dino, nasceu. Lançou-se, então, em outra empreitada: construir carros e organizar times de corrida.

Foram anos de dedicação à Alfa Romeo, até um desentendimento em 1939. Saiu com o compromisso de não montar uma equipe própria por quatro anos. Fundou a Auto-Avio Construzioni, dedicada a construir peças de carros. Mas veio então a 2ª Guerra, e Ferrari precisou colocar seu maquinário à disposição de Mussolini para a produção de armas.

Com o fim do conflito, e passados os anos de “quarentena” do emprego anterior, resolveu que era hora de usar toda a expertise acumulada em anos de mão na massa e lançar sua marca própria. Em 1947, já naquela que se tornaria a sede mítica de Maranello, fundou a Ferrari.

Foi tudo muito rápido. Em março, uma Ferrari saiu da garagem pela primeira vez para testar o motor. Dois meses depois, o modelo 125 S alinhou em Piacenza com Cortese ao volante.

“Um fracasso promissor?”. A decepção durou apenas nove dias: em 21 de maio, a Ferrari conquistou sua primeira vitória, em Roma, com Cortese. Foram 40 voltas numa pista de rua a uma média de 88,5 km/h. Ao longo daquele ano, a escuderia venceria mais cinco provas.

Este post não tem a pretensão de resumir a história da escuderia italiana. Nem seria possível. Mas é importante entender as origens da marca, assim como dimensionar seus feitos.

As duas dimensões ajudaram a criar o mito.

A Ferrari estreou na F1 na segunda corrida da categoria, Mônaco. É a única equipe a disputar todos os 73 Mundiais da história. É a recordista de GPs disputados (1.035, contra 907 da McLaren, segunda colocada), vitórias (240, ante 183 da McLaren), poles positions (233, versus 156 da McLaren) e melhores voltas (257, 98 a mais que a McLaren).

há 75 anos nascia a lenda ferrari, o mais encantador dos fracassos

Michael Schumacher comemora vitória no GP da China de 2006, sua 72ª e última pela Ferrari Imagem: Reprodução

É, ainda, a equipe com mais Mundiais de Construtores: 16, seguida pela Williams, com 9. E é aquela que mais títulos deu a seus pilotos: 15, três a mais do que a McLaren.

Mas a Ferrari não é uma lenda apenas por suas glórias. Talvez tenha se tornado o que se tornou, fundamentalmente, por seus momentos miseráveis.

Só na F1, seis pilotos morreram pilotando os carros vermelhos. Como se morrer não bastasse, vários desses episódios tiveram contornos dramáticos, cinematográficos.

Em 1961, em Monza, por exemplo, o alemão Wolfgang Von Trips morreu um horrível acidente que matou 15 torcedores: seu carro atravessou um alambrado após bater na Lotus de Jim Clark e decolar. Em 1967, em Mônaco, a Ferrari de Lorenzo Bandini pegou fogo ao bater numa barreira de feno. Isso só potencializou o incêndio, e ele morreu sem ser socorrido. Há 40 anos, em maio de 1982, Gilles Villeneuve, um herói ferrarista, bateu no March de Jochen Mass, decolou e seu carro desmanchou ao bater no solo _seu capacete foi parar a 50 m dali.

Houve ainda os períodos de fila. O maior deles, de 1979 a 2000, quando Michael Schumacher enfim conquistou o primeiro título pela Ferrari, emendando uma sequência de outros quatro. Nesse intervalo, a escuderia muitas vezes parecia um exército de Brancaleone, uma trupe simpática e com muita história, mas sem condições de competir com as equipes inglesas. Quem, como eu, começou a ver F1 nos anos 80, sabe do que estou falando.

Aí entra a psique humana. Como já vimos tantas vezes com clubes de futebol, o jejum só fez crescer a admiração, o fanatismo, a torcida ao redor do mundo. Vai entender…

A própria história de Enzo Ferrari foi marcada por uma tragédia indelével. Em 1956, seu filho Dino, que sofria de distrofia muscular, morreu. Foi um golpe duro. O patriarca tornou-seum homem recluso, misterioso, mas eternamente apaixonado pelos seus carros e um grande combatente nos bastidores políticos da F1.

Numa rara entrevista à ?Autosport?, em 1986, falou sobre Ayrton Senna. ?Ah, Senna. Achamos que seria inapropriado falar com a Marlboro, que paga nossos pilotos, sobre as pretensões salariais que ele nos apresentou. Eram, digamos… imaginativas!?

há 75 anos nascia a lenda ferrari, o mais encantador dos fracassos

Os ferraristas Charles Leclerc (à dir.) e Carlos Sainz celebram a primeira fila no grid de Miami, no último sábado Imagem: Ferrari

É emblemático que, 75 anos depois daquela largada em Piacenza, a Ferrari hoje lidere os Mundiais de Construtores e Pilotos.

Talvez não dure muito tempo, é verdade. Mas este campeonato é só mais um capítulo de uma longa história.

Quantas marcas não sucumbiram nesses 75 anos? Quantos gigantes não ficaram pelo caminho? Quantos homens não desistiram?

A Ferrari segue nas pistas.

Nunca houve fracasso tão duradouro. E tão encantador.

News Related

OTHER NEWS

Pessoas com excesso de gordura podem colher benefícios perdendo 5% do peso

OPINIÃO Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados. Pessoas com excesso de gordura podem colher benefícios perdendo ... Read more »

Na estreia de Felipão, Athletico-PR goleia Tocantinópolis e vai às oitavas

Pablo comemora gol pelo Athletico-PR diante do Tocantinópolis, pela Copa do Brasil, na Arena da Baixada Imagem: Gabriel Machado/AGIF Classificação e Jogos Copa do Brasil A história de Felipão como ... Read more »

Associação de juristas pede impugnação de registro de Deltan na OAB

Ex-MPF Deltan Dallagnol durante evento em Brasília Imagem: Reuters A ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) pediu a impugnação do registro de Deltan Dallagnol (Podemos), ex-procurador do MPF (Ministério ... Read more »

Curitiba: Conselho de Ética vota pela cassação do vereador Renato Freitas

O vereador Renato Freitas (PT-PR) em protesto em igreja de Curitiba Imagem: Reprodução O Conselho de Ética da Câmara municipal de Curitiba aprovou hoje o parecer pela cassação do vereador ... Read more »

Motoristas que mataram jovens em racha não depõem; 'abalados', diz defesa

Racha resultou na morte de Marcella e Wictor Imagem: Reprodução/Facebook Os motoristas que participaram de um racha, que terminou na morte de duas pessoas, não compareceram à Delegacia de Investigação ... Read more »

TJ-RJ nega quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro em caso de improbidade

Jair e Flávio Bolsonaro Imagem: SERGIO LIMA/AFP A 24ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou um recurso feito pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio) para ... Read more »

Orçamento secreto: Senadores do PT aparecem entre os que indicaram emendas

Senador Humberto Costa Imagem: Pedro França/Agência Senado Ofícios enviados pelo Senado Federal e Congresso Nacional ao STF (Supremo Tribunal Federal) na noite de ontem mostraram que três senadores do PT ... Read more »

O É DA COISA: Generais e conspiração contra as urnas. Ou: Golpistas em cana

Conteúdo exclusivo para assinantes Chega de complacência com a pilantragem contra a democracia. Read more »

América-MG vence o CSA com dois golaços e avança na Copa do Brasil

Indio Ramirez, do América-MG, comemora gol contra o CSA pela Copa do Brasil Imagem: Fernando Moreno/AGIF Classificação e Jogos Copa do Brasil O América-MG está classificado para as oitavas de ... Read more »

Lewandowski arquiva inquérito contra Bia Kicis por racismo

A deputada Bia Kicis foi ouvida no processo Imagem: Câmara dos Deputados O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), arquivou o inquérito contra a deputada federal Bia Kicis ... Read more »

Justiça do Rio pede inclusão do bicheiro Rogério Andrade na lista da Interpol

O contraventor Rogério de Andrade Imagem: André Lobo/UOL A pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a Justiça do Rio decidiu pedir a inclusão do nome do contraventor ... Read more »

Caso Isa Penna: Deputado se nega a contar o que Cury disse antes de assédio

O deputado estadual paulista Alex de Madureira (PSD) se negou hoje (10) a dizer, durante sessão do Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), o que conversou ... Read more »

Grupo pró-Bolsonaro com 63 mil membros é suspenso do Telegram

Telegram Imagem: Getty Images Um dos maiores grupos pró-Bolsonaro foi suspenso do Telegram por promover “conteúdo ilegal” na plataforma. Aproximadamente 63 mil pessoas participavam do chamado “SUPER GRUPO B-38 OFICIAL”. ... Read more »

CBF reavalia decisão e volta com jogo entre Vasco e Bahia para domingo

Maioria da torcida do Vasco reclamou quando jogo foi adiado para segunda: agora ele voltará a ser domingo (15) Imagem: Daniel Ramalho / Vasco Classificação e Jogos Série B Depois ... Read more »

Brasil supera 90 milhões de doses de reforço aplicadas contra a covid

O Brasil aplicou até esta terça-feira, 10, um total de 90.595.905 de doses de reforço contra a covid-19. Decompondo, são: 88.553.917 de brasileiros com a terceira, e 2.041.988 com a ... Read more »

Brasil registra 195 mortes por covid em 24h, média diária segue abaixo de 100

O Brasil registrou 195 novas mortes pela covid-19 nesta terça-feira, 10. A média diária de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, está em 97. Há ... Read more »

Lotofácil: veja os números sorteados hoje; prêmio estimado é de R$ 1,5 mi

Lotofácil 2517: o concurso foi realizado nesta noite no Espaço da Sorte, em São Paulo Imagem: Getty Images Com um prêmio estimado em R$ 1,5 milhão, a Lotofácil sorteou nesta ... Read more »

Major bolsonarista do Exército é preso por desobediência

O major João Paulo da Costa Araújo Neves, de 41 anos, foi preso por determinação judicial em razão do crime de desobediência. O oficial da ativa se manifestava em suas ... Read more »

Claudia Raia inicia audições para musical sobre Tarsila do Amaral

Claudia Raia Imagem: Globo/João Cotta Conteúdo exclusivo para assinantes Claudia Raia deu início nessa semana a uma bateria de audições para encontrar o elenco de “Tarsila – A Brasileira”, musical ... Read more »

Timemania sorteia prêmio de R$ 16,5 mi; veja números e time de hoje

Timemania 1781: números e time foram sorteados na noite desta terça (10), em São Paulo Imagem: Getty Images Diretamente do Espaço da Sorte, em São Paulo, foi realizado nesta terça-feira ... Read more »

Superior Tribunal Militar elege general como novo presidente

Lúcio Mário de Barros Góes tem posse prevista para 4 de agosto Imagem: Divulgação/STM Ministros do STM (Superior Tribunal Militar) votaram hoje para o novo presidente da Corte e elegeram ... Read more »

Covid: 164,7 milhões de brasileiros completam vacinação, 76,7% da população

Mais de 164,7 milhões de brasileiros completaram a vacinação contra a covid-19 Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO O Brasil manteve hoje (10) a marca de 164,7 milhões de habitantes ... Read more »

Quina: com prêmio de R$ 678 mil, veja os números sorteados hoje

Quina 5849: os números do concurso foram conhecidos na noite de hoje (10) Imagem: Getty Images Estas foram as cinco dezenas sorteadas hoje (10), pela Caixa no concurso 5849 da ... Read more »

Adriana Belém: Quem é a delegada que tinha R$ 1,8 milhão em casa?

Adriana Belém: Quem é a delegada que tinha R$ 1,8 milhão em casa? A delegada licenciada Adriana Belém Imagem: Arquivo Pessoal Presa hoje após operação do MP-RJ (Ministério Público do ... Read more »

Senado aprova PEC que aumenta limite de indicação a tribunais para 70 anos

O Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta de 65 para 70 anos o limite de idade para indicação de ministros a tribunais de Justiça no ... Read more »

Passageiro fuma em banheiro de ônibus e causa incêndio no Ceará

Incêndio causado após passageiro fumar em banheiro de ônibus destruiu veículo no CE Imagem: Corpo de Bombeiros do Ceará/Reprodução Um ônibus ficou destruído após ser consumido por um incêndio iniciado ... Read more »

Nova Lei de Improbidade livra Pazuello de ação por crise do oxigênio no Amazonas

A Justiça Federal rejeitou a ação que buscava responsabilizar o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pela crise de desabastecimento de oxigênio hospitalar no Amazonas, que deixou dezenas de mortos no ... Read more »

O polêmico 'muro' que divide dois países em ilha no Caribe

Luis Abinader na inauguração das obras do muro entre a República Dominicana e o Haiti Imagem: Reuters A BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC, viajou para a fronteira ... Read more »

Operação contra jogo do bicho foi vazada para delegado preso, diz MP

Operação contra jogo do bicho foi vazada para delegado preso, diz MP O delegado Marcos Cipriano, preso em operação do MP-RJ Imagem: Divulgação/ Agenersa O MP-RJ (Ministério Público do Rio ... Read more »

Isa Penna pede nulidade de sessão que negou cassação de Olim

A deputada estadual Isa Penna (PCdoB) Imagem: José Antonio Teixeira/Alesp A deputada Isa Penna (PCdoB) pediu a nulidade da sessão de hoje do Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa ... Read more »

Kennedy: Nova lei beneficia Pazuello; responsabilidade em Manaus é evidente

A nova Lei de Improbidade Administrativa beneficiou o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, afirmou o colunista Kennedy Alencar, em participação no UOL News. A Justiça do Amazonas rejeitou uma ação ... Read more »

Atualização: Flexibilização dá novo fôlego à noite de SP, com festas que começam mais cedo e vão até mais tarde

A nota publicada em 14/04 foi atualizada com a retirada de um dos depoimentos da matéria no 4º parágrafo. Segue texto corrigido: Após dois anos de pandemia, os jovens que ... Read more »

Moraes manda juntar apurações sobre milícia digital e ataques de Bolsonaro à urna

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira, 10, que a investigação das notícias falsas divulgadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as urnas eletrônicas ... Read more »

Deputado propõe PL para obrigar Sabesp a divulgar qualidade da água em SP

Pesquisa realizada pela organização Repórter Brasil revelou que 132 cidades paulistas contempladas pela Sabesp consumiram água contaminada durante os anos de 2018 e 2020. Imagem: Pedro França/Agência Senado O deputado ... Read more »

Grupo invade estádio e agride torcida do Corinthians em jogo sub-17; veja

Torcedores entraram em confronto durante partida válida pelas oitavas da Copa do Brasil sub-17 Imagem: Reprodução/Twitter O jogo entre Sport e Corinthians, válido pelas oitavas de final da Copa do ... Read more »

Italo Ferreira curte Bali com a namorada antes de etapa na Indonésia

REPORTAGEM Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis. Italo Ferreira curte Bali ... Read more »

Zagueiro do Barça cai desacordado após choque de cabeça e sai de ambulância

Araújo, do Barcelona, é colocado na ambulância durante partida contra o Celta de Vigo Imagem: LLUIS GENE / AFP Classificação e Jogos La Liga O zagueiro Ronald Araújo, do Barcelona, ... Read more »

Barcelona vence Celta em jogo de quatro gols e ambulância no gramado

Jogadores do Barcelona comemoram gol sobre o Celta de Vigo no Campeonato Espanhol Imagem: LLUIS GENE / AFP Classificação e Jogos La Liga O Barcelona venceu o Celta de Vigo, ... Read more »

Galo vence Bragantino e Santos passa apertado: os palpites dos colunistas

Colunistas se dividiram no confronto entre Santos e Coritiba pela Copa do Brasil: 5 a 4 Imagem: Gabriel Machado/AGIF Classificação e Jogos Brasileirão Copa do Brasil A Copa do Brasil ... Read more »

Ronaldo desiste de reaver objetos abandonados em imóvel tomado pela Justiça

REPORTAGEM Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis. Ronaldo desiste de reaver ... Read more »