Governo brasileiro diz que atendeu mais de mil pessoas do povo indígena Yanomami

governo brasileiro diz que atendeu mais de mil pessoas do povo indígena yanomami

Brazil tries to contain the coronavirus in its largest indigenous territory

Brasília, 24 jan 2023 (Lusa) – O Governo brasileiro disse hoje ter feito mais de mil atendimentos emergenciais ao povo indígena Yanomami, desde sábado, na sequência desta crise humanitária que afeta esta comunidade indígena.

A informação foi avançada hoje pelo secretário nacional de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba.

Esta ação humanitária, detalhou, foi feita na sequência criação do Comité de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária no território Yanomami, e de uma portaria do Ministério da Saúde, que declarou emergência em Saúde Pública “diante da necessidade de ação imediata frente à crise humanitária enfrentada em Roraima”.

Estas medidas são importantes, segundo Ricardo Weibe Tapeba, porque permitem que “o Governo Federal possa adotar estratégias mais emergenciais, como a compra de insumos, aquisição de medicamentos e materiais.

O território Yanomami, disse Ricardo Tapeba, vive um “cenário de guerra”.

Horas antes destas declarações, o ministro da Justiça do Brasil anunciou que a Polícia Federal vai investigar eventuais omissões de funcionários públicos, de todos os níveis, sobre a crise humanitária que afeta a comunidade indígena Yanomami.

Este anúncio surgiu poucos dias depois de o próprio governante ter visitado a zona onde vive aquela comunidade juntamente com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que qualificou a situação de “genocídio”.

“Não tenho dúvidas, embora obviamente não me caiba julgar, que há fortes indícios da prática do crime de genocídio”, afirmou Flávio Dino durante um encontro com a imprensa.

O responsável pela pasta da Justiça brasileira explicou que as mortes por desnutrição e doenças curáveis, o desvio de dinheiro que se destinava à compra de remédios e vacinas contra o coronavírus SARS-CoV-2, ou “pouco ou nenhum” acesso aos sistemas de saúde “levam a um cenário de possível desmonte [retirada] intencional” de serviços para o povo Yanomami.

As declarações do ministro da Justiça vão ao encontro das expressas há dias pelo Presidente Lula da Silva, após a sua visita a Roraima, onde constatou a difícil situação daquela comunidade indígena.

“Mais do que uma crise humanitária, o que vi foi (…) um crime premeditado contra os Yanomami, cometido por um governo insensível ao sofrimento do povo brasileiro”, afirmou na ocasião.

O Governo relaciona esta situação com os incentivos e a defesa que era oferecida aos exploradores ilegais de ouro e outras pedras preciosas, os garimpeiros.

Flávio Dino referiu que no relatório que enviou à Polícia faz alusão, com especial atenção, a este assunto.

“Temos estimulado o garimpo ilegal na Amazónia brasileira. Já tivemos até o ex-presidente Jair Bolsonaro visitando um garimpo que ainda não tinha a sua situação regularizada”, lembrou.

O Ministério dos Povos Indígenas informou esta semana que cem crianças de 1 a 4 anos da comunidade Yanomami morreram de desnutrição, pneumonia e diarreia em consequência do avanço do garimpo ilegal, responsável pela contaminação de rios e campos da região em que vive esta comunidade. Um aumento sério dos casos de malária também foi relatado no ano passado.

 

MIM (ATR) //  RBF

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Conceição deixa recado ao árbitro antes da final da Taça da Liga

sergio_conceicao_conferencia_de_imprensa_3 Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Sporting, a contar para a final da Taça da Liga, Sérgio Conceição diz esperar um jogo difícil para o ... Read more »

M2 das casas vale 1.458 euros para os bancos – um novo máximo

Antes de as instituições financeiras concederem um crédito habitação, procedem à avaliação da habitação. E, apesar do contexto de incerteza económica, as casas estão a valer cada vez mais para ... Read more »

PRR. Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha vão ser melhoradas

As Capelas Imperfeitas, no Mosteiro da Batalha, vão ser intervencionadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para permitir “melhores condições de apresentação de concertos e outras atividades ... Read more »

Cadáver de bebé encontrado enrolado em manta na rua em Granada

Criança foi localizada por um popular, num caminho rural. Serviços médicos foram chamados, mas o bebé encontrava-se já sem vida. A Polícia Nacional espanhola está a investigar a descoberta do ... Read more »

Mais uma polémica no Governo de maioria absoluta: Secretaria de Estado da Agricultura não foi extinta, garante o Executivo

Mais uma polémica no Governo de maioria absoluta: Secretaria de Estado da Agricultura não foi extinta, garante o Executivo O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros garantiu ... Read more »

Licenças para construção nova a aumentar mais do que a reabilitação

https://www.pexels.com/pt-br/foto/renovacao-de-casa-3990359/ O licenciamento de edifícios habitacionais registou um aumento homólogo de 1% até novembro de 2022, enquanto o licenciamento de fogos em construções novas subiu 5,3%, anunciou a associação do ... Read more »

Maria Branyas Morera é a pessoa mais velha do mundo. O segredo? "Ficar longe de pessoas tóxicas"

Maria Branyas Morera é a pessoa mais velha do mundo. O segredo? “Ficar longe de pessoas tóxicas” Sobreviveu a duas guerras mundiais, uma guerra civil e duas pandemias. Com 115 ... Read more »

Ford chama mais de 380 mil veículos à oficina

A empresa já registou dois mil pedidos de garantia e 17 acidentes devido à falha no sistema de processamento de imagem. Ford chama mais de 380 mil veículos à oficina ... Read more »

Militares dos EUA matam líder do Estado Islâmico na Somália

As forças de operações especiais dos Estados Unidos mataram Bilal al-Sudani, um alto responsável do grupo Estado Islâmico, e outros dez terroristas no norte da Somália, revelaram esta quinta-feira fontes ... Read more »

Mulher transgénero condenada por violação de mulheres na Escócia esteve 48 horas em prisão feminina antes de ser transferida para cadeia masculina

Mulher transgénero condenada por violação de mulheres na Escócia esteve 48 horas em prisão feminina antes de ser transferida para cadeia masculina A história de Isla Bryson, mulher escocesa transgénero, ... Read more »

Rússia diz que nova embaixadora dos EUA não conseguirá melhorar relações

(Reuters) – A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse nesta sexta-feira que Lynne Tracy, a nova embaixadora dos Estados Unidos em Moscou, não melhorará os ... Read more »

"Nós, portugueses, somos anões e queremos mostrar que somos gigantes", diz padre Lino Maia

Promete durar a polémica a respeito da construção de um altar-palco para receber as Jornadas Mundiais da Juventude e mesmo dentro da Igreja Católica Portuguesa há quem se mostre indignado ... Read more »

Grupo fica em preventiva por agredir e roubar jovem de 16 anos

Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial no dia 25 de janeiro, no Tribunal Judicial de Lisboa Oeste, onde lhes foi decretada a medida de coação de prisão preventiva. ... Read more »

Aos 55 anos, jogador mais velho do mundo chega a Portugal para jogar na Segunda Liga

Kazu Miura, que celebra 56 anos em fevereiro, começou a carreira como futebolista profissional em 1986. Kazu Miura, de 55 anos, chega a Portugal para alinhar pela Oliveirense. Kazu Miura, ... Read more »

Carminho apresenta "Portuguesa" nos Coliseus de Lisboa e Porto

Carminho apresenta “Portuguesa” nos Coliseus de Lisboa e Porto A cantora Carminho apresenta em novembro, nos Coliseus de Lisboa e Porto, o novo álbum, “Portuguesa”, com edição prevista para março, ... Read more »

As fotos do 32.º aniversário de Jani Gabriel

A apresentadora partilhou os registos nas redes sociais. Jani Gabriel celebrou esta quinta-feira, dia 27 de janeiro, o seu 32.º aniversário. Através de uma publicação feita nas redes sociais, a ... Read more »

Pepe: «Os meus filhos queriam que pudesse jantar duas noites com eles»

Pepe: «Os meus filhos queriam que pudesse jantar duas noites com eles» Na véspera da final four da Taça da Liga, Pepe pode conquistar o 27.º título da carreira. O ... Read more »

Madeira. Turista morre após queda de 30 metros junto à Cascata dos Anjos

Um turista morreu hoje, na Madeira, na sequência de uma queda de cerca de 30 metros numa falésia junto à Cascata dos Anjos, no concelho da Ponta do Sol, disse ... Read more »

Assim, o Brasil não vai dar certo. A falta de ética na política portuguesa e o “abuso do dinheiro dos portugueses” nas Jornadas da Juventude

Miguel Sousa Tavares escreve esta semana sobre a tensão no Brasil, por força da instabilidade das Forças Armadas: “pessoas muito marcadas pela extrema-direita”. No podcast, que acompanha a crónica, não ... Read more »

Primeira moto elétrica da Suzuki deve aparecer em 2024; Brasil fica de fora

New Suzuki Burgman 125EX Raises The Bar In The Entry-Level Scooter Segment Tanto motos elétricas quanto movidas por combustíveis alternativos estão no horizonte Ontem, 26 de janeiro, a Suzuki anunciou ... Read more »

Nel Monteiro lança novo tema e revela: “É uma homenagem a todos os que me devem dinheiro”

Nel Monteiro Nel Monteiro esteve no programa ‘Dois às 10’, da TVI, esta sexta-feira. Esta sexta-feira, dia 27 de janeiro, Nel Monteiro esteve no programa ‘Dois às 10′, da TVI, ... Read more »

Ministro britânico pede que aposentados retornem ao mercado de trabalho

LONDRES (Reuters) – O ministro das Finanças britânico, Jeremy Hunt, pediu nesta sexta-feira às pessoas mais velhas que retornem ao mercado de trabalho, dizendo que o país precisa delas e ... Read more »

Saiba quem é ‘Fátima Tubarão’, idosa presa pela PF por envolvimento nos atos terroristas no DF

Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, de 67 anos, conhecida como “Fátima Tubarão”, foi presa na manhã desta sexta-feira (27) na cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina. Ela ... Read more »

Honda e a Royal Enfield dominam no mercado do Reino Unido com as motos mais vendidas em 2022

Honda e a Royal Enfield dominam no mercado do Reino Unido com as motos mais vendidas em 2022 O mercado de motos no Reino Unido tem uma grande diversidade de ... Read more »

Vídeo. Diana Chaves e João Baião fazem danças virais do TikTok

O momento aconteceu na manhã desta sexta-feira, no programa ‘Casa Feliz’. A emissão desta sexta-feira, dia 28 de janeiro, do programa ‘Casa Feliz’ começou com um grupo de bailarinos a ... Read more »

Bloqueios no Peru privam Cusco de turistas e víveres

Falta de tudo em Cusco, a capital turística do Peru, onde a escassez aumenta, em consequência dos bloqueios de manifestantes que exigem a renúncia da presidente Dina Boluarte, em meio ... Read more »

Judite Sousa ao lado de Jacinta Ardern: “Há valores que se desvaneceram com o tempo”

Judite Sousa, Jacinta Ardern Judite Sousa acha que a renúncia de Jacinta Ardern do cargo de primeira-ministra da Nova Zelândia foi tratado pelos media portugueses “como uma  história comum”, mas ... Read more »

Aulas suspensas em escola profissional de Vagos após discussão entre "vários alunos"

Aulas suspensas em escola profissional de Vagos após discussão entre “vários alunos” As aulas foram suspensas durante esta sexta-feira na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV), ... Read more »

Andámos no mítico elétrico 28 em Lisboa a conhecer 8 negócios sustentáveis

Elétrico 28 e Negócios Sustentáveis Mítico, mágico e obrigatório. São adjetivos que nos ocorrem depois de viajar no elétrico 28, em Lisboa. O seu percurso, entre os Prazeres e o ... Read more »

Beiras e Serra da Estrela vão ganhar 700 casas acessíveis

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Casario_de_Folgosinho.JPG A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) assinou na passada quinta-feira, no Fundão, um acordo que visa reforçar a oferta de habitação acessível naquela região. O ... Read more »

Audi Activesphere é um Crossover que se transforma em Pick-up

A Audi apresentou o Activesphere, o quarto protótipo da marca dos quarto anéis que ilustra a sua visão para o luxo progressivo da mobilidade do futuro, bem como a dar ... Read more »

Quando as temperaturas baixam, não arranque com o carro sem prestar atenção aos gatos: muitos podem ficar feridos

A Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa lança um alerta para que não se repitam os acidentes com gatos escondidos debaixo dos carros e nos motores das viaturas. A ação ... Read more »

Amiga de Bruna Gomes é a primeira expulsa do Big Brother Brasil. Saiba tudo!

Amiga de Bruna Gomes é a primeira expulsa do Big Brother Brasil. Saiba tudo! Marília Miranda, amiga da influencer digital brasileira, Bruna Gomes, foi a primeira expulsa desta edição do ... Read more »

Engenheiros e economistas duvidam que TGV Lisboa-Madrid “seja o que melhor serve os interesses do país”

Construção de viaduto ao abrigo das obras da nova linha ferroviária Évora-Elvas. Portugal tem de rever o projeto de linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid. As ordens dos ... Read more »

Afastado do palco, Carlos Costa torna-se consultor e vende casas de luxo

O cantor encontrou forma de dar a volta à falta de oportunidades no mundo da música. De artista a consultor imobiliário. Carlos Costa, que o público se habituou a ver ... Read more »

O momento em que atacante invade embaixada do Azerbaijão em Teerão e mata uma pessoa

Armado com uma espingarda tipo Kalashnikov, o atacante matou uma pessoa e feriu outras duas num ataque. Alertamos para as imagens violentas. O momento em que atacante invade embaixada do ... Read more »

Cabo Verde é o país mais livre em África, Guiné Equatorial entre os piores

Início da Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP) Londres, 27 jan 2023 (Lusa) – Cabo Verde foi o país africano considerado mais livre em África pela ... Read more »

Governo extingue Secretaria de Estado da Agricultura

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação Depois da polémica que levou à demissão em 26 horas da secretária de Estado da Agricultura, o primeiro-ministro voltou a alterar ... Read more »

Taxas Euribor sobem em todos os prazos. A seis meses renova máximo de 14 anos

casa, imobiliário, euribor, taxa de juro, prestação da casa As taxas Euribor subiram esta sexta-feira nos prazos de três, seis e 12 meses, com a de seis meses a renovar máximo de ... Read more »

Leopard 2: conheça o tanque que será enviado à Ucrânia

Leopard 2A4 O governo da Alemanha – e, mais recentemente, também o da Noruega – anunciaram que vão doar unidades do carro de combate Leopard 2 para a Ucrânia, como ... Read more »
Kênh kiến thức kỹ năng, phát triển bản thân, hướng nghiệp, blog nhân sự