Não confunda! Esta é a diferença entre um modem e um router!

não confunda! esta é a diferença entre um modem e um router!

Embora, por vezes, utilizemos o modem e o router como sinónimos quando falamos do hardware da nossa Internet doméstica, estes dois dispositivos não são a mesma coisa. De facto, as suas funções são muito diferentes. Assim entre Modem e Router qual é a diferença? Não confunda! Esta é a diferença entre um modem e um […]

Embora, por vezes, utilizemos o modem e o router como sinónimos quando falamos do hardware da nossa Internet doméstica, estes dois dispositivos não são a mesma coisa. De facto, as suas funções são muito diferentes. Assim entre Modem e Router qual é a diferença?

Não confunda! Esta é a diferença entre um modem e um router!

A diferença essencial entre um modem e um router é o seu papel quando se trata de o ligar à Internet. Enquanto um modem é a ponte entre a sua casa e a Internet (fornecida pelo seu ISP), um router é responsável pela criação da sua rede local dentro de casa.

Outra diferença entre um modem e um router é que um modem tem um único endereço IP público. No entanto, um router atribui uma variedade de endereços IP locais para comunicação dentro da rede.

não confunda! esta é a diferença entre um modem e um router!

Não faça isto se quer ter uma Internet sem fios mais rápida em casa!

Depois, há a necessidade que cada dispositivo desempenha quando se trata de ligar à Internet. Seja como for, é necessário um modem para ligar à Internet. É por isso que os pequenos modems são incorporados em dispositivos como os smartphones.

Sem um router, um modem pode continuar a ligar-se à Internet. O mesmo não acontece com o inverso. Além disso, um modem é utilizado apenas para ligar à Internet, enquanto um router pode tecnicamente ser utilizado sem Internet para criar uma rede doméstica entre dispositivos.

O que é um modem?

Um modem converte os sinais de entrada e de saída entre um ISP e a casa ou o local de trabalho de um utilizador. A função do modem consiste em converter estes sinais em formatos compatíveis, o que permite a transmissão dos dados necessários para a ligação à Internet.

O processo de conversão envolve a modulação e desmodulação de sinais.

Um ISP envia dados utilizando uma variedade de sinais (rádio, elétrico, satélite, etc.), enquanto os computadores e dispositivos electrónicos utilizam sinais digitais. Isto significa que o modem é necessário para essencialmente traduzir e converter os sinais. Isto permite que estes dois pontos finais comuniquem.

não confunda! esta é a diferença entre um modem e um router!

atrasam o router Wi-Fi, roubar Wi-Fi, router wi-fi coisas perigosas

Dependendo do tipo de ligação à Internet, o tipo de modem necessário varia. Por exemplo, para a Internet por cabo, é necessário um modem por cabo. Entretanto, a Internet LTE requer um modem LTE e a Internet DSL requer um modem DSL.

No entanto, independentemente do tipo de modem, o objetivo principal continua a ser o mesmo. Sem um modem, o seu computador ou telefone não poderia enviar e receber os dados necessários para se ligar ao seu serviço de Internet. O hardware estabelece e mantém a ligação à Internet.

O que é um router?

Um router cria uma rede local de dispositivos, permitindo que estes enviem dados para o modem e entre si. Tecnicamente, não seria necessário um router se quisesse ligar apenas um dispositivo à Internet. No entanto, a maioria das casas modernas tem vários dispositivos que utilizam a Internet, como smartphones, tablets e vários PCs.

Para que estes dispositivos transmitam dados sem problemas dentro da sua rede local, é necessário um router. O router encaminha os dados e o tráfego entre os dispositivos (daí o seu nome).

não confunda! esta é a diferença entre um modem e um router!

mudar o canal Wi-Fi, diferença entre modem e router

O router faz isso atribuindo endereços IP locais a cada dispositivo, para que os dados acabem no sítio certo. Caso contrário, os mesmos dados iriam para todos os dispositivos da rede.

Os routers modernos incluem um switch e um hub integrados, fornecendo as portas necessárias para que cada um dos seus dispositivos tenha uma ligação ininterrupta à Web. Os hubs e switches também estão disponíveis como dispositivos autónomos – mas estes destinam-se normalmente ao local de trabalho, onde muitos mais utilizadores ou dispositivos necessitam de se ligar à rede.

Tecnicamente, os routers também podem funcionar sem Internet se apenas pretender partilhar ficheiros entre os dispositivos locais. Isto significa que pode utilizar um router sem modem para partilhar ficheiros do seu PC para a impressora ou para enviar ficheiros entre dois computadores na mesma rede local. No entanto, o router tem de se ligar ao modem para fornecer acesso à Internet.

não confunda! esta é a diferença entre um modem e um router!

diferença entre modem e router

Combinações entre os dois

Atualmente, a linha entre modems e routers tornou-se tão ténue na mente dos consumidores por uma razão. Afinal de contas, muitos fabricantes vendem dispositivos combinados de modem/router. Estes vêm com um modem e um router integrados numa única peça de hardware. Os gateways residenciais são frequentemente fornecidos pelos ISPs aos clientes e funcionam como um único dispositivo com funcionalidade de modem e router.

Com o avanço da tecnologia, estes dispositivos combinados tornaram-se cada vez mais comuns. Muitos lares modernos utilizam um modem e um router combinados. Entretanto, os pequenos modems móveis ou portáteis também combinam ambas as tecnologias num único dispositivo.

não confunda! esta é a diferença entre um modem e um router!

diferença entre modem e router

No entanto, é importante compreender a distinção entre modems e routers, uma vez que estes ainda são frequentemente vendidos como dispositivos autónomos. Não é aconselhável comprar um quando se precisa do outro. Além disso, pode ser mais barato comprá-los como dispositivos autónomos quando se trata de atualizar aspectos específicos da sua rede doméstica de Internet ou de substituir modems e routers antigos.

E quanto aos routers e modems 5G?

Tal como acontece com qualquer outro tipo de ligação à Internet, precisará de um modem compatível para se ligar à Internet 5G. Os smartphones e tablets compatíveis com 5G têm estes modems incorporados. Mas quem quiser utilizar uma ligação 5G em casa precisará de um modem 5G. Estes já estão disponíveis, juntamente com combinações de modem-router 5G, nos ISP 5G e em alguns retalhistas.

Os routers mais antigos devem continuar a funcionar com modems 5G. Mas pode querer atualizar o seu router para tirar partido da velocidade total do 5G. Os routers de banda única mais lentos podem criar um estrangulamento para uma ligação rápida à Internet 5G.

No entanto, isto dependerá em grande medida do seu plano de Internet e da velocidade real da sua ligação 5G.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World