Autoridades russas ameaçam enterrar Navalni em prisão, diz família

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Autoridades russas ameaçam sepultar Alexei Navalni, opositor do governo da Rússia, no terreno da prisão onde morreu, segundo a família de Navalni.

Família deve concordar com “funeral secreto sem despedida pública”. A porta-voz de Navalni, Kira Iarmish, disse que um investigador ligou para a mãe de Navalni e lhe deu um prazo de três horas para aceitar a proposta do governo russo.

Família exige que corpo seja entregue em dois dias. Isso porque, segundo Iarmish, a lei determina este prazo após a determinação da causa da morte, o que já aconteceu.

“De acordo com os documentos médicos que ela assinou, esses dois dias expiram neste sábado (24). Ela insiste que as autoridades permitam que o funeral e a cerimônia fúnebre sejam realizados de acordo com os costumes”, diz o informe, publicado no X (antigo Twitter).

MORTE POR “CAUSAS NATURAIS” E RECOMPENSA POR INFORMAÇÕES

Laudo atribui a morte dele a “causas naturais”. A mãe de Navalni, Ludmila Navalnaia, recebeu o documento. Ela pôde ver o corpo do filho somente quase uma semana após o anúncio da morte dele.

Chantagem por “funeral secreto” já havia acontecido. “Estou gravando esse vídeo porque eles começaram a me ameaçar. Eles me olharam nos olhos e disseram que, se eu não concordar com um funeral secreto, vão fazer algo com o corpo do meu filho”, disse a mãe, em um vídeo publicado no YouTube.

Informações “valiosas e completas” podem ser recompensadas em 20 mil euros. O denunciante pode obter, também, apoio para deixar a Rússia, caso deseje.

A publicação de ativistas e opositores faz um apelo às forças de segurança. “Aos militares, policiais, funcionários do FSB, à Comissão de Investigação e ao Ministério Público”, diz um post no X, antigo Twitter, do perfil “Navalny live”.

NAVALNI MORREU NA PRISÃO AOS 47 ANOS

Advogado e ativista morreu na última sexta-feira (16), segundo um comunicado do serviço penitenciário russo. Ele era uma das principais figuras de oposição ao governo de Vladimir Putin há mais de uma década.

Ele teria passado mal após uma caminhada na colônia penal de Kharp, onde estava detido, a quase 2 mil quilômetros da capital Moscou. O local fica próximo do Círculo Polar Ártico, onde as temperaturas podem chegar a -30ºC.

O ativista foi envenenado com uma substância de uso militar, durante uma viagem a negócios, em 2020. Ele só sobreviveu porque sua família e autoridades internacionais insistiram em levá-lo de avião para um longo tratamento na Alemanha. O governo russo negou qualquer envolvimento.

Há uma série de mortes misteriosas ligadas ao governo da Rússia. Por exemplo, o fundador do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, morreu no ano passado com outras nove pessoas, na queda de um jato particular. Dois meses antes, ele havia liderado um motim contra Moscou.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World