Angola pode falhar Jogos Olímpicos de Paris

angola pode falhar jogos olímpicos de paris

Angola pode falhar Jogos Olímpicos de Paris

Angola arrisca-se a ficar de fora de todas as competições desportivas internacionais, devido à suspensão da Agência Mundial Antidopagem (Wada). Em causa, o incumprimento dos prazos para a conformação da lei desportiva angolana com a dos estatutos organização internacional. Entretanto, o governo já trabalha para reverter este quadro, tendo em conta os jogos africanos De Acra, Gana, assim como Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, França.

Segundo um documento a que a RFI teve acesso, em Setembro do ano passado, a Agência Mundial Antidopagem (Wada) notificou o Comité Olímpico Angolano (Coa) para harmonizar, até Janeiro deste ano, a lei desportiva à Convenção Internacional contra Dopagem.

Esgotado o prazo, Luanda não cumpriu com a moratória e nem contestou a suspensão da Agência Mundial de Antidopagem, mas aprovou, há dias, na especialidade, a proposta de Lei sobre Antidopagem no Desporto em Angola, para corrigir a situação.

O presidente do Coa, Comité Olímpico Angolano, Gustavo da Conceição, espera que os deputados aprovem, em definitivo, o diploma para estar em conformidade com as orientações da Agência Mundial de Antidopagem.

“WADA deu-nos uma moratória que terminou no dia 13 (Janeiro), à meia-noite. Agora, contamos que os senhores deputados possam, o mais depressa possível, aprovar a lei, para que, o mais cedo possível, nós possamos submeter a lei à conformidade da WADA”, advertiu o líder associativo.

E, a secretária de Estado dos Desportos do Ministério da Juventude e desportos, Teresa Ulundu, esclarece que a suspensão da Agência Mundial de Antidopagem pode beliscar a participação do país nos próximos compromissos desportivos internacionais.

“Sob pena de não honrarmos os nossos compromissos internacionais, sob pena de não participarmos nos jogos olímpicos, jogos pan-africanos, jogos paralímpicos, de não continuar a lutar apuramento da nossa selecção nacional de futebol para o CAN de Marrocos 2025, sob de não continuarmos a lutar para participação do campeonato do mundo”, descreveu a governante.

A nota da Agência Mundial de Antidopagem, enviada ao Comité Olímpico Angolano, tornado público, este sábado, dá conta de que a Angola perdeu os privilégios até à reintegração e os representantes serão inelegíveis para ocupar cargos, desempenhar qualquer função como membro do conselho ou do comité do organismo.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World