Pós-Brexit: bebidas com baixo ou nenhum teor alcoólico serão vendidas como "vinho" no Reino Unido

Copos de vinho

A partir deste ano, o Reino Unido passará a descrever legalmente e a vender com a classificação de “vinho” as bebidas com baixo ou nenhum teor alcoólico.

Tal será possível porque o governo britânico deixa cair a regulação da União Europeia (UE), segundo a qual o rótulo de “vinho” (sem qualquer precisão ou acrescento) só pode ser dado a bebidas que tenham, no mínimo, 8.5% de teor alcoólico ou 4.5% para certas marcas de vinho que só podem ser produzidas em determinadas regiões.

As novas regras do mercado interno pós-Brexit, apresentadas em outubro de 2023, levantam a proibição da UE de misturar ou adoçar vinho, o que tem causado insatisfação entre os viticultores britânicos, que falam em confusão quanto à origem do produto.

“Penso que a rotulagem dos vinhos deve ser muito clara no que respeita à origem das uvas”, afirma Tamara Roberts, diretora-executiva da Ridgeview Estate.

“Por isso, se foram importadas, deve ficar bem claro de que país são as uvas, não deve haver qualquer referência a Inglaterra ou Grã-Bretanha nos rótulos”, acrescenta.

Abertura do mercado

O ministro britânico do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, Steve Barclay, nega que a mudança confunda os compradores.

“O anúncio de hoje tem a ver com a rotulagem do vinho produzido na Grã-Bretanha, tornando mais fácil para o consumidor comprar vinho britânico”, afirma.

O governo de Londres defende que esta medida responde à crescente procura de alternativas com baixo teor de álcool e dá mais escolha aos consumidores.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World