Tropas ucranianas recuaram apenas alguns metros em Adviivka, diz conselheiro Zelensky

tropas ucranianas recuaram apenas alguns metros em adviivka, diz conselheiro zelensky

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak desvalorizou hoje a retirada das forças de Kiev em Avdiivka, na província de Donetsk, salientando que as unidades recuaram apenas escassos metros e que, no teatro de operações, “tudo continua igual”.

Em entrevista à agência Lusa, o assessor e conselheiro do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que a decisão em relação a Avdiivka destinou-se “apenas a evitar que os homens fossem cercados” e que a retirada foi curta: “Literalmente cem metros ou duzentos metros de distância. Por outras palavras, tudo continua igual”.

“Operacionalmente, foram tomadas decisões táticas sobre Avdiivka e em relação a outras linhas de defesa apenas para evitar que a Rússia cerque uma parte das nossas Forças Armadas – e também em termos da continuação dos combates no setor de Donetsk [leste da Ucrânia] -, que está quase no mesmo lugar e vai continuar”, destacou o conselheiro presidencial, na entrevista à Lusa, que será divulgada na íntegra no domingo.

Mykhailo Podolyak assinalou que a Rússia procura tomar a pequena cidade (32 mil habitantes antes da guerra) há cerca do oito meses, usando nesse período “uma enorme quantidade de recursos de reserva”, e que, apesar disso perdeu milhares de soldados e centenas de equipamentos militares “sem avançar nem capturar um único assentamento no setor de Donetsk durante todo um ano de hostilidades”.

Na sua campanha militar, as forças russas, segundo o assessor da Presidência ucraniana, recorrem a um grande número de efetivos, que se limita a praticar “destruição total” em Avdiivka, bem como em qualquer outro assentamento em Donetsk.

“É muito importante que os nossos parceiros compreendam que a Rússia não luta de forma criativa, não luta com tecnologia. Luta com números, não valoriza a vida humana, e, por isso, enfatizo mais uma vez que milhares de pessoas estão simplesmente a morrer”, declarou Podolyak, alertando que travar as tropas invasoras não só atinge o seu potencial de mobilização como previne mais destruição.

O conselheiro de Zelenky disse que a situação no terreno está a ser “controlada inteiramente pelo Estado-Maior, através de decisões operacionais e técnicas adequadas”, que permitem “gerir eficazmente o sistema de defesa”.

Nesse sentido, observou, “nada de significativo está a acontecer nesta área e as ações defensivas tomadas nos últimos dois dias continuam”.

O Exército ucraniano retirou-se da cidade de Avdiivka (leste), onde a situação se deteriorou consideravelmente nos últimos dias, anunciou o general ucraniano que comanda este setor.

“De acordo com a ordem recebida, retirámo-nos de Avdiivka para posições preparadas com antecedência”, escreveu Oleksandre Tarnavsky, na sexta-feira à noite, na plataforma Telegram.

“Numa situação em que o inimigo está a avançar sobre os cadáveres dos próprios soldados e tem dez vezes mais obuses (…) esta é a única decisão correta”, disse o general Tarnavsky.

As forças ucranianas evitaram assim ficar cercadas perto desta cidade industrial largamente destruída, indicou.

Esta foi a primeira grande decisão tomada pelo novo comandante das Forças Armadas ucranianas, Oleksandre Syrsky, depois de ter sido nomeado a 08 de fevereiro, em substituição do popular general Valerii Zaluzhnyi, e foi justificada pelo imperativo “de preservar” a vida dos soldados.

“Decidi retirar as nossas unidades da cidade e passar a defender em linhas mais favoráveis”, escreveu Oleksandre Syrsky na rede social Facebook.

Para Volodymyr Zelensky, a retirada do exército ucraniano da cidade Avdiivka foi uma “decisão justa” para “salvar o maior número de vidas possível”.

Discursando na Conferência de Segurança de Munique, no sul da Alemanha, o Presidente ucraniano disse que as ações das tropas do seu país na linha da frente são limitadas apenas pela falta de munições e mísseis de longo alcance do Ocidente, permitindo à Rússia adaptar-se à situação no campo de batalha.

Nos últimos meses, Avdiivka tornou-se num dos pontos mais quentes da guerra na Ucrânia, iniciada com a invasão das forças de Moscovo em 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e “desnazificar” o país vizinho.

A guerra na Ucrânia, que desde a sua independência em 1991, se tem aproximado do Ocidente, já provocou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados, mas não conheceu avanços significativos no teatro de operações nos últimos meses, mantendo-se os dois beligerantes irredutíveis nas suas posições territoriais e sem abertura para cedências negociais.

As últimas semanas foram marcadas por ataques aéreos em grande escala da Rússia contra cidades e infraestruturas ucranianas, enquanto as forças de Kiev têm visado alvos em território russo e na península anexada da Crimeia.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World