Itália em Lisboa: o culto do mobiliário abriu porta no Chiado

Acaba de inaugurar a primeira loja Minotti no coração do Chiado. Ex-líbris do design italiano, produz alguns dos melhores sofás do mundo. A cereja no topo de uma lista de marcas ‘made in Italy’ para viver em Portugal

itália em lisboa: o culto do mobiliário abriu porta no chiado

Itália em Lisboa: o culto do mobiliário abriu porta no Chiado

A uma Lisboa de cara lavada, fachadas frescas e um novo cosmopolitismo chegam cada vez mais marcas de qualidade. É o caso da Minotti, produtora do melhor mobiliário de design, que vai rechear as casas dos novos lisboetas, e os sonhos de lifestyle de todos nós, e em cujos grandes sofás apetece viver graças aos seus complexos e modulares sistemas de sitting que se encaixam à medida como num lego. A casa-mãe da Minotti fica em Brianza, algures entre a cidade de Milão e o charmoso Lago di Como, numa rota associada à dolce vita e à tradição da manufatura de qualidade, assunto que os italianos dominam como poucos, entre uma das mais abastadas capitais da Europa e a sua chique estância de férias. O showroom da marca fica num antigo armazém pensado pelo arquiteto Roberto Dordone, diretor artístico desde 1997, colaborador de grandes nomes de estilo como os Dolce & Gabbana. Claramente inspirado em Tadao Ando, é um espaço amplo e banhado pela luz que entra por grandes janelas, uma sucessão de nichos onde brilham os famosos sofás e mobiliário contemporâneo cheio de pinta, assinado por artistas como o japonês Nendo, os dinamarqueses GamFratesi, o francês Christophe Delacourt, o brasileiro Marcio Kogan e a deliciosa dupla dinamarquesa e japonesa Inoda + Sveje.

Os irmãos Renato e Roberto Minotti recebem-nos calorosamente como só o sul sabe fazer. Herdaram o amor ao design do seu pai Alberto, que fundou a Minotti em 1948, mas faleceu em 1991, deixando o seu negócio artesanal e guiado pela excelência aos filhos, que o industrializaram e tornaram internacional. Hoje, os irmãos ainda seguram os destinos da marca, que elevaram aos céus e deram uma consistência e rigor que perdura, mas estão a passar o testemunho às novas gerações Minotti e apresentam-nos os gémeos Alessio e Alessandro, e os mais jovens Susanna e Leonardo. Numa era tecnológica e global, e num mercado sempre em mudança, é fundamental “a paixão e arte que pões no teu trabalho: uma empresa é para cuidar cada dia”, sublinha Roberto pausadamente. “Depois da II Guerra, muitos homens, como o meu pai, fundaram pequenas companhias de mobiliário, sem internet, sem mercado, nada, só com amor à arte e às coisas bem feitas. Nesta área de Meda havia muitos loucos que criaram este fenómeno do design italiano e o tornaram internacional. Mas quando se chega à terceira geração alguma coisa se quebra, muitos vendem tudo o que construíram. Nós temos sorte, somos fortes e ligados”, diz, visivelmente orgulhoso por estar rodeado pela sua descendência. “E, 70 anos depois, continuamos independentes e sem investidores”, sorri.

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World