Francisco George recomenda vacinar crianças contra Covid-19, se eficácia for comprovada

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a Covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George.

A vacinação das crianças está a ser a discutida e analisada, tendo a Pfizer já anunciado que a sua vacina contra a Covid-19 é eficaz em crianças dos 5 aos 11 anos e que vai requerer autorização nos EUA para este grupo em breve.

Em entrevista à Lusa, o ex-diretor-geral da Saúde Francisco George não vê entraves na vacinação deste grupo etário, desde que as vacinas “tenham uma base de comprovação científica, da sua segurança e do resultado positivo”.

“Se as coortes estudadas por epidemiologistas perceberem que as crianças são fontes de transmissão do vírus, da infeção, e que precisam de ser protegidas, e se tivermos a certeza da segurança da vacina, não vejo porque não”, diz em entrevista à agência Lusa na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, instituição a que preside, no Palácio da Rocha do Conde D’Óbidos, em Lisboa.

Em Portugal, as crianças são vacinadas desde a nascença até à entrada no ensino secundário, observa o médico que durante 12 anos foi diretor-geral da Saúde, cargo que deixou em 20 de outubro de 2017, na véspera de completar 70 anos, pondo fim a uma carreira de 44 anos ao serviço da Função Pública.

Então, questiona: “Se há reforço para as outras vacinas, e se há vacinação de crianças com menos de cinco anos para outras doenças, porque é que não há de haver também para estas?”.

Quanto à terceira dose da vacina, defende que a sua necessidade é ditada pelo nível de anticorpos produzidos pelas vacinas anteriores e que a decisão terá de ser tomada com base científica. “Não são as opiniões, sobretudo de comentadores, que devem ser ouvidas em termos dos comentários que formulam, que são livres, que são justos, que são legítimos, mas não tem base científica”, declara.

Portanto, sustenta, “não há aqui nenhuma opinião a não ser aquela que é baseada na demonstração de que o número de doses anteriores [da vacina] tenha protegido o cidadão, a sua família, a comunidade, através da medição em laboratório dos anticorpos que circulam no soro”.

Entre 1980 e 1991, Francisco George esteve na Organização Mundial da Saúde e em 1990 desempenhou as funções de epidemiologista do Programa Mundial de Luta Contra a Sida como coordenador para a África Austral.

Desde então lidou com outras crises epidémicas, como a SARS – Síndrome Respiratória Aguda Severa, em 2003, a infeção respiratória do Médio Oriente, dez anos depois, e agora com o coronavírus SARS-CoV-2, uma “doença nova” que surgiu na China no final de 2019.

Francisco George fala com entusiasmo da atual pandemia pelas medidas tomadas para a combater, mas sobretudo da vacina: “É extraordinária. Ao contrário de outras, é uma vacina inteligente” e “é absolutamente seguro ser vacinado”. “É espantoso como a evolução científica, com base nos conhecimentos recentes da biologia molecular, foi agora adaptada ao fabrico com sucesso destas vacinas”, em que é inoculada uma proteína mensageira do vírus, em vez do vírus morto ou atenuado, diz com eloquência.

Considera também “absolutamente único” a desinfeção com um álcool-gel que “não é abrasivo e protege as mãos”. “Nunca mais vamos deixar de ter a higiene das mãos em conta”, diz, destacando os benefícios desta medida, a par com o uso da máscara, na diminuição da frequência de “muitas outras doenças” como a gripe.

À pergunta se a população deve usar máscara na rua no outono/inverno, responde rapidamente que “só traz benefícios”. E se esta medida deve voltar a ser obrigatória nos períodos de maior atividade gripal, a resposta vem em jeito de pergunta: “Mas porque não? qual é o problema?”. “É socialmente aceite se for caso disso, não vejo nenhuma preocupação”, refere, e pode ser até usada de forma espontânea pela população.

Voltando à vacina contra a Covid-19 e se esta devia ser obrigatória, Francisco George afirma que não, mas reitera o apelo deixado na sua última intervenção enquanto diretor-geral de Saúde, para que se altere a Constituição de 1976, que apenas prevê o internamento compulsivo de portadores de anomalia psíquica.

“Eu não estou a defender a obrigatoriedade da vacina, estou a defender que, por exemplo, um doente que tenha ébola não possa sair do hospital e entrar no metropolitano. Isso é que eu defendo”, justifica.

O objetivo é que “não haja diferença entre anomalia psíquica e doença contagiosa” e, para isso, “a Constituição pode e deve ser mudada para ir ao encontro dos interesses da saúde pública, defende, frisando que este “é um tema urgente que não pode ser ignorado”.

“É necessário criar princípios inteligentes, mais flexíveis, que não tornem difícil a prevenção e o controle dos problemas em saúde pública”, evitando-se assim estar a decretar-se “sucessivamente estados de emergência” como aconteceu com a Covid-19.

Mundo falhou na preparação de pandemias

O mundo falhou na preparação de pandemias como a Covid-19, ainda que alertado por outras doenças emergentes desde há 40 anos, alerta também o médico de saúde pública Francisco George.

Francisco George acha estranho que não se tivesse admitido que podiam surgir novas doenças e não houvesse uma preparação para elas, à luz de outros coronavirus neste século (Sars logo no início do século e depois, em 2012, o Mers). Mas Francisco George vai mais atrás, recua a 1980, lembra o aparecimento da sida, também uma doença que até então não existia.

“O que é estranho neste processo é que muitos governos, muitos governantes, muitos médicos, muitos cidadãos, não tenham compreendido o fenómeno de 1980 com o aparecimento de um novo vírus, de uma nova doença que até então não tinha existido”, diz.

]]>

Internet Explorer Channel Network
News Related

OTHER NEWS

A magia que se esconde na arte e nos aromas de uma marca elogiada por Oprah Winfrey

Sabia que a Ach. Brito acompanhou a evolução dos tempos e criou uma imagem gráfica na monarquia, que adaptou depois à era republicana? © SIC Notícias ► Veja AQUI em ... Read more »

Paulo Portas: "Pode haver uma tentação de Costa de ter eleições antecipadas"

© TVI24 Paulo Portas: “Pode haver uma tentação de Costa de ter eleições antecipadas” A aprovação, ou não, do Orçamento do Estado para 2022 foi um dos temas principais do ... Read more »

"Não sei bem se é minha amiga, se é minha mãe ou se minha irmã"

Inês Herédia dedicou uma carinhosa mensagem a Rita Ferro Rodrigues. © Instagram Inês Herédia dedicou uma carinhosa mensagem a Rita Ferro Rodrigues. O dia de aniversário de Rita Ferro Rodrigues ... Read more »

Rafael é o novo líder da casa!

© TVI Rafael é o novo líder da casa! Joana foi eleita pelo público para escolher os concorrentes para a prova do líder. Ricardo, Rui Pinheiro, Rafael, Aurora, João foram ... Read more »

José Maria Neves eleito Presidente da República de Cabo Verde à primeira volta

© TVI24 José Maria Neves eleito Presidente da República de Cabo Verde à primeira volta O antigo primeiro-ministro cabo-verdiano José Maria Neves foi hoje eleito, à primeira volta, o quinto ... Read more »

Treinadores de equipas do Montijo e Setúbal com visões diferentes da atuação policial

PSP efetuou disparos para o ar devido a desacatos no final do jogo. © SIC Notícias Os treinadores de Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B apresentaram este domingo ... Read more »

Brasil consigue inmunizar al 50 % de su población en el día de menos muertes

Recife (Brasil), 17 oct (EFE).- Brasil consiguió este domingo inmunizar al 50 % de la población con 2 dosis o aplicación única contra la covid-19, en el día de menos ... Read more »

Senado de Brasil aplaza debate de informe sobre el covid que involucra a Bolsonaro

© EVARISTO SA Renan Calheiros, relator de la Comisión Investigadora del Senado (CPI) sobre presuntas omisiones del gobierno de Jair Bolsonaro en la lucha contra la pandemia en Brasil El ... Read more »

Brasil registra 130 mortes por covid-19 e 5,7 mil casos em 24 horas

O Brasil registrou 5.738 casos de covid-19 e 130 mortes causadas pela doença em 24 horas, segundo o boletim da situação epidemiológica divulgado hoje (17) pelo Ministério da Saúde. © ... Read more »

Daniel Ramos estreia-se com empate no Al Faisaly

© Maisfutebol Daniel Ramos estreia-se com empate no Al Faisaly Daniel Ramos estreou-se com um nulo no comando do Al Faisaly. A equipa orientada pelo técnico português empatou sem golos ... Read more »

NSW records 265 new cases of Covid-19

NSW has recorded another 265 new cases of locally transmitted Covid-19. Another case was acquired overseas, meaning 266 infections were reported in total in the 24 hours to 8pm on ... Read more »

Victoria records 1903 new local Covid-19 cases

Victoria has recorded 1903 new locally acquired cases of Covid-19 on Monday as the state prepares to emerge from lockdown later this week. The Department of Health confirmed seven more ... Read more »

Maori resort to crowdfunding COVID-19 vax

Maori in New Zealand's Tairawhiti region have resorted to online fundraising to vaccinate their community against COVID-19, embarrassing Jacinda Ardern's government. The Tairawhiti, found around North Island's remote east cape, ... Read more »

AO MINUTO: Desnutrição aumenta no Pacífico; Cães não transmitem doença

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19. © Getty Images Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19. As pessoas que tiveram Covid-19 ... Read more »

Repórter deixa ESPN após se recusar a tomar vacina da Covid-19

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – A repórter Allison Williams anunciou que está deixando a ESPN americana depois de ter comunicado à empresa que não se vacinará contra a Covid-19. Em ... Read more »

Luís Freire: «É um Rio Ave que ainda está a crescer»

© Maisfutebol Luís Freire: «É um Rio Ave que ainda está a crescer» Luís Freire, treinador do Rio Ave, comentou desta forma a vitória da sua equipa frente ao Boavista, ... Read more »

Veretout desperdiça penalti e AS Roma de Mourinho perde (VÍDEO)

© Elson Correia mourinho_roma_5 A AS Roma de José Mourinho perdeu em Turim com a Juventus por 1-0, em jogo a contar para a 8ª jornada da Serie A. Veja ... Read more »

João Pedro Sousa: «Estamos em tremendas dificuldades»

© Maisfutebol João Pedro Sousa: «Estamos em tremendas dificuldades» João Pedro Sousa, treinador do Boavista, comentou desta forma a derrota da sua equipa frente ao Rio Ave, em Vila do ... Read more »

Um jovem brilha, um mal-amado marca e a crise acalma em Barcelona

© Getty / Soccrates Images Um jovem brilha, um mal-amado marca e a crise acalma em Barcelona Ainda não se pode considerar um pontapé na crise, mas o Barcelona acabou, ... Read more »

Chicago Sky batem as Phoenix Mercury e são as novas campeãs da WNBA!

© Getty / Stacy Revere Chicago Sky batem as Phoenix Mercury e são as novas campeãs da WNBA! As Chicago Sky, lideradas pela experiente Candace Parker, venceram, este domingo, as ... Read more »

Repórter deixa a ESPN por recusar vacina contra Covid-19: 'Não sou alinhada com isso'

Repórter da ESPN norte-americana, Alisson Williams não faz mais parte da emissora devido à obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19. Em suas redes sociais, a jornalista informou que não deseja ... Read more »

Uruguay suma 141 casos nuevos por covid-19 y dos fallecimientos

© Proporcionado por Agencia EFE Montevideo, 17 oct (EFE).- Uruguay registró este domingo 141 casos nuevos de covid-19 y dos fallecidos a causa de esta enfermedad, según el informe diario ... Read more »

VÍDEO: adeptos invadem relvado e envolvem-se em cenas de pancadaria

© Maisfutebol VÍDEO: adeptos invadem relvado e envolvem-se em cenas de pancadaria Cenas lamentáveis aconteceram no duelo entre o Spartak Trnava e o Slovan Bratislava, da 11.ª jornada da Liga ... Read more »

Covid-19. Brasil regista mais 130 mortes e 5.738 novos casos

Desde o início da pandemia, o país contabilizou 603.282 vítimas mortais e 21.644.464 infeções. © Buda Mendes/Getty Images Desde o início da pandemia, o país contabilizou 603.282 vítimas mortais e ... Read more »

Filha de Joana Diniz faz as primeiras tranças no cabelo. Eis o resultado

A pequena Valentina tem dois anos. © Instagram A pequena Valentina tem dois anos. Aos dois anos, a pequena Valentina, filha de Joana Diniz, fez as suas primeiras tranças no ... Read more »

Brasil tem 130 mortes por covid-19 em 24 horas

País soma 603 mil óbitos ligados ao coronavírus. Autoridades estaduais confirmam ainda 5.738 novos casos, e total de infectados vai a 21,64 milhões. © Alexandre Schneider/Getty Images Provided by Deutsche ... Read more »

PSP deteve três homens e apreendeu droga, armas e dinheiro em Elvas

© TVI24 PSP deteve três homens e apreendeu droga, armas e dinheiro em Elvas A PSP deteve hoje três homens, em Elvas, no distrito de Portalegre, por suspeitas de tráfico ... Read more »

Judoca Anri Egutidze conquista medalha de bronze no Grand Slam de Paris

Ao vencer no combate para o terceiro lugar o japonês Sanshiro Murao. © CHRISTOPHE PETIT TESSON O judoca português Anri Egutidze conquistou este domingo a medalha de bronze do Grand ... Read more »

Coronavirus en Argentina: reportaron tres muertos y 400 casos nuevos

© José Hernandez La tendencia de disminución de casos continúa por 20 semana consecutiva. Fotografía José Gabriel Hernández Argentina registró este domingo 400 nuevos casos de la covid-19, con lo ... Read more »

Equipa da I Liga goleada e afastada da Taça por equipa da II Liga

© Elson Correia rio_ave_boavista O Rio Ave, da II Liga, venceu este domingo o Boavista, da I Liga, por 4-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, com ... Read more »

Débora sobre Ana Morina: «Ela está a tratar-me abaixo de cão»

© TVI Débora sobre Ana Morina: «Ela está a tratar-me abaixo de cão» No «Big Brother 2021», o nome Morina continua na boca dos residentes da casa da Malveira. Bruno contou a ... Read more »

Aplazan en Brasil un informe parlamentario sobre gestión de la pandemia de Bolsonaro

© EVARISTO SA Renan Calheiros, relator de la Comisión Investigadora del Senado (CPI) sobre presuntas omisiones del gobierno de Jair Bolsonaro en la lucha contra la pandemia en Brasil El ... Read more »

Aucklanders fume at COVID lockdown party

An illegal lockdown party has infuriated Aucklanders ahead of a crunch cabinet meeting to decide New Zealand's future direction on COVID-19. Dozens of young people broke lockdown rules to gather ... Read more »

Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico chega ao Porto no dia 22

Estão confirmadas as apresentações do Kia EV6, do Mercedes EQS, do Nissan Ariya e do novo Toyota Mirai. Realce ainda para o Mustang Mach-e, que vai ocupar um lugar de ... Read more »

AO MINUTO: Egito quer funcionários vacinados; Cães não transmitem doença

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19. © Getty Images Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19. As pessoas que tiveram Covid-19 ... Read more »

VÍDEO: a palestra emotiva que inspirou o triunfo do Osasuna

© Maisfutebol VÍDEO: a palestra emotiva que inspirou o triunfo do Osasuna No verão de 2020, Juan Carlos Unzué foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica e abandonou os bancos. Não perdeu, ... Read more »

VÍDEO: a homenagem a Serifo no regresso ao estádio do Leça

© Maisfutebol VÍDEO: a homenagem a Serifo no regresso ao estádio do Leça O antigo futebolista guineense Serifo Cassamá, grande figura da história do futebol do Leça, voltou este domingo ... Read more »

Taça: Rio Ave-Boavista, 4-0 (crónica)

© Maisfutebol Taça: Rio Ave-Boavista, 4-0 (crónica) Ao contrário do que a urgência dos nossos dias sugere, o futebol não é o momento e o presente não é indicativo. Trocando ... Read more »

Escritora Dulce Maria Cardoso critica excessos no "policiamento da linguagem"

© TVI24 Escritora Dulce Maria Cardoso critica excessos no “policiamento da linguagem” A escritora Dulce Maria Cardoso alertou em Óbidos para a curta distância entre o “politicamente correto” e o ... Read more »

Marcelo alerta para "problema enorme" de pobreza e apela à ação dos cristãos

© TVI24 Marcelo alerta para “problema enorme” de pobreza e apela à ação dos cristãos O Presidente da República alertou hoje para a pobreza em Portugal, qualificando-a como “um problema ... Read more »