Câmara de Lisboa não irá autorizar a manifestação da extrema-direita no Martim Moniz

Autarquia confirma ao Expresso que a marcha neonazi não se vai realizar depois de receber o relatório da PSP que alertava para um cenário de insegurança

câmara de lisboa não irá autorizar a manifestação da extrema-direita no martim moniz

Câmara de Lisboa não irá autorizar a manifestação da extrema-direita no Martim Moniz

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) não irá autorizar a manifestação marcada para o próximo dia 3 de fevereiro e que tinha previsto percorrer diversas ruas da Mouraria. A informação foi avançada ao Expresso por fonte oficial da CML.

“O parecer da PSP é claro ao salientar um elevado risco de perturbação grave e efetiva da ordem e da tranquilidade pública”, refere esta fonte ao Expresso.

Esta sexta-feira, o Expresso já tinha avançado que o relatório da PSP alertava para um cenário de insegurança pública. A PSP enviou esta sexta-feira o documento para a Câmara Municipal de Lisboa sobre a manifestação extremista “contra a Islamização da Europa”, organizada por um grupo de extrema-direita e que está marcada para 3 de fevereiro nas ruas do Martim Moniz e da Mouraria.

O Expresso sabe que, nesse documento, as autoridades policiais expressam uma grande preocupação sobre o evento, considerando-o de risco elevado e que podem colocar em causa a segurança da população local, já que existe uma grande percentagem de imigrantes ali a residir e a trabalhar.

A PSP tem também receio de possíveis confrontos, dias depois de ter sido anunciada outra manifestação, esta no Largo do Intendente, por grupos anti-racistas, tal como o Expresso já noticiou.

De acordo com fontes próximas do processo, a PSP defende que não deveria ser autorizada a realização da manifestação e da marcha extremista pelas ruas do Benformoso, da Palma e do Largo do Chafariz, no Intendente.

PSP LEMBRA UM DECRETO-LEI E UM PARECER DA PGR PARA NÃO DAR LUZ VERDE À MARCHA

As autoridades baseiam-se no decreto-lei 406/74 sobre o direito à reunião para não dar luz verde à marcha ultra-nacionalista: “As autoridades só poderão interromper a realização de reuniões, comícios, manifestações ou desfiles realizados em lugares públicos ou abertos ao público quando forem afastados da sua finalidade pela prática de atos contrários à lei ou à moral ou que perturbem grave e efetivamente a ordem e a tranquilidade públicas, o livre exercício dos direitos das pessoas”, refere esse decreto/lei.

A PSP usa ainda como argumento um parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral de 2021, sobre os poderes dos presidentes das câmaras das capitais de distrito para agirem quando está em causa a segurança pública.

Em caso de a autarquia lisboeta decidir não abortar o evento, a PSP defende que aquela marcha tenha outros moldes, eventualmente num outro local da cidade. No entanto, sem especificar para já qualquer outro pormenor, nem alternativas.

null

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World