Quando poderemos ver um eclipse solar total do Brasil?

quando poderemos ver um eclipse solar total do brasil?

1004-eclipse-solar-brasil-super-site

Na última segunda-feira (8), partes da América do Norte presenciaram um eclipse solar total. Moradores do México, Estados Unidos e Canadá viram o céu diurno virar noite quando a Lua cobriu inteiramente o Sol. O fenômeno começou na costa do México. À medida que os astros se moviam, o eclipse ficou visível em outras áreas do continente, até terminar no Canadá.

Enquanto os internautas gringos tiravam e postavam fotos do eclipse, a NASA aproveitou a oportunidade rara para fazer experimentos científicos. Por aqui, pudemos acompanhar o fenômeno por meio de lives no Youtube.

Mas quando será possível ver um eclipse solar total no céu do Brasil?

Anote na agenda: será em 12 de agosto de 2045, um sábado. O eclipse solar total será visível em estados do Norte e Nordeste do país: Amapá, Pará, Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O eclipse total começará a ser visto no Amapá e terminará em Pernambuco. Mesmo nesses estados, o eclipse completo não será visível em todas as cidades – elas devem estar dentro da faixa correspondente à trajetória dos astros. João Pessoa, São Luís, Recife e Belém são as capitais que verão o espetáculo. Veja na faixa em vermelho escuro no mapa:

As regiões em amarelo também verão o eclipse – mas não completo. Todos os estados poderão ver o eclipse parcial. Alagoas, por exemplo, verá a Lua cobrindo praticamente todo o Sol. Já o Rio Grande do Sul verá apenas uma pontinha se sobrepondo.

Os eclipses solares totais são visíveis apenas em uma faixa de 160 quilômetros de largura, aproximadamente. O eclipse da última segunda, por exemplo, só foi visível totalmente em 15 estados americanos.

Esses eclipses ocorrem em média a cada 18 meses – o que pode não parecer tão raro assim. Acontece que cada eclipse solar total é visível em uma parte diferente do globo. Em 2026 será em parte da Europa; e em 2027, na África e Oriente Médio.

Pois é: o Brasil só terá essa sorte daqui 21 anos. A última vez que um eclipse solar total rolou por aqui foi em 29 de março de 2006, quando o extremo leste do Brasil (incluindo a cidade de Natal) pôde ver o fenômeno. Já em 1994, foi a região Sul que assistiu ao espetáculo.

Fontes: Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional/MCTI e site Time and Date

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World