Aveiro. Criança sofre choque anafilático após erro em cantina escolar

A Câmara Municipal de Aveiro confirmou ter conhecimento da ocorrência, afirmando que “a empresa prestadora de serviços – GERTAL, depois de averiguar a situação, implementou um conjunto de ações corretivas”.

Um aluno de seis anos alérgico à proteína do leite sofreu um choque anafilático devido a um erro numa refeição escolar, na EB 1, 2 e 3 de São Bernardo, em Aveiro.

O caso, que remonta a 30 de novembro, foi avançado primeiramente pela SIC Notícias, que deu conta, ainda, que a refeição servida ao menino foi esparguete com fiambre. O choque anafilático ocorreu já em casa.

O menino sobreviveu, mas precisou de cuidados hospitalares. A mãe, Emilie, por sua vez, exigiu passar a ter acesso às informações detalhadas das ementas preparadas para os alunos alérgicos ou intolerantes.

Ao Notícias ao Minuto, a Câmara Municipal de Aveiro confirmou ter conhecimento da ocorrência, afirmando que “a empresa prestadora de serviços – GERTAL, depois de averiguar a situação, implementou um conjunto de ações corretivas, que passaram essencialmente pelo reforço da formação sobre a obrigatoriedade da verificação dos alergénios presentes na ementa”.

“Nesse sentido, foi efetuada nova formação pela equipa de Saúde Escolar no dia 18 de janeiro, para a qual a encarregada de educação foi convocada a participar, tendo-o feito online”, acrescentou ainda.

Segundo o município, “no caso das dietas alternativas (…) por motivos de prescrição médica (alergia e/ou intolerância alimentar), as ementas mantêm a maior concordância possível com o plano de ementas padrão (dieta mediterrânica)”, tendo a mãe, no período prévio ao arranque do ano letivo (2023/2024), sido “esclarecida relativamente ao procedimento a adotar para a marcação de refeições”.

Ter-lhe-á sido sido remetido o plano de ementas padrão (dieta mediterrânica) em formato editável “para que pudesse fazer comentários e observações, atendendo ao conhecimento especifico do seu educando”, acrescenta ainda.

“Contudo, e para que não subsistam dúvidas sobre as alterações pontuais no caso das restrições alimentares do Enzo [nome do menino], dia 5 de fevereiro [na semana passada] foram enviadas à encarregada de educação as ementas para o presente mês de fevereiro”, terminou a câmara.

Leia Também: Resgatado homem que caiu de mota de água junto à Barra de Aveiro

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World