Como o Ozempic está transformando uma pequena cidade na Dinamarca

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Quando o sol se põe sobre o porto de Kalundborg, uma pequena cidade a cerca de 100 quilômetros (km) a oeste de Copenhague, a luz atravessa as paredes de vidro da cafeteria de Shaun Gamble e banha seus clientes vespertinos com um brilho quente. É uma localização invejável – na água, ao lado de um grande playground -, exceto pelo fato de que não há muito mais nas proximidades.

Espera-se que isso mude em breve, já que a cidade se beneficia da corrida americana por medicamentos para perda de peso.

Perto dali, em uma ampla fábrica, a Novo Nordisk produz quase todo o seu semaglutida, o ingrediente ativo dos tratamentos para diabetes e obesidade Ozempic e Wegovy, extremamente populares na empresa. A empresa está em Kalundborg há meio século, mas nos últimos dois anos anunciou que investiria 60 bilhões de coroas, ou cerca de US$ 8,6 bilhões (R$ 44 bilhões), na expansão das instalações aqui. É o maior investimento em manufatura na Dinamarca feito por uma empresa, e está acontecendo nesta cidade com menos de 17 mil habitantes.

O dinheiro faz parte da transformação global da Novo Nordisk para aumentar a produção de seus medicamentos mais vendidos, mas talvez nenhum lugar sinta o impacto como esta comunidade costeira. A Novo Nordisk planeja acrescentar 1.250 empregos aos 4.500 funcionários existentes na fábrica de Kalundborg. Uma rodovia está sendo ampliada; os investidores estão comprando casas e planejando novas construções; as universidades começaram a oferecer cursos de biotecnologia para alimentar a Novo Nordisk e as empresas próximas com trabalhadores.

android, como o ozempic está transformando uma pequena cidade na dinamarca

Uma tarde movimentada no Costa Kalundborg Kaffe, um café com vista para o porto em Kalundborg, Dinamarca Foto: Charlotte De La Fuente/NYT

Gamble, que abriu seu Costa Kalundborg Kaffe há quatro anos, depois de um emprego em um armazém da Novo Nordisk nas proximidades, está otimista. Os negócios da cafeteria são instáveis – movimentados no verão, quando os turistas se aglomeram nos chalés próximos, mas perdem dinheiro na maior parte do resto do ano, quando chove e venta.

Mas o município, impulsionado pelo crescimento da Novo Nordisk, planeja abrir uma biblioteca e um centro cultural ao lado. Gamble também está investindo, planejando abrir mais cedo e servir mais comida, inclusive café da manhã.

“Em cinco anos, será uma cidade totalmente diferente”, disse ele. “É nisso que estou apostando.”

Criando vencedores econômicos

A Novo Nordisk já está remodelando a economia da Dinamarca. A economia do país cresceu 1,9% no ano passado, entre as mais rápidas da Europa, e tudo graças ao setor farmacêutico, liderado pela Novo Nordisk. Sem ela, a economia teria estagnado.

Quase toda a receita da Novo Nordisk é obtida no exterior, mais da metade somente nos Estados Unidos.

Há outros benefícios mais tangíveis para os dinamarqueses. A empresa é a maior contribuinte corporativa da Dinamarca. No ano passado, ela pagou cerca de 15% de todo o imposto corporativo do país, mais do que outras grandes empresas dinamarquesas, como a cervejaria Carlsberg, a empresa de brinquedos Lego e a empresa de navegação Maersk.

    Alguns analistas se perguntam se essa bênção pode se tornar uma maldição, lembrando a longa recessão da Finlândia, quando a Nokia perdeu seu domínio em telefones celulares com a chegada do iPhone e dos smartphones Android.

    Stephanie Lose, ministra da economia, não está muito preocupada com o fato de a Dinamarca ter um destino semelhante. “O setor farmacêutico não está tão entrelaçado com a economia dinamarquesa”, disse ela. Os funcionários da Novo Nordisk representam apenas 1% da força de trabalho dinamarquesa, embora tenham sido responsáveis por 20% dos empregos criados no ano passado.

    Alguns dos impostos corporativos que a Novo Nordisk paga retornam às comunidades onde a empresa opera. Gladsaxe, o município nos arredores de Copenhague que inclui Bagsvaerd, onde fica a sede da Novo Nordisk, está investindo em creches e novas instalações esportivas, e está construindo um sistema de transporte ferroviário leve com outras regiões fora da capital.

    “Nossa margem de manobra econômica é geralmente maior graças à Novo e às muitas outras empresas que temos”, disse Trine Graese, prefeito de Gladsaxe.

    Trânsito na hora do rush e aulas de biotecnologia

    Kalundborg conhece os benefícios e os riscos de se depositar a sorte da cidade em uma única empresa. Um estaleiro naval dominou brevemente a economia da cidade no início do século passado, mas foi dizimado durante a Grande Depressão. Na década de 1960, Kalundborg prosperou como local de fabricação da Carmen Curlers, que foi pioneira em modeladores elétricos de cabelos quentes, causando sensação nos Estados Unidos. Em seguida, a empresa foi vendida para a empresa americana Clairol, a moda mudou, milhares de pessoas foram demitidas e a fábrica acabou fechando em 1990.

    “A terceira vez é a vez da sorte”, disse Martin Damm, prefeito do município de Kalundborg, que se autodenominou “Cidade da Biotecnologia”.

    android, como o ozempic está transformando uma pequena cidade na dinamarca

    Shaun Gamble com clientes em sua cafeteria. Ele acha que, com o tempo, a cidade será “totalmente diferente” Foto: Charlotte de la Fuente/The New York Times

    As oportunidades educacionais já estão passando por uma mudança transformadora. Durante anos, os formandos do ensino médio deixavam a cidade para continuar seus estudos, e a Novo Nordisk lutava para reter cientistas e outros funcionários com treinamento avançado.

    Agora, três universidades oferecem cursos de biotecnologia e assuntos relacionados na cidade, com mais instituições chegando em breve. A Fundação Novo Nordisk também financia o Helix Lab, onde estudantes de pós-graduação concluem suas teses de mestrado trabalhando com empresas locais, incluindo a Novo Nordisk.

    Espera-se que o investimento da empresa atraia mais pessoas para a área. Recentemente, Kalundborg conseguiu vender lotes de terra que antes estava lutando para transferir para incorporadoras privadas. Além disso, fala-se em abrir uma escola internacional para ensinar inglês às crianças, a fim de acomodar a força de trabalho cada vez mais internacional da farmacêutica.

    Por enquanto, os compradores de casas pela primeira vez precisam competir com investidores em Copenhague ou outros moradores locais que procuram alugar espaço para trabalhadores temporários da construção civil, disse Jesper Olsen, um agente imobiliário local.

    Ainda assim, as mudanças tiveram um impacto limitado para alguns.

    android, como o ozempic está transformando uma pequena cidade na dinamarca

    A Novo Nordisk fabrica quase toda a sua semaglutida, o ingrediente ativo do Ozempic e do Wegovy, em Kalundborg Foto: Charlotte De La Fuente/NYT

    “É ótimo ter novas pessoas com quem conversar”, disse Malte Glad, 19 anos, enquanto cortava o cabelo. Mas, para pessoas de sua idade, Kalundborg “ainda é um pouco lenta”, disse ele. Nos finais de semana, ele costuma ir a outras cidades para se divertir.

    Justyna Anna Kowalczyk, uma estudante de 22 anos da Polônia, estuda engenharia na University College Absalon. Ela trabalha meio período do outro lado da rua, na Novo Nordisk, e espera conseguir um emprego em tempo integral após a formatura.

    “Gosto de cidades pequenas”, disse ela. Mas o que importa é a conexão entre a universidade e a Novo Nordisk: “Foi isso que me trouxe aqui”.

    Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World