Alzheimer: a descoberta promissora de investigadoras portuguesas

O trabalho de uma equipa de investigadoras centrou-se no estudo das modificações químicas em moléculas de um tipo específico de ácido ribonucleico de transferência, “essencial para a síntese de proteínas”.

alzheimer: a descoberta promissora de investigadoras portuguesas

Alzheimer: a descoberta promissora de investigadoras portuguesas

A Universidade de Aveiro anunciou esta terça-feira uma descoberta relacionada com uma enzima responsável por alterações químicas em moléculas de ácido ribonucleico transportador (tRNA), que “abre caminho a novos diagnósticos e tratamentos da doença de Alzheimer”.

“Conseguir um diagnóstico mais precoce da Doença de Alzheimer (DA) e, ao mesmo tempo, uma possível alternativa terapêutica para esta demência, são os principais e promissores resultados da descoberta”, refere uma nota de imprensa.

O trabalho de uma equipa de investigadoras da Universidade de Aveiro (UA) centrou-se no estudo das modificações químicas em moléculas de um tipo específico de ácido ribonucleico de transferência, “essencial para a síntese de proteínas”.

“Descobrimos que a expressão de uma enzima chamada ELP3, responsável por fazer alterações químicas específicas em moléculas de tRNA, se encontra reduzida no cérebro de pacientes com Alzheimer, assim como em modelos animais e celulares da doença”, explicam as investigadoras.

“Esta redução da expressão da enzima leva a uma redução no nível das modificações químicas que esta enzima cataliza em tRNAs específicos e provoca, consequentemente, problemas na produção de proteínas”, acrescentam.

Verificaram ainda que, “aumentando os níveis de tRNAs afetados pela diminuição da ELP3 é possível restaurar a produção normal de proteínas em células neuronais”.

“Estes resultados sugerem que as modificações nos tRNAs podem desempenhar um papel importante na progressão da DA, abrindo novas possibilidades de abordagens de diagnóstico e terapêutica para esta condição neurodegenerativa devastadora”, concluem.

Segundo a equipa de investigação, os resultados obtidos “têm implicações significativas tanto no diagnóstico quanto no tratamento da doença”.

O trabalho, liderado por Ana Raquel Soares, contou com a participação das cientistas Marisa Pereira, Diana Ribeiro, com a colaboração da Universidade de Frankfurt (Alemanha), da Universidade de Stanford (USA) e da Universidade de Indiana (USA).

No seguimento da investigação, a equipa recebeu o reconhecimento significativo pela Alzheimer’s Association que atribuiu financiamento ao projeto AD-EpiMark para prosseguir com a investigação, contribuindo para o desenvolvimento de novas terapias e ferramentas de diagnóstico.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World