Gordon Brown alerta: se não forem doadas a países pobres, 100 milhões de vacinas serão desperdiçadas

© Russell Cheyne – Reuters Segundo um relatório recente, estão armazenadas cerca de 100 milhões de vacinas contra a Covid-19 cuja validade expira no próximo mês de dezembro. O antigo primeiro-ministro britânico criticou os governos por não contribuírem com a doação de vacinas a nações mais pobres.

Na quarta-feira vai decorrer uma reunião, organizada pelo presidente norte-americano à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de impulsionar a vacinação em todo o mundo e tentar pôr termo à pandemia até final de 2022. Num comunicado, Gordon Brown afirmou que devem estar presentes na cimeira vários chefes de Estado e de Governo para discutir e apresentar um plano para a transferência de 100 milhões de vacinas armazenadas contra a covid-19 para países pobres.

“A Airfinity estima que os países do G7 e a UE vão ter mil milhões de vacinas a mais do que precisam até o fim de 2021 e 10 por cento destas doses devem expirar também este ano”, lê-se no documento.

De acordo com o novo relatório do grupo de investigação Airfinity, está armazenado um número “impressionante” de vacinas que, a partir de dezembro, deixam de estar aptas para inocular alguém. O ex-primeiro-ministro do Reino Unido enviou, dias antes da cimeira internacional sobre as vacinas, os dados do relatório aos líderes do G7, alertando que cerca de 100 milhões de doses acumuladas em países ricos do Hemisfério Norte vão expirar antes do final do ano e não serão utilizadas.

Os dados do Airfinity estimam que, sem uma aceleração do processo de vacinação global, pode haver mais 100 milhões de casos de infeção no próximo verão e mais um milhão de mortes por covid-19, devido à escassez de ventiladores e oxigénio nos hospitais.

A Airfinity estima que o total de casos de Covid-19 em todo o mundo, possivelmente, vai exceder “os 400 milhões em meados de 2022 e a distribuição imediata das vacinas poderia potencialmente evitar quase um milhão de mortes pelo vírus nesse período”.

“É urgente ter um plano para distribuir vacinas rapidamente”, afirmou Brown.

Segundo o documento, estava previsto que, até ao fim deste mês de setembro, estariam disponíveis sete mil milhões de doses de vacina em todo o mundo e 12 mil milhões em dezembro. Mas segundo Brown a questão é como e onde serão distribuídas estas vacinas, visto que não foi acordado quem vai fornecer as doses aos países pobres até dezembro. A menos que se elabore um plano urgente para a doação de vacinas, esclareceu, vão “perder-se vidas desnecessariamente”.

“Precisamos de um plano para fornecer as vacinas (…) para prevenir um desastre (…) porque as datas de validade expiraram”, repetiu. “O relatório da Airfinity é um guia para que os líderes mundiais tracem um plano de ação mais ambicioso. Os dados mostram que temos vacinas suficientes nas prateleiras ou em produção até mesmo para vacinar 70 por cento da população mundial até maio do próximo ano”.

Deitar fora vacinas? “É impensável e inconcebível”

Dos 5,7 mil milhões de doses de vacinas contra o coronavírus já administradas em todo o mundo, apenas dois por cento foram em países africanos.

“Vamos assistir a uma tragédia política profunda e coletiva se esta cimeira perder a oportunidade distribuir imediatamente estas doses aos países mais pobres”, disse ainda o, recentemente, nomeado embaixador para o Financiamento Global da Saúde.

Para Gordon Brown “é impensável e inconcebível” que 100 milhões de vacinas sejam “deitadas fora nos países ricos”, enquanto as populações das nações mais pobres têm cada vez mais mortes e necessitam de acelerar as inoculações.

O antigo governante britânico apelou aos líderes alterassem contratos de entrega, no que toca a barreiras regulatórias das exportações de vacinas, para poderem doar mais depressa as doses armazenadas e que não serão utilizadas.

“Ninguém estará seguro em nenhum lugar até que todos estejam seguros em todo o lado. É do interesse de todos em todos os países que o presidente Biden e os líderes do G7 façam o que for necessário para erradicar a Covid-19 em todos os cantos do mundo”.

Por isso, Brown considera que “os líderes políticos devem comprometer-se e cooperar com os cientistas e fabricantes que conseguiram garantir que havia forma de vacinar o mundo inteiro”.

Ao Guardian, a organização Global Justice Now disse que o desperdício de milhões de doses de vacinas seria uma “atrocidade”, visto que podiam estar a ser usadas em países mais pobres.

“Os países ricos, como o Reino Unido, estão a acumular vacinas que são desesperadamente necessárias em países pobres”, afirmou Nick Dearden, responsável pela organização.

“Os países mais pobres não deviam ter de esperar até que as nossas doses expirassem para vacinar as suas populações. Há muito que são capazes de fabricar as suas próprias vacinas com segurança, se renunciássemos à propriedade intelectual, para que as vacinas pudessem ser produzidas sem patentes nos países que mais precisam delas”.

Recorde-se que Gordon Brown tem liderado uma campanha incansável nos últimos meses para que as nações ricas e o setor privado garantam a distribuição equitativa das vacinas contra a Covid-19 em todos os países. Esta segunda-feira, a Organização Mundial de Saúde nomeou o antigo primeiro-ministro britânico embaixador para o Financiamento Global da Saúde.

Internet Explorer Channel Network
News Related

OTHER NEWS

Vacuna COVID-19 en Santa Fe: ya la recibieron más de 100 mil chicos de entre 3 y 17 años

© Proporcionado por Vía País Fueron vacunados contra el coronavirus más de 100 mil chicos en Santa Fe Ya recibieron al menos la primera dosis contra el coronavirus 106.979 menores ... Read more »

El Papa pidió analizar la reducción de la jornada laboral y un salario básico universal

El Papa Francisco afirmó este sábado que la reducción de la jornada laboral y la instalación de un ingreso básico universal son “medidas necesarias” de cara a la pospandemia de ... Read more »

Carla Vizzotti: las terceras dosis estarán para "el primer semestre de 2022"

La ministra de Salud, Carla Vizzotti, afirmó este sábado que el Gobierno proyecta aplicar durante el primer semestre del año que viene “las terceras dosis de manera estratégica” en el ... Read more »

Rússia supera pela primeira vez as 1.000 mortes diárias por covid-19

A Rússia superou neste sábado (16) pela primeira vez desde o início da pandemia as 1.000 mortes por covid-19 em 24 horas, em um momento em que a vacinação se ... Read more »

F1 e MotoGP terão menos datas conflitantes em 2022; saiba quais

© Yamaha MotoGP Lewis Hamilton, Yamaha MotoGP YZR-M1, Valentino Rossi, Mercedes-AMG F1 W08 MotoGP e Fórmula 1 já têm calendários provisórios para 2022. A FIM e a FIA publicaram a ... Read more »

Mortos por Covid-19 na Rússia superam 1.000 em um dia

MOSCOU (Reuters) – A Rússia relatou recorde de 1.002 mortes por coronavírus neste sábado, a primeira vez que o número diário ultrapassou a marca de 1.000 desde o início da ... Read more »

COVID-19: Minas registra 74 mortes e 1.327 casos em 24 horas

O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado neste sábado (16/10), mostra que Minas registrou 74 mortes e 1.327 casos de COVID-19 ... Read more »

Mulher ferida com gravidade em incêndio em Paredes

© TVI24 Mulher ferida com gravidade em incêndio em Paredes Um incêndio numa casa em Gandra, concelho de Paredes, causou este sábado um ferido grave, decorrendo buscas para encontrar uma ... Read more »

Minsal informa 1.774 nuevos casos y 3 fallecidos por coronavirus en la última jornada

© 24horas.cl Minsal informa 1.774 nuevos casos y 3 fallecidos por coronavirus en la última jornada El Ministerio de Salud realizó este sábado un nuevo balance de la situación del ... Read more »

OE2022: Chega critica PCP e defende que é "o pior momento" para crise política

© TVI24 OE2022: Chega critica PCP e defende que é “o pior momento” para crise política O presidente do Chega, André Ventura, alertou este sábado que “este é o pior ... Read more »

ANÁLISE F1: Quinto motor será necessário para Hamilton ou Verstappen em 2021?

© Giorgio Piola Red Bull Racing RB16B engine Lewis Hamilton usou um quarto motor de combustão na Turquia, o que lhe custou uma penalidade de dez posições de grid, enquanto ... Read more »

Ecologistas contestam Salão Automóvel

© TOBIAS SCHWARZ/AFP Protesto contra Salão Automóvel de Munique Milhares de militantes ecologistas manifestaram-se este sábado contra a realização do Salão Automóvel de Munique, na Alemanha. Os participantes no protesto ... Read more »

Velvet Underground. Os anti-hippies que pintaram o verão do amor de negro têm um filme à altura do mito

Vestiam-se de negro, faziam música dissonante sobre drogas e sexo e davam-se com a vanguarda artística da Nova Iorque revolucionária dos anos 60. Os Velvet Underground, de Lou Reed, John ... Read more »

Taça de Portugal empurra ‘Amor Amor' para o pior resultado da temporada

© Fornecido por Espalha-Factos Amor Amor Vol. 2 estreou na SIC O segundo volume da telenovela Amor Amor desceu esta sexta (15) para os piores valores de audiência e share ... Read more »

10 séries sul-coreanas para descobrires depois de ‘Squid Game'

A série sul-coreana Squid Game, da Netflix, conquistou o mundo, trazendo um pouco mais da cultura e entretenimento asiáticos a uma indústria tipicamente ocidentalizada. No entanto, não é o único ... Read more »

Perú se encuentra a 1% de vacunar con ambas dosis a la mitad de su población objetivo

© Salud Perú se encuentra a 1% de vacunar con ambas dosis a la mitad de su población objetivo El Ministerio de Salud (Minsa) anunció que hasta el último viernes ... Read more »

Covid-19: São Paulo tem 5 mil postos abertos hoje para segunda dose

O governo de São Paulo promove neste sábado (16) uma mobilização para aplicar a segunda dose de vacina contra a Covid-19. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal no estado ... Read more »

Após fala de Paulo Antunes gerar reações negativa, ESPN Brasil exalta vacinação contra a Covid-19

Uma frase do comentarista dos canais Disney Paulo Antunes gerou debate nas redes sociais, nesta sexta-feira. O analista defendeu o armador da NBA Kyrie Irving, durante o programa “ESPN League”, ... Read more »

Vídeo: sem espaço atrás o cão foi no tejadilho do carro

© Autoportal Condutor leva cão no tejadilho do carro (reprodução YouTube «The Paper») O condutor de um automóvel na cidade de Leshan, na província chinesa de Sichuan, foi visto a ... Read more »

Flávio arrasa Rafael: «Volta Rui Pedro, estás perdoado»

© TVI Flávio arrasa Rafael: «Volta Rui Pedro, estás perdoado» No «Big Brother 2021», Rafael declarou guerra a Ana Morina, por causa da questão do tabaco, que agora terá de ... Read more »

Covid-19. Número de infeções tende a aumentar acima dos 80 anos

Já na semana que terminou a 29 de agosto, este grupo dos 80 ou mais anos estava com 99% da vacinação completa. Na faixa dos 65 ou mais a tendência ... Read more »

Portugal com mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19 em 24 horas

Último balanço da Direção-geral da Saúde. © Horacio Villalobos Portugal contabiliza este sábado mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19, segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde ... Read more »

Mais dez mortes e 612 infetados em Portugal

O número de internamentos voltou este sábado a cair. No entanto, há mais infetados em unidades de cuidados intensivos. © Getty Images O número de internamentos voltou este sábado a ... Read more »

Covid-19: Portugal regista mais 10 mortos e 612 novos casos

© TVI24 Covid-19: Portugal regista mais 10 mortos e 612 novos casos Portugal registou, este sábado, mais 10 mortos e 612 novos casos de covid-19, nas últimas 24 horas, de ... Read more »

Covid-19. Portugal com 612 novos casos e mais dez mortes

De acordo com o boletim da DGS, nas últimas 24 horas o número de pessoas internadas em cuidados intensivos aumentou para 59, mais quatro do que ontem. Registaram-se nas últimas ... Read more »

Covid-19: Portugal com mais dez mortes e 612 novos casos

© Maisfutebol Covid-19: Portugal com mais dez mortes e 612 novos casos Portugal regista mais dez mortes e 612 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o ... Read more »

Mais 10 mortes e 612 casos de Covid-19 em Portugal

© Swipe News, SA testagem, rastreio, zaragatoa, teste, covid19 Portugal registou mais 612 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo morrido ainda mais dez pessoas com a doença, ... Read more »

Covid-19: Portugal regista 612 novos casos confirmados e 10 mortes nas últimas 24 horas

© Fornecido por Lusa REPORTAGEM: Enfermaria do Hospital de Viseu um ano após dar entrada o primeiro doente com covid-19 Lisboa, 16 out 2021 (Lusa) – Portugal regista hoje mais ... Read more »

Vêm aí as castanhas. Benefícios e segredos do fruto do outono

A tradição manda que se comam no outono, com água-pé ou jeropiga. Mas o fruto, nutritivo e versátil, também pode ajudar na dieta — ou chegar ao prato em doces, ... Read more »

Neozelandesa Jane Campion recebe Prémio Lumière em Lyon

© PHILIPPE DESMAZES/AFP or licensors Jane Campion, da Nova Zelândia, recebeu o Prémio Lumière esta sexta-feira, pela carreira, no Festival de Cinema que acontece na cidade de Lyon, França. Campion ... Read more »

Indústria dos casamentos vive lua-de-mel depois da pandemia

© Swipe News, SA casamento, boda, cerimónia, igreja Em 2020, devido à pandemia, o dia de sonho transformou-se num pesadelo e a indústria dos casamentos ficou totalmente paralisada, sem perspetivas ... Read more »

Rio de Janeiro suspende aplicação da terceira dose contra a Covid-19 neste sábado (16)

A Prefeitura do Rio de Janeiro suspendeu, a partir deste sábado (16), a aplicação da terceira dose contra a Covid-19. O motivo é a mudança do cronograma de entregas da ... Read more »

Rusia rebasa por primera vez los 1.000 fallecidos por coronavirus en un solo día

© OLGA MALTSEVA Foto: Olga Maltseva / AFP Rusia ha superado este sábado por vez primera los 1.000 fallecidos diarios por coronavirus, en la culminación provisional de la tendencia al ... Read more »

Incêndio em Paredes causa ferimentos graves numa mulher, poderá haver segunda vítima

© Fornecido por Lusa INEM Paredes, Porto, 16 out 2021 (Lusa) – Um incêndio numa casa em Gandra, concelho de Paredes, causou hoje um ferido grave, decorrendo buscas para encontrar ... Read more »

Conor McGregor esteve com Mourinho: «Este homem é uma lenda»

© Maisfutebol Conor McGregor esteve com Mourinho: «Este homem é uma lenda» O lutador Conor McGregor esteve em Roma e, além de visitar os locais turísticos oficiais, como o Museu ... Read more »

Primeiro-ministro dos Países Baixos critica homólogo esloveno por mensagem "de mau gosto"

Primeiro-ministro esloveno difundiu uma teoria da conspiração sobre deputados dos Países Baixos. © Fornecido por SIC Notícias O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, criticou, esta quinta-feira, o homólogo esloveno, ... Read more »

Onze estudantes indonésios morrem afogados num rio durante visita de estudo

© TVI24 Onze estudantes indonésios morrem afogados num rio durante visita de estudo Onze crianças morreram afogadas, este sábado, durante um passeio escolar para a limpeza de um rio na ... Read more »

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

© TVI24 “Amazónia está próxima do ponto de não retorno”, alerta ex-ministra brasileira A ex-ministra brasileira do Meio Ambiente Marina Silva alertou esta madrugada para a aproximação da Amazónia de uma ... Read more »

Portugal leva seis ginastas aos Mundiais de artística

A competição marca o início do ciclo olímpico para Paris 2024. © FABRICE COFFRINI Seis ginastas, entre os quais a olímpica Filipa Martins e quatro estreantes, vão representar Portugal nos ... Read more »

Cientistas encontram um anticorpo eficaz contra todas as variantes de Covid-19

© Reprodução/Pexels Segundo os pesquisadores, o anticorpo bloqueia proteínas de pico (que dão ao vírus sua forma de ‘coroa’) e, assim, evita a infecção de células pulmonares Reprodução/Pexels Cientistas do ... Read more »