REVIEW: Galaxy A05s, básico e super competente

A Samsung lançou o Galaxy A05s como uma alternativa com um pouco mais de recursos do modelo mais barato da empresa. A fabricante segue lançando aparelhos da categoria todos os anos e os vem aprimorando. O escolhido desse ano sofreu algumas melhorias bem vindas e deve competir de forma interessante no seu segmento, mas será que é o suficiente para fazer você optar por ele no meio de tantas opções? Essa e outras respostas você confere agora no review completo!

Design

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

Parte traseira do Galaxy A05s (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Galaxy A05s é todo de plástico, mas nas laterais o material consegue enganar bem e se não fosse olhar as especificações, diria que é alumínio. O posicionamento e desenho das coisas seguem o já utilizado em todos os modelos da Samsung, ótimo tanto para quem já conhece como para quem é um novo usuário. Apesar de ser de plástico, é tudo de excelente qualidade e em momento algum senti que estava com um produto de baixa qualidade em mãos.

A versão que recebi é na cor prata, mas ele está disponível nas cores preto e violeta também. Do lado direito, o Galaxy A05s conta com os botões de volume e o de energia. Na esquerda, temos apenas o berço para chips e cartão de memória, que comporta 2 chips e o cartão simultaneamente. Na parte superior foi colocado apenas um microfone. Por fim, na parte de baixo, a Samsung colocou uma porta USB-C 2.0, uma entrada para fones de 3,5 mm, outro microfone e o alto-falante.

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

Parte inferior do Galaxy A05s com destaque para suas entradas (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Na caixa, a Samsung mandou apenas o necessário e nada de acessórios, ou seja, está incluso o aparelho, um carregador de 15W e a chave para abrir a bandeja para chips.

Tela

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

A tela do Galaxy A05s é bem grande, e como dá pra ver, reflete com facilidade (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Galaxy A05s tem uma tela de 6,7 polegadas com tecnologia LCD IPS e taxa de atualização de 90 Hz. É um display bem grande com resolução Full HD Plus (1080×2900 px), com cerca de 393 ppi. A Samsung não especificou se o smartphone tem alguma proteção na tela, então mais que de outras vezes, colocar uma película e capinha não essenciais. Por não contar com um painel OLED, funções como Always On Display não são compatíveis com esse modelo. Apesar disso, a tela LCD escolhida aqui é de otima qualidade.

Por ser um aparelho mais simples, me incomoda um pouco a tela ser tão grande. Tem o lado pessoal envolvido aqui por eu ter uma mão pequena, mas é algo desconfortável também na hora de guardar o smartphone no bolso, por exemplo. Acredito que ele precisava ter mais tecnologias legais na sua tela para justificar todo esse tamanho, o que não acontece.

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

Tela do smartphone da Samsung não se destaca pelo brilho máximo (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O brilho máximo também é um ponto fraco, principalmente debaixo do sol. Como dá pra ver nas imagens, quando a tela está desligada, o vidro reflete com facilidade e quando está ligada, se for um ambiente com muita luz solar, mesmo com o brilho no máximo, a legibilidade fica prejudicada.

O Full HD+ não é um problema e quando estamos nos ambientes certos, principalmente dentro de casa, é tudo bem nítido, seja mexendo no sistema ou assistindo a filmes no streaming. Os 90 Hz são uma adição importante nesse smartphone, pois mostra que essa tecnologia está bem democratizada entre os Android e até mesmo quem não quer ou não pode gastar muito num aparelho novo, terá uma tela mais fluída.

Desempenho

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

Detalhes sobre o Chip Snapdragon 680 (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

A Samsung optou por colocar um Snapdragon 680 para fazer o Galaxy A05s funcionar. É um processador octa-core de 6nm com força suficiente para dar conta de todas as tarefas básicas do dia a dia, o mesmo que equipava o Galaxy A23 do ano passado. O fato de ser um processador intermediário de entrada de 2 anos atrás não chega a ser um problema, uma vez que seu objetivo não é surpreender nos jogos ou processar 20 coisas ao mesmo tempo.

Isso, combinado aos 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento, faz do aparelho uma opção excelente para sua faixa de preço. Nesse tempo que pude testá-lo, ele me surpreendeu positivamente em tudo que propus a fazer. O sistema fluiu bem, as redes sociais também e não tive problemas de – muitos – engasgos quando forcei a barra do aparelho.

Onde mais senti que as coisas pesaram foi ao usar a câmera. Principalmente na hora que você captura algo, dá pra sentir claramente que o Galaxy A05s tem um processador mais fraquinho mesmo. Ele não chega a travar, apenas demora para processar as fotos, o que consigo relevar tranquilo quando considero o todo do aparelho.

De qualquer forma, é preciso avisar que se você gosta de fazer fotos legais, jogar uns jogos mais pesados e com gráficos mais bonitos, esse definitivamente não é o smartphone para você. Ele faz sentido para quem não faz questão nenhuma de um alto processamento, ou precisa apenas do básico, seja porque está economizando na grana ou tem isso como objetivo mesmo.

Como de praxe, fiz os testes em alguns jogos. No FreeFire o desempenho foi muito bom com os gráficos no padrão e com o FPS baixo. Não travou e é super jogável. Roblox também se saiu bem e não deve causar problemas ao smartphone. Agora onde realmente tive problemas de desempenho foi com a Trilogia GTA, disponível para assinantes da Netflix. Os jogos até abriram, mas é uma experiência bem ruim por aqui, com engasgos constantes, mostrando que em games mais exigentes a situação muda de figura nesse smartphone.

Já nos benchmarks, fiz testes no Geekbench 6. Os resultados são, como esperado, de um smartphone com hardware simples e abaixo você confere as imagens com os resultados. Os resultados estão longe de impressionar, mas se você é o tipo de pessoa que gosta de um joguinho tipo Candy Crush, dá pra aproveitar. Confira:

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

Resultado single-core do Galaxy A05s no Geekbench 6

Bateria

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

Gaveta de chips do Galaxy A05s suporta até 2 chips e o cartão de memória simultaneamente (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

A Samsung colocou uma bateria de 5000 mAh no Galaxy A05s, suficiente para fazer essa grande tela de 6,7 polegadas segurar a onda de um dia cheio de tarefas sem problemas. No meu uso, com WhatsApp, Instagram e muito consumo de YouTube e YouTube Music, consegui resultados excelentes e não precisei carregar mais de uma vez no dia em nenhum momento.

Em alguns dias, inclusive, se eu forçasse a barra até chegar ao 0%, imagino que daria para chegar ao final do segundo dia fora da tomada. É um bom resultado e para pessoas que usam o smartphone apenas para ver mensagens de vez em quando e fazer ligações, o resultado será excelente.

Para mais transparência, acho importante comentar sobre o uso de alguns apps. No WhatsApp, com pouco mais de 1 hora usando, o gasto de bateria foi de 6,5%. No Star Plus vendo um filme de quase 2h, foram 6%. O YouTube, com 1 hora de uso, gastou apenas 4%. O Instagram teve uma média de 10% por hora. Lembrando que esses valores podem variar de acordo com o tipo de filme, mídia, volume e outros fatores que o app está exigindo.

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

Uso de bateria do Galaxy A05s

Com esses dados dá pra ver que o aparelho sabe gerenciar muito bem o uso dos apps e a vida útil da bateria, permitindo a você usá-los sem problemas e medo de ficar sem carga. Quanto à carga e a sua velocidade, ela está dentro do esperado.

No carregador que veio na caixa, de 15W, colocando o aparelho para carregar com 16%, obtive a carga completa em duas horas e 33 minutos. Já no carregador rápido, em outra situação, coloquei para carregar com 18% e, com pouco mais de 1 hora na tomada, a bateria atingiu 100% — tempo excelente para os 5000 mAh.

Dito isso, dá pra dizer que o carregador que vem na caixa faz o serviço, mas é meio lerdo. Usar um carregador de 25W vai fazer uma boa diferença aqui. Contudo, considerando que o smartphone tem uma ótima autonomia de bateria, esperar um pouco mais talvez não seja um grande problema.

Câmeras

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

Conjunto traseiro de câmeras do Galaxy A05s (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Galaxy A05s definitivamente não é um smartphone feito para você trabalhar com fotografia, muito menos com produção de conteúdo na internet. Apesar disso, sua câmera principal traseira consegue se destacar muito bem em boas condições de luz. A Samsung colocou três lentes aqui, essas que você confere os detalhes agora.

A primeira e principal câmera do Galaxy A05s é de 50 MP no padrão Wide, com abertura f/1.8, permitindo um campo de visão mais amplo. Apesar de não ter mais nenhuma especificação sobre ela, os resultados em boas condições de luz me agradaram bastante. As cores ficaram bonitas, temos uma quantidade de detalhes até legal e nada além disso.

Já as outras lentes caem naquilo que todo smartphone “baratinho” faz. Uma delas é uma lente macro de 2MP e a outra é uma lente de profundidade, também de 2MP. A primeira seria para fotos de coisas pequenas e bem próximas, mas com essa qualidade, fica bem difícil captar algo que fique realmente bonito. Já a segunda é apenas para garantir um recorte melhor no modo retrato das fotos, mas também sabemos que atualmente isso pode ser feito perfeitamente pelo sistema e com apenas 2MP não muda muita coisa. Com tudo isso dito, confira algumas fotos com as câmeras traseiras:

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Quanto aos vídeos, você consegue gravar em até 1080p a 60FPS. Apesar de não ter o 4K, acho essa uma decisão excelente para esse aparelho e o fato de ter os 60 quadros disponíveis faz toda a diferença.

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

Conjunto de câmeras do Galaxy A05s (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Por último temos a câmera de selfie com 13MP e abertura de f/2.0, permitindo uma boa abertura de luz. Se formos analisar apenas por números técnicos, daria pra dizer que essa câmera é melhor até que a do Galaxy S24, mas sabemos que os dados técnicos não são tudo aqui. O fato do processador mais fraco e até mesmo a implementação de tecnologias mais poderosas e atualizadas é que faz a diferença aqui.

Dito isso, essa câmera mostra bem que esse é um smartphone básico e me incomodou muito o fato de as selfies sofrerem uma suavização excessiva, deixando o nosso rosto com borrões, como se tivesse colocado um pote de cera no rosto. É usável para recursos de apps de banco para reconhecimento facial e esse tipo de coisa, mas você definitivamente não vai ficar legal nas fotos. Confira algumas selfies capturadas pelo Galaxy A05s:

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

O borrado parece sumir em locais fechados

Nos vídeos, a configuração é a mesma da câmera traseira. Você vai conseguir gravar em até 1080p e até 60 quadros por segundo, o que é ótimo.

Som

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

A saída para alto-falantes fica na parte inferior (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Galaxy A05s traz apenas um único alto-falante na parte inferior. O som tem uma qualidade decente e, mesmo no volume máximo, não senti o alto-falante estourando, o que é ótimo. Seria inovador um aparelho dessa faixa de preço com um áudio estéreo, mas aí já seria pedir demais.

Algo que me agradou bastante foi ter o Dolby Atmos quando colocamos um fone de ouvido, seja ele com ou sem fio. Como sabemos, isso dá uma melhora considerável na qualidade sonora, deixando não apenas mais alto, mas tudo com mais clareza também. Você ainda pode personalizar a seu gosto e configurar para o modo de Música, Filmes ou Jogos.

E claro, a entrada convencional para fones de ouvido está presente aqui, te dando mais liberdade para ouvir música e participar de chamadas da forma que você bem entender.

Conectividade

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

Review do Galaxy A05s (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Esse smartphone nos traz alguns pontos interessantes sobre como o mercado está. Quando falamos de Wi-Fi, por exemplo, há algum tempo atrás, em um modelo da mesma categoria, teríamos Wi-Fi 4. Por aqui, felizmente foi colocado o Wi-Fi 5. Não é a versão mais atualizada possível, mas mostra que até mesmo um modelo simples já deve garantir uma tecnologia mais recente daqui pra frente.

O mesmo acontece com o Bluetooth, na versão 5.1. Suficiente para te dar acesso a todas as funcionalidades, conexão com múltiplos aparelhos, mas sem alguns recursos da versão 5.3, principalmente no que tange a economia de bateria. Em ambos os casos, tanto Wi-Fi quanto Bluetooth, é importante lembrar que os dispositivos e o smartphone precisam estar na mesma versão das tecnologias para que os recursos funcionem. Caso contrário, a versão mais antiga será a prioridade.

Outros recursos importantes a serem mencionados inclui o sensor de impressão digital, aqui colocado na parte lateral do smartphone. Ele funciona com excelência e às vezes é preciso até demais, já que só de esbarrar o dedo já desbloqueia o aparelho. Em termos de conectividade com operadora, apenas o 4G está disponível nos dois chips, mas funciona de forma adequada e sem problemas.

Em resumo, o Galaxy A05s traz o mínimo necessário pra você não ficar com tecnologias defasadas ao conectar o aparelho à internet e outros dispositivos inteligentes.

Conclusão

android, review: galaxy a05s, básico e super competente

Galaxy A05s é um ótimo smartphone para coisas básicas (Imagem: Samsung)

O Galaxy A05s é um smartphone de entrada e isso é inegável. Apesar disso, a escolha de colocar mais memória RAM e armazenamento nele faz com que ele se destaque um pouco mais nessa categoria. Por mais que isso não mude completamente o jogo, dá um alívio maior para você conseguir aproveitar o multitarefas e também não ter problemas com engasgos.

O processador mais antigo poderia ser um problema, mas ele consegue dar conta do recado em 90% das coisas e dá até para jogar algumas coisas, mesmo que com tudo no mínimo. O grande desafio do Galaxy A05s fica para as câmeras que caem na mesmice de smartphones da categoria, mesmo que tenha uma câmera principal competente, mas a única de real valor.

Em suma, o Galaxy A05s é um excelente smartphone “baratinho”, indicado principalmente para você dar de presente para sua avó, para crianças, mas também para você mesmo se o seu objetivo for ter apenas o básico, mas bem feito. É extremamente indicado para quem não quer ou não está podendo gastar muito com smartphones. Qualquer coisa que fuja disso, compensa guardar mais dinheiro e investir na nos modelos mais potentes, como o Galaxy A14, A24 e outros.

O Galaxy A05s já está disponível por 899,00 na Magazine Luiza no PIX.

Especificações técnicas

E assim encerramos o review do Galaxy A05s. O que você achou dele? Para sua realidade, ele compensa, ou prefere guardar mais dinheiro e pegar um modelo mais interessante? Comenta aqui embaixo!

Além disso, aproveita para conferir nossas outras matérias do site, como essa do Sora, inteligência artificial da OpenIA que cria vídeos.

Revisado por Glauco Vital em 23/2/24.

O post REVIEW: Galaxy A05s, básico e super competente apareceu primeiro em Showmetech.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World