PT e PSD têm impasse em Belo Horizonte e jogam pressão sobre Lula

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – O PT e o PSD voltaram a se estranhar em Minas Gerais, agora por causa da eleição para a Prefeitura de Belo Horizonte e, mais uma vez, colocando o presidente Lula sob pressão.

Os dois partidos têm pré-candidatos à prefeitura da capital mineira. O PT definiu o deputado federal Rogério Correia como nome para a disputa. Pelo PSD, o prefeito Fuad Noman ainda não assumiu a entrada na corrida, mas é certo que disputará a reeleição.

A cúpula das duas legendas no estado não admite a possibilidade de perder a cabeça de chapa em uma possível composição, estabelecendo o impasse.

“O prefeito Fuad vem fazendo uma gestão muito boa, e seu nome está consolidado como pré-candidato”, afirma o presidente do PSD em Minas, deputado estadual Cássio Soares.

“A definição pela candidatura própria pelo PT de Belo Horizonte já ocorreu”, diz, por sua vez, o presidente do partido no estado, deputado estadual Cristiano Silveira.

As duas legendas já passaram por situação semelhante na montagem da chapa para a disputa pelo governo do estado, em 2022. O PSD, que tinha como candidato o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, negociava o apoio do PT.

Houve acerto em relação ao posto de vice na chapa, que acabou entregue ao então deputado André Quintão (PT). As negociações se arrastaram, porém, para a definição do candidato à vaga no Senado.

Estavam na disputa pelo posto o atual ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT). Ao final, por decisão que envolveu o presidente Lula e o diretório nacional da legenda, ficou definido que o candidato seria Silveira.

A disputa foi um dos motivos pelos quais Kalil deixou de ir a um ato com a presença de Lula em Belo Horizonte em maio de 2022. A justificativa oficial do ex-prefeito, porém, foi que o evento era específico do PT.

Assim como em 2022, Lula, em 2024, teve que lidar com o embate entre os dois partidos estando em terras mineiras. O presidente visitou o estado no dia 8 de fevereiro, para anunciar investimentos do governo federal.

Antes da viagem, chamou Rogério Correia ao Palácio do Planalto para discutir a agenda da visita. O parlamentar fez postagens com Lula falando da viagem nas redes sociais.

Já ao desembarcar em Belo Horizonte, ainda próximo ao avião que o trouxe à capital, fez uma selfie com Fuad Noman.

Um fator que pesa a favor do PSD é a boa relação que existe entre um dos principais líderes do partido, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, com Lula.

Os dois iniciaram, por exemplo, em reunião no Planalto, discussão sobre uma saída para o pagamento da dívida de R$ 160 bilhões que Minas tem com a União.

O entorno de Fuad afirma que o prefeito teve atenção especial de Lula na visita a Belo Horizonte. Depois da selfie no aeroporto, os dois conversaram e o presidente, conforme interlocutores de Fuad, se colocou à disposição do prefeito em Brasília.

Lula teria demonstrado preocupação em tentar unir o maior número possível de partidos em uma aliança, com o objetivo de enfrentar um nome bolsonarista em Belo Horizonte. O pré-candidato do ex-presidente na cidade, ao menos até o momento, é o deputado estadual Bruno Engler (PL).

O presidente do PT de Minas Gerais, mesmo com o cenário, afirma que somente uma decisão do diretório nacional poderá retirar a candidatura própria do partido no estado. “A condução e a palavra final da tática nas capitais são do PT nacional”, reconhece.

Rogério Correia afirma não haver a menor possibilidade de sua candidatura ser retirada. “Sem chance. Está tudo acertado. Estamos muito animados para derrotar o bolsonarismo e governar Belo Horizonte, diz.

Aliados de Fuad apontam uma vantagem que o PT teria caso aceitasse indicar o vice do prefeito, relacionada às eleições de 2028.

Caso vença a eleição de outubro, Fuad entrará em seu segundo mandato, ou seja, não disputaria reeleição e, da sua parte, pelo menos, poderia deixar o caminho livre para seu vice.

A última vez que o PT conseguiu eleger um prefeito em Belo Horizonte foi há quase 20 anos, nas eleições de 2004.

Além de Fuad, Correia e Engler, a corrida pela prefeitura da capital mineira tem outros cinco pré-candidatos.

A deputada federal Duda Salabert (PDT), o senador Carlos Viana (Podemos), a secretária de Estado do Planejamento Luísa Barreto (Novo), o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (sem partido), e a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL).

A janela partidária, prazo para que quem deseja concorrer no pleito de outubro troque ou entre em uma legenda, começa no próximo dia 7 e termina em 5 de abril.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World