Futuro chanceler alemão defende vacinação obrigatória

Olaf Scholz culpou os não vacinados pela atual crise e disse que o Parlamento deve decidir sobre a obrigatoriedade da vacina. Governo avalia impor limites aos não vacinados e retomar proibição de público nos estádios.O futuro chanceler federal da Alemanha Olaf Scholz, juntamente com a atual ocupante do cargo, Angel Merkel, e os governadores dos 16 estados do país, debateram em videoconferência a atual situação da pandemia de covid-19 no país e quais medidas devem ser tomadas nos próximos dias para conter o coronavírus.

A quarta onda da doença atingiu o país com força nas últimas semanas, gerando uma sobrecarga no sistema de saúde.

A Alemanha vive um preocupante aumento das infecções, com recordes sucessivos nas contagens diárias de novos casos da doença.

O percentual de pessoas vacinadas no país estacionou há dias em torno de 68%, ainda bem abaixo da meta do governo de 75% da população.

Os imunizantes enfrentam a resistência de uma parte significativa da população, apesar dos esforços do governo e das agências de saúde para que as pessoas aceitem ser vacinadas.

Nesta terca, Scholz se pronunciou a favor de uma vacinação obrigatória geral e culpou os não vacinados pelo agravamento da crise sanitária.

Em entrevista ao jornal Bild, Scholz defendeu que as medidas a serem tomadas sejam apreciadas pelos membros do Bundestag (Parlamento). Eles devem decidir até o final do ano sobre a obrigatoriedade da vacinação para toda a população, em meio a uma pressão cada vez maior para que a parcela ainda não vacinada aceite receber as doses contra o coronavírus.

“A culpa é dos não vacinados”

“O que precisamos é de um processo legislativo no qual cada membro vote sobre a obrigatoriedade da vacinação de acordo com sua própria consciência”, afirmou Scholz.

“Minha proposta é que não ajamos como governo, por se tratar de uma questão de consciência. Dessa forma, cabe aos parlamentares apresentarem um projeto de lei, ou projetos de lei diferentes com regulamentações precisas.”

“Acho que o melhor caminho é que tudo o que é imediatamente necessário dentro processo legislativo seja preparado a partir de agora” disse Scholz. “Pessoas que necessitam de proteção especial, [os profissionais que trabalham] em casas de repouso, têm de ser vacinados já.”

O provável novo chanceler disse que, em sua opinião, a população poderá estar totalmente vacinada no início de fevereiro ou março.

Ao ser perguntado sobre possíveis punições para os não vacinados, ele afirmou tais medidas podem ser acrescentadas aos projetos de lei.

Em sua opinião, a situação atual da pandemia na Alemanha é culpa dos não vacinados. “O fato de tantas pessoas que não tomarem a vacina é o motivo pelo qual temos hoje um problema em todo o país”. Dessa forma, segundo diz, são as pessoas vacinadas que têm de lidar com restrições.

“Não se pode observar isso de maneira insensível. Se tivéssemos um índice de vacinação mais alto, estaríamos em situação bem diferente”, concluiu.

Novas restrições em perspectiva

A vacinação obrigatória poderá estar em vigor, segundo Scholz, “no início de fevereiro ou março. Por isso, devemos agir rápido a partir de agora”.

O Partido Social-Democrata (SPD) de Scholz – vencedor das eleições gerais de setembro – finalizou o acordo de coalizão com o Partido Verde e os Liberais Democratas, mas a aprovação final para o novo governo depende da chancela individual de cada legenda, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Scholz, Merkel e os governadores decidirão nesta quinta-feira quais medidas serão adotadas para lidar com a atual crise sanitária. Vários estados reimpuseram restrições segundo seus próprios critérios, mas especialistas e políticos vêm pressionando para uma ação federal coordenada para enfrentar a crise.

Entre as decisões, deverá estar a imposição de restrições de contato e de acesso ao comércio para as pessoas não vacinadas, com a exigência de comprovantes de vacinação ou de recuperação da doença nas lojas não essenciais, além de restrições em eventos de grande porte.

Os estádios de futebol terão suas capacidades de público limitadas. Entretanto, o governador da Baviera, Markus Söder, já anunciou que em seu estado não será permitida a presença de torcedores pelo menos até o final do ano. É possível que o mesmo ocorra nas outras regiões do país.

O porta-voz do governo Steffen Seibert afirmou que uma proposta para impor a vacinação obrigatória já estaria sendo elaborada. Essa medida já foi adotada pela Áustria, e passará a valer no país vizinho a partir de fevereiro.

Comitê de especialistas contra a covid

Seibert confirmou que o comitê permanente de especialistas sobre a pandemia, que fora anunciado por Scholz, será liderado pelo major-general Carsten Breuer, que desde 2018 chefia o comando de tarefas territoriais da Bundeswehr, as Forças Armadas da Alemanha. Esse comando é responsável pela cooperação entre as forças militares e organizações civis.

Nesta terça-feira, o índice de infecções em um período de sete dias diminuiu pela primeira vez em três semanas, com 452,2 casos por 100 mil habitantes. Ainda assim, esse número é somente um pouco menor do que o recorde registrado nesta segunda-feira, de 452,4.

O Instituto Robert Koch (RKI), a agência de controle e prevenção de doenças do país, registrou 42,753 casos nas últimas 24 horas, com 388 mortes, o que eleva o total na Alemanha para 101,344.

rc (AP, AFP, Reuters, ots)

News Related

OTHER NEWS

Médio do Moreirense Gonçalo Franco testa positivo pela terceira vez

O futebolista Gonçalo Franco testou positivo pela terceira vez ao coronavírus, que provoca a covid-19, e vai desfalcar as opções do Moreirense para o jogo de hoje com o Santa ... Read more »

Anhaltende Datenprobleme, weit mehr als 28.000 Neuinfektionen

Sieben-Tage-Inzidenz in sämtlichen Bundesländern mittlerweile über 1.000. Signifikanter Anstieg der Covid-Fälle auf Normalstationen in vergangenen Tagen. © KURIER Anhaltende Datenprobleme haben es auch am Samstag vorerst unmöglich gemacht, dass Innen- ... Read more »

Vacunación obligatoria, ¿la nueva realidad en el mundo?

Hace dos años el mundo entero se empezó a preocupar por el virus descubierto en Wuhan, China: covid-19. Hoy, la realidad ha variado después de más de cinco millones de ... Read more »

Jesus revela o que tem andado a fazer após a saída do Benfica (VÍDEO)

© Elson Correia jorge_jesus_benfica_8 Jorge Jesus regressou às redes sociais pela primeira vez desde que saiu do Benfica, para dar conta de como tem feito para aproveitar o seu tempo. ... Read more »

Real Madrid: Marcelo insultou árbitro e é suspenso por três jogos

© Maisfutebol Real Madrid: Marcelo insultou árbitro e é suspenso por três jogos O futebolista brasileiro Marcelo, do Real Madrid, foi suspenso por três jogos, um pela expulsão com vermelho ... Read more »

Liga: os onzes prováveis para o Sporting-Sp. Braga

© Maisfutebol Liga: os onzes prováveis para o Sporting-Sp. Braga Sporting e Sporting de Braga defrontam-se este sábado, a partir das 20h30, no Estádio José Alvalade, em jogo da 19.ª ... Read more »

Covid-19: Médio do Moreirense Gonçalo Franco testa positivo pela terceira vez

© Fornecido por Lusa Vitória de Guimarães vs Moreirense Moreira de Cónegos, Braga, 22 jan 2022 (Lusa) – O futebolista Gonçalo Franco testou positivo pela terceira vez ao coronavírus, que ... Read more »

Moreirense: Franco testou positivo à covid-19 pela terceira vez

© Maisfutebol Moreirense: Franco testou positivo à covid-19 pela terceira vez Gonçalo Franco testou positivo pela terceira vez à covid-19, falhando desta forma a receção do Moreirense ao Santa Clara, agendada ... Read more »

Morte de crianças com Covid-19 voltou a crescer em dezembro

O início da vacinação de crianças contra a Covid-19 pode reverter um dado preocupante registrado no fim de 2021, mais precisamente de dezembro. Segundo informações divulgadas pelo UOL, a variante ... Read more »

Vacinação de crianças. Números representam menos de metade do previsto

De acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde, quase 40% dos já vacinados têm entre 10 e 11 anos. Segue-se o grupo de crianças dos 8 aos 9 com ... Read more »

El hambre, otra pandemia en Haití

© Proporcionado por Agencia EFE Puerto Príncipe, 22 ene (EFE).- El modesto comedor social que regenta Winchel Calvaire en Puerto Príncipe servía 500 platos calientes al día, pero ahora se ... Read more »

Moncorvo tem ermida do século XVI com 40 painéis a fresco ao estilo da Capela Sistina

© Fornecido por Lusa Eremitério da Senhora da Teixeira Torre de Moncorvo, Bragança, 22 jan 2022 (Lusa) – O eremitério da Senhora da Teixeira (século XVI) em Sequeiros, no concelho ... Read more »

Guiné-Bissau ruma ao "descalabro" com ensino "desmembrado"

Problemas persistentes no sistema de ensino continuam a preocupar várias entidades. Nas escolas públicas, os professores estão em “greve silenciosa”, apesar da trégua dos sindicatos, e as aulas funcionam a ... Read more »

Ministério Público apreendeu 516 milhões em bens em 2020 para tentar recuperar lucros de crimes

© Swipe News, SA campus de justiça O Ministério Público apreendeu quase 516 milhões de euros em bens em 2020, em várias tentativas de recuperar lucros obtidos com crimes. De ... Read more »

Preço do pão deverá subir este ano impulsionado pelos custos de produção

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online O preço do pão deverá subir este ano, refletindo a subida nos valores dos fatores de produção, adiantou a ... Read more »

Reino Unido: Inquérito sobre 'Partygate' deixa Boris Johnson em suspenso

O futuro do primeiro-ministro britânico será ditado por um inquérito interno, cujas conclusões são esperadas esta semana, às alegadas “festas” de membros e assessores do Governo que terão violado restrições ... Read more »

Rússia com novo recorde diário de casos

A Rússia registou 52.212 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número diário desde o início da epidemia, anunciaram hoje as autoridades sanitárias russas. © Getty Images ... Read more »

AO MINUTO: Espanha espera tratar vírus como gripe; Novo recorde na Rússia

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19. © Getty Images Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19. Portugal bateu ontem um recorde ... Read more »

Grupo consultivo de la OMS recomienda vacuna Pfizer para niños de 5 a 11 años

La Organización Mundial de la Salud recomendó este viernes administrar a niños de 5 a 11 años una dosis reducida de la vacuna anticovid-19 Pfizer. La recomendación se produce después ... Read more »

¿Qué relación hay entre la aparición de algunos casos de herpes zóster y el COVID-19 y la vacuna?

© Redacción Vacuna de refuerzo COVID-19 en persona mayor inmunocomprometida ¿Qué relación hay entre la aparición de algunos casos de herpes zóster y el COVID-19 y la vacuna? Las vacunas ... Read more »

Mais de 315 mil eleitores inscritos decidem já amanhã em voto antecipado

Os que estão inscritos para votar este domingo, mas que não o consigam exercer, mantêm o direito de votar para a semana, no dia 30 de janeiro. © Shutter Stock ... Read more »

Isabel Allende: En Chile, los "carcamales de la política se tienen que ir a su casa"

© Pierre-Philippe MARCOU Isabel Allende es autora de cerca de 30 libros de los que vendió unos 70 millones de ejemplares, traducidos a más de 40 idiomas La escritora chilena Isabel ... Read more »

Vídeo: carro começa a arder e depois... arranca sozinho

© Autoportal Carro a arder arranca sozinho (reprodução YouTube) Na Eslovénia, houve um Mini que protagonizou um episódio insólito, pois se ver um carro a arder não é inédito vê-lo ... Read more »

F1: Russell projeta sucesso na Mercedes e não quer ser lembrado apenas pelo GP do Sakhir de 2020

Após três anos na Williams, George Russell finalmente ganhará sua chance em uma temporada completa na Fórmula 1 com a Mercedes. O britânico, que correu uma vez com a equipe ... Read more »

Covid-19: Rússia com novo recorde diário de casos

© Fornecido por Lusa Coronavirus pandemic in Russia Moscovo, 22 jan 2022 (Lusa) – A Rússia registou 52.212 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número diário ... Read more »

Espanha quer tratar a doença no futuro como se fosse uma gripe

© Fornecido por RTP A Espanha está a preparar terreno para tratar a próxima vaga de contágios de covid-19 não como emergência sanitária, mas sim da mesma forma de uma ... Read more »

Covid-19: Espanha quer tratar a doença no futuro como se fosse uma gripe

© Fornecido por Lusa Schools resume in Spain amid rising Covid-19 cases Madrid, 22 jan 2022 (Lusa) – A Espanha está a preparar terreno para tratar a próxima vaga de ... Read more »

Swan Yacht Club in East Fremantle among new COVID exposure sites

Three new COVID exposure sites have been listed on the Health Department’s website on Saturday night. The three new sites are a Coles store in Armadale, a Subway store in ... Read more »

China: primeros vuelos salen de Xi'an tras alivio de medidas

© Proporcionado por Associated Press Un operario, con un traje de protección, toma una muestra para una prueba de detección del coronavirus, en Tianjin, en el norte de China, el ... Read more »

La tercera dosis de las vacunas contra el COVID parecen funcionar contra la variante ómicron: nuevos datos muestran una "notable" protección frente a la hospitalización durante al menos 3 meses

© Redacción Vacuna contra Ómicron La tercera dosis de las vacunas contra el COVID parecen funcionar contra la variante ómicron: nuevos datos muestran una “notable” protección frente a la hospitalización ... Read more »

Negacionismo faz Bulgária perder a luta contra a covid-19

No país com a maior taxa de mortalidade pela doença por habitante da UE, só 29% da população está vacinada, e metade não quer se imunizar. Desconfiança é incentivada por ... Read more »

Omikron BA.2: Was wir über die Subvariante wissen - und was nicht

© “Wir wissen einfach noch nicht, welche Varianten noch kommen werden”, sagt Ulrich Elling. / Bild: (… “Wir wissen einfach noch nicht, welche Varianten noch kommen werden”, sagt Ulrich Elling. ... Read more »

Legislativas: João Oliveira disponível para voltar a ser líder parlamentar do PCP

© Fornecido por Lusa Legislativas/CDU: João Oliveira em Faro Lagos, 22 jan 2022 (Lusa) – O dirigente comunista João Oliveira está disponível para voltar a ser o líder parlamentar do ... Read more »

OFICIAL: Juan Quintero regressa ao River Plate

© Maisfutebol OFICIAL: Juan Quintero regressa ao River Plate O River Plate confirmou o regresso de Juan Quintero ao clube argentino. O antigo jogador do FC Porto, atualmente com 29 ... Read more »

Partido do PM timorense sem candidato às eleições presidenciais

© Fornecido por RTP Os pedidos de ajuda à linha SOS Voz Amiga de pessoas com depressão e outras doenças do foro mental aumentaram desde o início da pandemia, em ... Read more »

Protestos na escolha de candidato presidencial do Partido Democrático timorense

© Fornecido por Lusa (Arquivo): Bandeiras: Timor-Leste Díli, 22 jan 2022 (Lusa) – Protestos de vários delegados marcaram hoje a decisão de um de dois concorrentes do Partido Democrático (PD) ... Read more »

Tratamento precoce pode conter alergia ao amendoim em crianças

© Vladislav Nikonov – Unsplash Habituar as crianças alérgicas ao amendoim a esta leguminosa, de forma gradual e precoce, pode ajudar o sistema imunológico destas e superar um problema potencialmente ... Read more »

Como Fazer Calçada de Jardim em 7 Etapas Fáceis

© homify / Pedro Miguel Nunes Passo 2: saber a profundidade antes de cavar A profundidade que terá de cavar será parcialmente determinada pela quantidade de camadas que deseja fazer. ... Read more »

Coronavirus in Deutschland: Sieben-Tage-Inzidenz steigt auf 772,7

Zwei Tage vor der Bund-Länder-Runde zur Coronalage hat das Robert Koch-Institut 135.461 Neuinfektionen registriert. Die Sieben-Tage-Inzidenz hat einen neuen Höchstwert erreicht. © Robert Michael / dpa Der Inzidenzwert bei den Coronaneuinfektionen ... Read more »

10 Dicas Fáceis Para Acrescentar Valor à sua Casa para Venda

1 – Pequenas reparações e um pintura nova A vida numa casa acaba por deixar algumas pequenas mazelas. Rachaduras nas paredes, azulejos partidos, tinta lascada, amolgadelas de embates de móveis ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic